Pela ordem durante a 189ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa do cumprimento dos acordos firmados no Colégio de Líderes. Reafirmação a legitimidade do rito regimental, destacando que a matéria pode ser levada diretamente ao Plenário caso haja o apoio de 27 senadores.

Autor
Dr. Hiran (PP - Progressistas/RR)
Nome completo: Hiran Manuel Gonçalves da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atividade Política, Atuação do Senado Federal, Direito Penal e Penitenciário, Processo Legislativo:
  • Defesa do cumprimento dos acordos firmados no Colégio de Líderes. Reafirmação a legitimidade do rito regimental, destacando que a matéria pode ser levada diretamente ao Plenário caso haja o apoio de 27 senadores.
Publicação
Publicação no DSF de 10/12/2025 - Página 33
Assuntos
Outros > Atividade Política
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Jurídico > Direito Penal e Penitenciário
Jurídico > Processo > Processo Legislativo
Indexação
  • DEFESA, CUMPRIMENTO, ACORDO, GRUPO, LIDER, PARTIDO POLITICO, SENADO, POSSIBILIDADE, VOTAÇÃO, PROJETO DE LEI, DESNECESSIDADE, ANTERIORIDADE, ENCAMINHAMENTO, PROJETO, Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

    O SR. DR. HIRAN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - RR. Pela ordem.) – Presidente Davi, Sras. e Srs. Senadores, eu queria primeiramente deixar muito claro que fere um pouco a minha inteligência e também a minha idade, o meu conhecimento de vida, dizer que houve uma tentativa de golpe de Estado no país. Eu, que vivi lá em 64, quando eu vi um golpe de Estado... Aquilo, sim, é golpe de Estado. Isso aqui não, foi uma confusão, uma baderna, que eu acho que deve ser punida com rigor.

    Agora, Presidente, aquilo que o senhor acordou no Colégio de Líderes, porque sou Líder do bloco, o senhor está colocando aqui, e é nada mais, nada menos do que o que foi acordado muito claramente. E quero dizer para o meu querido colega Presidente da CCJ, meu querido amigo Otto Alencar, que o que o senhor está propondo é absolutamente regimental. Se essa matéria vier para cá e tiver 27 votos, ela pode vir aqui para o Plenário, e a gente delibera no Plenário, Presidente, não tem nenhum problema. Eu quero só enfatizar que houve uma conversa de V. Exa. de maneira muito clara, e acho que nós devemos...

(Intervenção fora do microfone.)

    O SR. DR. HIRAN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - RR) – Na hora em que chegar essa matéria aqui, que for votada lá, que a gente tiver conhecimento do teor dessa dosimetria, porque ninguém tem esse teor, a gente vai estar exercitando aqui... É um pouco de exercício de Mãe Dináh, porque ninguém sabe como é que ela vem, mas, ela vindo para cá, nós vamos deliberar com muito cuidado, com muita parcimônia,

    Eu tenho certeza de que, se 27 Senadores estiverem de acordo para trazer para cá, vem para cá e nós votamos aqui no Plenário.

    Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/12/2025 - Página 33