Pela ordem durante a 189ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo pela votação imediata do projeto de anistia. Questionamento da exigência de passagem pelas comissões. Sugestão de realização de um esforço concentrado presencial na semana seguinte.

Autor
Izalci Lucas (PL - Partido Liberal/DF)
Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atividade Política, Atuação do Senado Federal, Direito Penal e Penitenciário, Processo Legislativo:
  • Apelo pela votação imediata do projeto de anistia. Questionamento da exigência de passagem pelas comissões. Sugestão de realização de um esforço concentrado presencial na semana seguinte.
Publicação
Publicação no DSF de 10/12/2025 - Página 32
Assuntos
Outros > Atividade Política
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Jurídico > Direito Penal e Penitenciário
Jurídico > Processo > Processo Legislativo
Indexação
  • DEFESA, URGENCIA, REALIZAÇÃO, SESSÃO DELIBERATIVA, PRESENÇA, SENADOR, PLENARIO, SENADO, VOTAÇÃO, PROJETO DE LEI, ANISTIA, PRESO, ATO, JANEIRO, OBJETIVO, LIBERAÇÃO, PRISÃO, PERIODO, ANO CIVIL.

    O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - DF. Pela ordem.) – Presidente, o apelo que eu faço... Porque se fosse uma exceção, mas acontece que nós já votamos aqui centenas de projetos que chegam da Câmara e, em dez minutos, meia hora, a gente está votando aqui. Então, não tem sentido. Se fosse a primeira vez que se estivesse pedindo isso... A não ser que seja regra daqui para a frente: "Olha, não se vota mais nada aqui sem passar pelas Comissões, com antecedência e tal". Aí, tudo bem. Mas, neste caso, se for especificamente esse caso, é muito ruim, porque, de fato, isso não vai beneficiar nem general, nem militares, nem o Presidente da República; são aquelas pessoas, como disse o Senador Girão, como o pipoqueiro que tem lá preso, pessoas que foram condenadas sem quebrar nada, sem fazer nada, estavam aqui por acaso e entraram como boiada, efeito manada. Então, esse é o apelo que eu faço.

    E um dia na prisão faz diferença – será que as pessoas não entendem isso? –, ainda mais em véspera de Natal.

    Então, é o apelo que eu faço: que a gente possa votar ou que se faça um esforço concentrado para a gente fazer no presencial semana que vem.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/12/2025 - Página 32