Discurso durante a 190ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogios à servidora do Senado Federal Malu Sigmaringa Seixas pela exposição de artes plásticas intitulada Olhares do Cerrado, com enfoque no seu talento e em sua resiliência.

Congratulações às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).

Autor
Zenaide Maia (PSD - Partido Social Democrático/RN)
Nome completo: Zenaide Maia Calado Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Cultura, Homenagem:
  • Elogios à servidora do Senado Federal Malu Sigmaringa Seixas pela exposição de artes plásticas intitulada Olhares do Cerrado, com enfoque no seu talento e em sua resiliência.
Homenagem, Pessoas com Deficiência:
  • Congratulações às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/2025 - Página 21
Assuntos
Política Social > Cultura
Honorífico > Homenagem
Política Social > Proteção Social > Pessoas com Deficiência
Indexação
  • HOMENAGEM, SERVIDOR PUBLICO CIVIL, SENADO, MULHER, JORNALISTA, ARTISTA, PESSOA COM DEFICIENCIA, EXPOSIÇÃO, NATUREZA ARTISTICA.
  • HOMENAGEM, ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE), DESTAQUE, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), ATUAÇÃO, PESSOA COM DEFICIENCIA, COMENTARIO, DESTINAÇÃO, EMENDA INDIVIDUAL, BENEFICIO, INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL.

    A SRA. ZENAIDE MAIA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - RN. Para discursar.) – Sr. Presidente, colegas Senadoras, colegas Senadores e todos que estão nos assistindo na TV Senado, Rádio Senado e Agência Senado, eu quero aqui, já que o assunto foi a Apae, que vai fazer 71 anos e que está com esses jogos olímpicos aqui em Brasília, que são de uma importância fundamental, parabenizar as APAEs – as do Rio Grande do Norte, que são várias, e a Senadora Zenaide tem emenda em todas –, porque elas têm um trabalho com as pessoas com deficiência, que tem décadas, como é mostrado, e que é de uma importância fundamental.

    Por isso que minha fala hoje, Presidente, é sobre Malu Sigmaringa Seixas, uma colega, funcionária aqui do Senado Federal, que está fazendo uma exposição de artes plásticas: Olhares desde o Cerrado. Vamos falar aqui sobre Malu, que hoje é uma pessoa com deficiência, uma cadeirante, e que dá um exemplo para o Brasil de resiliência e de coragem de reiniciar uma vida diferente da que ela viveu até hoje.

    Quero aqui, além de cumprimentar a todos, falar da abertura da exposição de artes plásticas Olhares desde o Cerrado, da jornalista e artista Malu Sigmaringa Seixas, no espaço Ivandro Cunha Lima, aqui neste Senado Federal, que vai até o dia 19. A vida é a arte dos encontros, e é uma alegria reencontrar, nesta ocasião especial, uma amiga querida, uma dedicada profissional com honrada e brilhante trajetória como servidora efetiva do Senado Federal.

    Malu, nós duas tivemos uma rica e duradoura parceria de trabalho. Essa mulher aguerrida ocupou a chefia de gabinete do nosso mandato aqui na Casa. Malu, como jornalista e observadora atenta e engajada sobre a realidade do nosso país, sempre marcou nossa equipe com sua capacidade de somar, de incluir qualidades e multiplicar resultados positivos.

    Hoje, temos o orgulho de conhecer e compartilhar uma outra face de Malu, a de artista aposentada, lidando de maneira inspiradora com as condições de saúde e de mobilidade. Vimos esta mulher se reinventar por meio das artes plásticas. O grande e belo talento que aflorou nos últimos anos é o trabalho apresentado ao Congresso Nacional por meio dessa exposição de artes plásticas. As pinturas oferecem algo, além de um olhar pessoal nosso, que somos fãs; as cores e as pinceladas desses quadros reforçam um panorama rico e diverso da criatividade feminina na arte e na cultura brasileira.

    Nunca é tarde para nada e a mulher pode estar onde quiser estar e superar todas as adversidades. Malu é exemplo disso, e não é de hoje, porque sempre defendeu a equidade de gênero e a acessibilidade democrática aos espaços públicos. Agora, junto conosco, neste novo passo como artista, ela dá o testemunho da importância e da necessidade de o país equilibrar essa balança, garantindo centralidade, em condições justas, para a produção artística feminina e masculina.

    Estivemos, as mulheres, ao longo da história, na maior parte dos quadros de museus, de coleções particulares e de galerias, mas como modelos, não como autoras. Entre os homens, a equação é oposta; só que o mundo está mudando – e ainda bem! Na prática, devemos não privilegiar, mas garantir os mesmos espaços para o ponto de vista das mulheres, com o intuito de valorizar a diversidade de vivências, olhares e experiências que atravessam o nosso cotidiano. Afinal, somos, as mulheres, maioria da população brasileira, somos donas da nossa história e não abrimos mão da nossa capacidade de intervenção na realidade.

    Portanto, esta exposição de Malu, que – tenho certeza – será sucedida por muitas e muitas, também cumpre exatamente este propósito: assegurar visibilidade para o trabalho de artistas mulheres que, com vocação e competência, elevam a nossa cultura. É uma exposição que fala de arte e da alma feminina, com olhares a partir do Cerrado, a partir de traços potentes que ressignificam a natureza do Centro-Oeste.

    A sensibilidade de Malu empresta novas leituras poéticas e críticas a marcas simbólicas do poder político nacional, poder este entranhado no solo, na atmosfera, no encontro de povos e no parque arquitetônico a céu aberto de Brasília.

    Senhoras e senhores, essa mostra é resultado de uma valiosa parceria com o Senado Federal. Agradeço pessoalmente a cada servidora e a cada servidor que se empenhou para que ela acontecesse, dedicando o seu trabalho em favor de uma causa nobre. Agradeço igualmente a todas e a todos que vieram prestigiar ou que ainda vêm prestigiar esse esforço de dar visibilidade a esta grande artista e apreciar as obras aqui expostas.

    É com enorme satisfação que já demos início a esta exposição Olhares desde o Cerrado; e a gente convida todos a olharem esta celebração jornalística da artista Malu, por meio de suas obras. Com este evento, desejamos que seu gesto seja mobilizador para outras pessoas redescobrirem ou darem vazão a talentos artísticos, seja nas pinturas, na literatura, no teatro, nos móveis ou nas esculturas.

    Boa visitação, portanto, para todos que puderem, colegas Senadores, colegas Senadoras e servidores, seja do Senado, seja da Câmara. Está aberta desde segunda-feira, dia 8, até o dia 19.

    Malu, muito obrigada por toda a dedicação amorosa e presente em nosso mandato. Desejo todo o sucesso do mundo para você, uma amiga que tem toda a nossa admiração!

    Sr. Presidente, pode parecer uma coisa simples, mas Malu é um exemplo do recomeçar. Jornalista, servidora pública daqui, com esse olhar diferenciado, perdeu a mobilidade, Malu, e teve que se aposentar dois anos depois, quando não conseguia, e resolveu se reinventar e começar uma outra, o que a gente sabe que não é fácil. Malu deixou a questão de estar triste ou outra coisa e disse: "Tenho que começar e vou começar".

    Eu diria que Malu é uma mulher de fé, e fé é aquilo que faz a gente insistir, persistir e nunca desistir de lutar por aquilo em que a gente acredita.

    Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/2025 - Página 21