Discurso durante a 190ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da posse de S. Exa. como Vice-Presidente da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos e de sua participação na instalação da Frente Parlamentar pela Integração Sul-Americana. Destaque para o encontro com Congressistas peruanos e defesa do estreitamento das relações Brasil-Peru através de investimentos logísticos em especial no Estado do Acre.

Autor
Sérgio Petecão (PSD - Partido Social Democrático/AC)
Nome completo: Sérgio de Oliveira Cunha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Comércio, Desenvolvimento Regional, Infraestrutura, Relações Internacionais, Transporte Terrestre:
  • Registro da posse de S. Exa. como Vice-Presidente da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos e de sua participação na instalação da Frente Parlamentar pela Integração Sul-Americana. Destaque para o encontro com Congressistas peruanos e defesa do estreitamento das relações Brasil-Peru através de investimentos logísticos em especial no Estado do Acre.
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/2025 - Página 30
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Indústria, Comércio e Serviços > Comércio
Economia e Desenvolvimento > Desenvolvimento Regional
Infraestrutura
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Relações Internacionais
Infraestrutura > Viação e Transportes > Transporte Terrestre
Indexação
  • REGISTRO, POSSE, ORADOR, VICE-PRESIDENTE, FRENTE PARLAMENTAR, PORTOS, AEROPORTO, ATUAÇÃO, REGIÃO NORTE, COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, INTEGRAÇÃO, AMERICA DO SUL, COORDENAÇÃO, DEPUTADO FEDERAL, MULHER, LIGAÇÃO, BRASIL, PERU, ESTADO DO ACRE (AC), RODOVIA, CRITICA, AUSENCIA, AÇÕES, INFRAESTRUTURA, HORARIO, FUNCIONAMENTO, ALFANDEGA, OBSERVAÇÃO, ACORDO INTERNACIONAL, TRANSPORTE DE CARGA, CHINA.

    O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AC. Para discursar.) – Sr. Presidente, quero aproveitar a oportunidade e dar boas-vindas para os nossos amigos lá do Goiás, lá do Rio Verde, acompanhados pelo nosso querido Senador Vanderlan, que é do nosso partido.

    O senhor chamou Vanderlei Cardoso, como é?

(Intervenção fora do microfone.)

    O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AC) – Depois ele consertou, né? Porque Vanderlei é um cantor, mas você é um encantador.

    Vanderlan, boas-vindas aos nossos irmãos lá do Rio Verde, a Vereadora, os Prefeitos, secretários. Sejam bem-vindos aqui ao nosso Senado.

    Quero fazer uma saudação aqui às nossas galerias. Estou vendo ali tantos homens e mulheres bonitos. Obrigado aí por estarem nos prestigiando nesta sessão de hoje. Sejam bem-vindos, está certo? A Casa é sua.

    Sr. Presidente, o que me traz à tribuna nesta tarde, noite de hoje, é que hoje eu tive o prazer, mais uma vez, de ser empossado como Vice-Presidente da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos. É uma frente muito importante para mim, já estou fazendo parte dessa frente há alguns anos – e hoje, mais uma vez, fui nomeado como Vice-Presidente na Região Norte.

    Quero agradecer ao meu amigo Paulo Alexandre Barbosa, que é o nosso Presidente, que tem feito um trabalho maravilhoso ali à frente da nossa Frente de Portos e Aeroportos, uma frente importante, que tem um serviço prestado ao nosso país.

    E também hoje tive o prazer de participar da instalação da Frente Parlamentar pela Integração Sul-Americana. Esse é um trabalho que está sendo coordenado pela nossa Deputada lá do meu estado, Socorro Neri, uma entusiasta, que tem batalhado muito por essa integração da frente parlamentar, sempre trabalhando, inclusive tem me ajudado muito nesse trabalho de nós estarmos ligando o Peru ao Brasil através do meu estado, o Estado do Acre. E, com certeza, essa frente vai nos ajudar muito para realizar o nosso sonho, que é o sonho de todo acriano, que é essa ligação através da Transoceânica que liga o Brasil ao Peru.

    Eu tive o prazer também, no dia de ontem, de receber... Eu sou o Coordenador da bancada Peru-Brasil, e ontem nós tivemos o prazer de receber aqui no Senado uma comitiva composta de vários Congressistas – lá no Peru só tem uma câmara, não é Câmara Federal e Senado, lá é unicameral. Os Congressistas estiveram aqui ontem – eu queria registrar aqui – junto com o nosso Embaixador, que é o Rómulo Acurio, Embaixador do Peru, uma pessoa que tem nos ajudado muito nesse trabalho, lutando por essa integração Peru-Brasil, através do meu estado. Também fazendo parte da delegação esteve o Eduardo Salhuana – esse é um velho amigo –, que hoje está lá no Congresso, Eduardo Salhuana Cavides. Ele é lá da região de Madre de Dios, já o conheço há mais de 30 anos; é ex-Presidente do Congresso e agora está só como um membro do Parlamento. Estavam também os Parlamentares Ilich López Ureña, Ana Zegarra Saboya e Eduardo Castillo Rivas. É importante que fique registrado, esses são os Congressistas.

    E houve uma situação no Peru em que a ex-Presidente foi afastada e assumiu o Congressista José Jerí, que era o Presidente do Congresso, e, com o afastamento da Presidente, assumiu a Presidência do Peru. Os Congressistas que estiveram aqui ontem, numa conversa que tiveram com o atual Presidente, o Presidente pediu que eles viessem aqui para que a gente possa estreitar essa relação Brasil-Peru e dar mais celeridade. Os Congressistas, hoje mesmo, já iam ter uma audiência com o novo Presidente peruano, e, na nossa reunião que tivemos ontem, nós tivemos o prazer também da presença dos Parlamentares brasileiros. Estavam presentes o Coordenador da nossa bancada, que é o Senador Alan Rick; a Deputada Federal Socorro Neri, que tem sido uma batalhadora nessa luta da integração da América Latina; o Coronel Ulysses, que também tem nos ajudado muito; e o Deputado Federal Adriano, que foi Presidente da Federação da Indústria e tem feito um trabalho maravilhoso também nesse sentido.

    O encontro teve como foco, exatamente para que nós pudéssemos... Porque, nessa discussão da integração, muitas pessoas, no Acre, nem acreditam mais, porque, ao longo do tempo... Eu me lembro que, em 2010, quando se inaugurou essa estrada, criou-se a expectativa de que, se saísse a saída para o Peru, o Acre iria estourar, o Acre seria outro estado. Até hoje, nós estamos lá na mesma situação. Por quê? Porque tem alguns detalhes...

    Nós estamos tentando marcar uma audiência com o Presidente Lula – o encaminhamento foi esse – com o Presidente peruano.

    Presidente, pasme: hoje, do lado peruano, a alfândega funciona 24 horas; do nosso lado, quando é 17h, a alfândega fecha. Por que fecha? Porque não tem servidor do Ministério da Agricultura. Para mim, isso é muito triste, porque o Ministério da Agricultura é ocupado por um amigo nosso, um Senador do meu Partido, do PSD, que é o Ministro Fávaro. Nas vezes em que estive lá, o argumento é esse. Imagine se, em uma reunião de Presidente da República, chegar esta informação de que a alfândega não funciona porque não tem quatro, cinco, sei lá, dez funcionários para funcionar. Isso, para o Brasil, é uma humilhação – é uma humilhação. Nós temos que ter os servidores do Ministério da Agricultura para a fiscalização, nós temos que ter a nossa Polícia Federal, nós temos que ter a nossa Receita Federal, porque é assim no mundo todo.

    Outro problema: nós temos, no Município de Brasiléia, um anel viário, e nós não temos uma ponte! Como é que nós podemos pensar em integração se está lá uma ponte, há mais de quatro, cinco anos, se arrastando, e não se conclui essa ponte? Essa estrada, do lado peruano... Os peruanos fizeram acordo com os chineses e construíram um dos maiores portos da América Latina. Ora, se essa estrada não tivesse nenhuma perspectiva de futuro, esses chineses iam estar investindo lá nos portos? Lógico que não, porque isso, mais cedo ou mais tarde, vai sair. Eu não tenho dúvida disso. Mas, se nós podemos dar celeridade para que isso saia logo, para que os benefícios dessa integração possam chegar para os brasileiros, possam chegar para os peruanos...

    Se nós juntarmos hoje a população brasileira e a população peruana, nós estamos falando de mais de 150 milhões de pessoas. Isso é um mercado consumidor magnífico, que, se bem explorado, dá para ajudar e ajudar muito o estado.

    A estrada está lá.

(Soa a campainha.)

    O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AC) – A estrada que tinha que ser feita foi feita. Agora, faltam detalhes.

    Não dar sequência ao trabalho por falta de uma alfândega? Isso, para nós, é humilhante. Mas nós estamos buscando uma audiência com o Presidente Lula. Os Congressistas peruanos, com certeza, a esta hora, já falaram com o Presidente peruano para que nós possamos... O nosso foco agora é resolver de uma vez por todas, porque já faz muito tempo. Eu já participei de centenas e centenas de reuniões para resolver a situação, e nunca resolve.

    Então, eu precisava aqui registrar e agradecer a presença desses colegas lá do Peru, os Congressistas que estiveram aqui. Agora, elegeu-se um Parlamento jovem. Os Congressistas são todos jovens, todos entusiasmados, todos cheios de boa vontade.

    Eu queria lhe fazer o convite para você conhecer o Peru.

(Soa a campainha.)

    O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AC) – O Peru é maravilhoso, tem praias maravilhosas.

    Eu me lembro de uma vez, quando se começou a discutir, num governo, lá no Acre, sobre exportar pescado para o Peru. Eu disse: "Meu Deus, isso vai dar muito certo, porque exportar...". E aí, numa certa oportunidade, eu fui a Lima. Como é que nós vamos exportar pescado? O Peru é o maior produtor de pescado do mundo. O pescado lá, os frutos do mar...

    Se essa interligação acontecer de fato, nós temos muito para oferecer, não só para o Peru. Nós vamos usar os portos do Pacífico, o que diminui em 23 dias uma viagem lá do Porto de Chancay para a China. O que, aqui pelo Atlântico, vai durar 46 dias, por lá dura 23 dias. Imagine a economia que representa isso!

    Então, eu diria que nós estamos aí com uma Ferrari na garagem, e andando de fusca.

(Soa a campainha.)

    O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AC) – Então, Presidente, obrigado aí pela sua paciência.

    Quero agradecer mais uma vez a todos aqueles que, de forma direta ou indireta, estão lutando para que nós possamos dar celeridade nessa integração.

    Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/2025 - Página 30