Pela ordem durante a 27ª Sessão Conjunta, no Congresso Nacional

Defesa da juventude na política. Desagravo ao Deputado Federal Lucas Abrahao. Homenagem do Deputado Federal Gervásio Maia, esclarecendo que o relator da LDO defende, em Plenário, a decisão colegiada da Comissão Mista de Orçamento, em detrimento de sua posição pessoal.

Autor
Randolfe Rodrigues (PT - Partido dos Trabalhadores/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Diretrizes Orçamentárias:
  • Defesa da juventude na política. Desagravo ao Deputado Federal Lucas Abrahao. Homenagem do Deputado Federal Gervásio Maia, esclarecendo que o relator da LDO defende, em Plenário, a decisão colegiada da Comissão Mista de Orçamento, em detrimento de sua posição pessoal.
Publicação
Publicação no DCN de 11/12/2025 - Página 60
Assunto
Orçamento Público > Diretrizes Orçamentárias
Indexação
  • DEFESA, DEPUTADO FEDERAL, RELATOR, PROJETO DE LEI DO CONGRESSO NACIONAL (PLN), LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTARIAS (LDO), ELOGIO, ATUAÇÃO, Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).

     O SR. RANDOLFE RODRIGUES (PT - AP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Presidente, se V.Exa. me permite, vou procurar ser o mais breve possível. Eu ia pedir a palavra pela ordem para, primeiramente, fazer dois desagravos e duas homenagens que são necessários ser feitos e, segundo, ajudar no esclarecimento da posição de S.Exa., o Deputado Gervásio Maia.

     Inicio com o desagravo e a homenagem. Presidente, ser jovem não é pecado, ser jovem é virtude. Ser jovem e chegar jovem ao Parlamento deve ser razão de regozijo e celebração, porque nós todos defendemos a renovação da política. Falo isso porque parece-me que foi colocada uma alcunha ao nosso colega de bancada, Deputado Lucas Abrahao, que é muito jovem, como se fosse demérito ser Parlamentar de primeiro mandato.

     O Deputado Lucas Abrahao, conhecido por nós, por mim e pelo Presidente Davi, é um dos jovens mais competentes que o Amapá já viu. Muito jovem, trabalhou no meu gabinete, no Senado da República. Muito jovem, já foi Secretário de Planejamento do Governo do Amapá. Muito jovem, já foi Chefe de Gabinete do Governo do Amapá. E, muito jovem, chega à Câmara Federal e faz uma fala aqui à altura de sua juventude, mas com a experiência de quem já passou por tantos cargos públicos. Portanto, ser jovem e chegar aqui pela primeira vez não é demérito; deveria ser, por todos nós, razão de celebração.

     Dito isso, quero falar também do Deputado Gervásio Maia, este paraibano que fez um trabalho, que testemunho aqui nesta Comissão Mista de Orçamento, com enorme dedicação, amor e zelo pelo Brasil. Nós já tivemos excelentes Relatores da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que testemunhei neste Congresso Nacional, mas quero ressaltar o afinco que vi no trabalho deste também jovem Parlamentar da Paraíba.

     Em relação ao tema destacado, o Deputado acatou o relatório, o Deputado defendeu o seu relatório, porque é a posição dele defender o relatório. Esse é o mandato que foi dado a ele pela Comissão Mista de Orçamento. E é esta a função dele no Plenário: defender o relatório.

     Em relação à posição do destaque colocado, o Deputado — nós testemunhamos isso e lá estivemos ao lado do Deputado nessa mesma posição — foi contrário. Mas esse é um tema que será avaliado depois pelo Governo.

     No entanto, no colegiado da Comissão Mista de Orçamento, em que pese a minha posição pessoal, até simpática ao destaque também, em que pese a posição pessoal do Deputado Gervásio Maia, Relator da LDO, também simpática ao destaque, cabe ao Deputado aqui e à Liderança do Governo defender o mandato que nós temos na Casa, ou seja, o mandato da defesa do que saiu colegiadamente como deliberação da Comissão Mista de Orçamento. Não é a nossa vontade, mas é a circunstância das vicissitudes dos mandatos que nos são concedidos. Às vezes, podemos não concordar, mas nós não temos a autoridade de subverter o que já foi defendido e aprovado pela Comissão Mista de Orçamento.

     Só estou esclarecendo a posição do Deputado Gervásio Maia, que defende o relatório aprovado pelo colegiado da CMO, não defende a sua posição pessoal. A posição pessoal dele — à qual eu inclusive me associo, eu me alianço — não é, reitero, a posição da CMO. Cabe a nós defender a posição exarada na CMO.

     Deputado Gervásio, se alguém aqui aprendeu muito, fui eu, que aprendi em especial com sua juventude e com sua sabedoria à frente da relatoria da LDO.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 11/12/2025 - Página 60