Discussão durante a 27ª Sessão Conjunta, no Congresso Nacional

Destaque para a importância da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Valorização da destinação de recursos da bancada do Maranhão ao Hospital Universitário. Considerações sobre investimentos em tecnologia. Enaltecimento do papel da TV Universitária da UFMA - que completa 10 anos de fundação - no fortalecimento da educação e da cultura, bem como no combate às fake news.

Autor
Eliziane Gama (PSD - Partido Social Democrático/MA)
Nome completo: Eliziane Pereira Gama Melo
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Cultura, Defesa do Estado e das Instituições Democráticas, Diretrizes Orçamentárias, Educação, Educação Superior, Saúde Pública:
  • Destaque para a importância da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Valorização da destinação de recursos da bancada do Maranhão ao Hospital Universitário. Considerações sobre investimentos em tecnologia. Enaltecimento do papel da TV Universitária da UFMA - que completa 10 anos de fundação - no fortalecimento da educação e da cultura, bem como no combate às fake news.
Publicação
Publicação no DCN de 11/12/2025 - Página 50
Assuntos
Política Social > Cultura
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas
Orçamento Público > Diretrizes Orçamentárias
Política Social > Educação
Política Social > Educação > Educação Superior
Política Social > Saúde > Saúde Pública
Indexação
  • REGISTRO, ORÇAMENTO, VALORIZAÇÃO, POLITICAS PUBLICAS, COMENTARIO, DESTINAÇÃO, EMENDA DE BANCADA, ESTADO DO MARANHÃO (MA), HOSPITAL ESCOLA, EMENDA INDIVIDUAL, INVESTIMENTO, TECNOLOGIA, OBSERVAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA), ATUAÇÃO, TELEVISÃO EDUCATIVA, EDUCAÇÃO, CULTURA, DEFESA, DEMOCRACIA, COMBATE, NOTICIA FALSA.

     A SRA. ELIZIANE GAMA (PSD - MA. Para discutir. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, o debate de que estamos tratando agora é muito importante: a peça orçamentária.

     Inicio cumprimentando a bancada do Maranhão, que destinou, no orçamento público federal, um montante de 18 milhões de reais para o Hospital Universitário do Maranhão, numa demonstração de compromisso com a saúde, numa demonstração de compromisso com a academia, de compromisso, de fato, com as pessoas do Maranhão.

     E digo isso porque quero cumprimentar a reitoria da Universidade Federal, o Prof. Fernando Carvalho, com o qual, aliás, estive esta semana. Também encaminhei emenda individual, o que, aliás, fiz ao longo dos últimos anos, de 1 milhão de reais para investimentos na área de tecnologia.

     Gostaria de destacar hoje, na tribuna, um papel muito importante que a universidade tem, através da TV Universitária, a primeira televisão universitária do Maranhão, a quinta TV pública do Brasil com maior audiência. Ela tem, na sua grade, uma diversidade de programações, o que acaba, na verdade, trazendo a valorização da educação, da cultura local, de homens e de mulheres. E digo mulheres porque hoje a TV é liderada pela Profa. Cecília Leite, uma professora universitária que, para além de ser professora, é também jornalista e tem uma responsabilidade muito grande com a comunicação, sobretudo nestes períodos, nestes tempos que vivenciamos, de fake news, de utilização das redes sociais para desinformação social.

     Portanto, hoje temos a TV Universitária e a TV Ufma como um instrumento fundamental para a impedirmos as fake news e trabalharmos com uma comunicação transparente, imparcial, que valorize a democracia e o Estado do Maranhão.

     Por isso, venho aqui cumprimentar pelos 10 anos a TV Ufma. Eu também sou jornalista, estive um período na Rádio Universidade e tenho muita honra, Presidente, de ser hoje jornalista pela Universidade Federal do Maranhão.

     Mais uma vez, os meus cumprimentos ao reitor da universidade e também à Profa. Cecília Leite.

     Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 11/12/2025 - Página 50