Discurso durante a Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal

Sessão Especial destinada à entrega da Comenda Ceci Cunha. Saudação à agraciada Dra. Célia Rocha, destacando seu pioneirismo na saúde pública de Arapiraca e sua sólida carreira como prefeita e deputada, além da profunda amizade que a unia a Ceci Cunha.

Autor
Dra. Eudócia (PL - Partido Liberal/AL)
Nome completo: Eudocia Maria Holanda de Araujo Caldas
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Homenagem, Mulheres:
  • Sessão Especial destinada à entrega da Comenda Ceci Cunha. Saudação à agraciada Dra. Célia Rocha, destacando seu pioneirismo na saúde pública de Arapiraca e sua sólida carreira como prefeita e deputada, além da profunda amizade que a unia a Ceci Cunha.
Publicação
Publicação no DSF de 25/02/2026 - Página 30
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Política Social > Proteção Social > Mulheres
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, ENTREGA, Comenda Ceci Cunha, HOMENAGEM, MULHER, DESTAQUE, EXERCICIO, ATIVIDADE, EXECUTIVO, LEGISLATIVO.
  • DESTAQUE, EX-DEPUTADO, EX-PREFEITO, MULHER, ATUAÇÃO, SAUDE PUBLICA, ARAPIRACA (AL).

    A SRA. DRA. EUDÓCIA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL. Para discursar.) – Sra. Presidente, Sras. Senadoras e Srs. Senadores aqui presentes, Deputados, Prefeitos, todas as agraciadas, Ministros, Ministra Marluce, Ministro Humberto Martins, eu ocupo hoje esta tribuna com profunda emoção, para celebrar a entrega da Comenda Ceci Cunha, uma das mais significativas honrarias desta Casa, destinada a reconhecer mulheres que transformaram a vida pública com coragem, com ética e compromisso com o povo brasileiro.

    Em 2026, esta homenagem carrega um simbolismo ainda mais forte, ao reverenciar duas grandes mulheres do Estado de Alagoas, nossa querida Ceci Cunha, in memoriam, e a nossa querida Célia Maria Barbosa Rocha.

    Ceci Cunha foi médica, professora, Vereadora de Arapiraca e Deputada Federal por Alagoas. Sua trajetória política foi marcada pela defesa incansável do Agreste e do Baixo São Francisco, pela ampliação da presença feminina na política e por uma atuação pautada pela integridade e pelo compromisso social.

    Sua vida foi brutalmente interrompida em 1998, no dia em que foi diplomada Deputada Federal após sua reeleição, vítima de um atentado de motivação política que não chocou só Alagoas, chocou todo o Brasil. O país perdeu uma Parlamentar combativa e ética, mas Alagoas ganhou um símbolo permanente de coragem e dignidade na vida pública.

    Hoje, ao homenageá-la, reafirmamos que sua memória não foi silenciada; ao contrário, ela ecoa nesta Casa, inspira gerações e fortalece a presença feminina nos espaços de poder.

    E quero aqui reforçar que a nossa querida Ceci Cunha é mãe do nosso eterno Senador Rodrigo Cunha, meu amigo pessoal, Vice-Prefeito da nossa querida capital, Maceió, que vem fazendo um trabalho incrível junto ao Prefeito JHC. Com certeza, meu amigo e nosso Senador Rodrigo Cunha, Vice-Prefeito, você está fazendo a diferença na gestão da nossa capital alagoana, trabalhando junto com o Prefeito JHC. E eu, como sua amiga, como Parlamentar que foi a sua primeira suplente... Tive a honra de ser a sua primeira suplente e agora, abaixo do nosso bom Deus, você me deu a honra de ser Senadora, representando o nosso querido Estado de Alagoas.

    Quero dizer a você, querido Rodrigo, que você é um exemplo de pessoa: humano, digno, ético, aprendeu todos os preceitos que a sua mãe deixou, todo o legado que ela deixou, que seu pai também deixou. Você é um homem incrível, todos que moramos em Alagoas sabemos quem é você, e é por isso que estou aqui repassando para todos que ainda não o conhecem que você é uma pessoa maravilhosa e que, sim, fez toda a diferença, na vida dos alagoanos e na vida dos brasileiros, quando você aqui passou como Senador da República.

    Quero cumprimentar também a Adriana Cunha, essa médica incrível. Dra. Adriana Cunha, cardiologista pediátrica, minha colega – porque eu também sou pediatra, mas ela se especializou em cardiologia e eu em gastroenterologia pediátrica –, você é uma médica incrível. Você, como um instrumento nas mãos do nosso Deus, salvou muitas vidas, muitas crianças no nosso querido Estado de Alagoas. E eu a cumprimento com o maior orgulho, como médica que sou, como cidadã alagoana: parabéns pela sua atuação como médica, pelo seu trabalho. Você me orgulha muito e você nos representa, pode ter certeza, Adriana. Pode ter certeza. (Palmas.)

    Temos também a honra de agraciar a Dra. Célia Maria Barbosa Rocha, médica, pediatra também, e uma das maiores lideranças políticas do Agreste alagoano, pioneira na implantação do sistema unificado e descentralizado de saúde em Arapiraca. Vereadora, primeira mulher a presidir a Câmara Municipal desta cidade, Arapiraca, que é a segunda maior cidade do nosso querido Estado de Alagoas. Três vezes Prefeita da cidade de Arapiraca e Deputada Federal, nossa querida Célia Rocha construiu uma trajetória marcada pelo fortalecimento da saúde pública, pelo desenvolvimento urbano e pela ampliação da participação feminina na política.

    Sua história se entrelaça com a história da nossa Deputada, a eterna Deputada e Doutora, Ceci Cunha. Você, Célia, era uma grande amiga da Ceci Cunha, era amiga e irmã, então nada mais justo do que você receber a primeira Comenda Ceci Cunha pelo Senado Federal. (Palmas.)

    Este dia será marcado na história desta Casa.

    A nossa querida Ceci Cunha, especialmente na atuação conjunta na Bancada Feminina do Legislativo municipal, demonstrando que a política também é espaço de parceria, solidariedade e construção coletiva.

    Esta solenidade ganha contornos ainda mais especiais com a presença do nosso eterno Senador, como eu sempre chamo o Rodrigo, eterno Senador e atual Vice-Prefeito de Maceió, Rodrigo Cunha, filho de Ceci Cunha. Sua trajetória pública, marcada pela seriedade e pelo compromisso com Alagoas, é também expressão do legado de sua mãe. Rodrigo carrega, na vida política, a continuidade de valores que aprendemos a admirar: coragem, firmeza de princípios e respeito ao interesse público.

    Igualmente muito nos honra e comove a presença da Dra. Adriana Santos Cunha Calado, como eu já mencionei, também filha de Ceci Cunha, médica pediatra, como eu já falei anteriormente, com especialização em cardiologia pediátrica, que desempenha importante carreira dedicada à saúde das nossas crianças de Alagoas, onde exerce a sua missão com competência e compromisso com a vida, perpetuando o legado de sua mãe na medicina.

    Registro também, com grande satisfação, a presença do Prefeito da cidade de Arapiraca, o nosso querido amigo Luciano Barbosa (Palmas.), cuja trajetória é marcada pelo compromisso com o desenvolvimento de Arapiraca e pela construção de políticas que promovem crescimento com inclusão social. Luciano Barbosa, que foi Prefeito, é o atual Prefeito de Arapiraca e já foi Prefeito por quatro vezes. E eu tive a honra de ter sido Prefeita de Ibateguara, na Zona da Mata Alagoana, junto com o Prefeito Luciano Barbosa, que foi Presidente da AMA, que é a Associação dos Municípios Alagoanos, e inclusive eu votei em V. Exa., tive a honra de votar em você, que fez a diferença lá na AMA e fez uma belíssima gestão, que não poderia ser diferente.

    Luciano Barbosa foi também duas vezes Vice-Governador do nosso Estado de Alagoas, foi Secretário estadual por várias vezes e Ministro de Estado da Integração Nacional – muito nos honrou esse seu mandato para todos nós alagoanos. (Palmas.)

    Sua presença nesta cerimônia, Prefeito Luciano Barbosa, engrandece esta solenidade e reafirma o compromisso das lideranças de nossa terra com a memória e com os valores que norteiam a boa política. Quando eu soube que você estaria presente, fiquei muito feliz, porque muito me honra a sua presença, como já falei, muito me honra você como Prefeito de Arapiraca, de você ter transformado as vidas dos arapiraquenses, e também como Secretário de estado. Enfim, você é uma liderança nata no nosso estado e vem transformando vidas. Parabéns pela sua atuação, Luciano. Eu digo isso como amiga, como cidadã alagoana e como política que sou. Leve essas minhas palavras do fundo do meu coração, Luciano, porque você tem feito a diferença no nosso querido Estado de Alagoas. Parabéns.

    Também está conosco aqui seu filho, o nosso querido Deputado Federal Daniel Barbosa (Palmas.),

    esse jovem maravilhoso por quem já tive empatia na primeira vez que eu o conheci, e não poderia ser diferente. Filho do nosso querido Prefeito Luciano Barbosa, não poderia ser diferente, Deputado. Esse Deputado, que é jovem e brilhante empresário e político de nosso estado, já desponta como um dos mais atuantes integrantes da Câmara Federal em defesa dos interesses de Alagoas e do nosso país. Parabéns pela sua atuação na Câmara dos Deputados, Deputado Daniel.

    Aqui eu quero registrar, com muita honra e muito orgulho, a presença do nosso querido Ministro Humberto Martins, a quem agradeço por ter aceitado o convite. Eu o convidei ontem à noite, e o senhor não mediu fronteiras, desmarcou a sua agenda, o que para mim é motivo de muita alegria. Sinto-me muito lisonjeada e muito honrada com a sua presença, principalmente fazendo parte dessa mesa tão importante que é a Comenda Ceci Cunha.

    O nosso querido Ministro Humberto Martins é magistrado brasileiro com destacada trajetória na advocacia e na jurisdição superior, reconhecido por sua atuação nas áreas de direito público, responsabilidade administrativa e controle da legalidade dos atos estatais. Natural de Maceió, graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Alagoas e em Administração de Empresas pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió, formação que alicerçou sua sólida carreira jurídica e institucional.

    É filho de uma grande pessoa, o nosso querido e eterno José Martins Filho, e da nossa querida Dalva Soares Martins, tendo recebido, no ambiente familiar, valores de trabalho, retidão e compromisso social, que marcariam sua trajetória pública.

    E quero aqui colocar, Ministro Humberto Martins, da amizade que meu pai, Dr. Douglas Lins de Araújo, tinha com seu pai, com o nosso querido e amado José Martins Filho. Eles trabalharam juntos como Procuradores e também como... não como Promotores, mas sim como Procuradores, eles se conheceram como Procuradores. Isso é motivo de muita alegria.

    Eu tenho uma amizade imensa por você – pelo senhor, desculpe-me –, Ministro Humberto Martins. Você é um grande amigo e é como se fosse parte da nossa família, da minha família. O meu filho, o JHC, hoje atual Prefeito do Município de Maceió, que está fazendo uma brilhante gestão, da qual me orgulho muito como mãe e como cidadã alagoana, tem a maior admiração pela sua pessoa, o maior carinho. E ele se sente, literalmente, seu filho adotivo, pode ter certeza. (Palmas.)

    Concluindo, nosso querido Ministro, o senhor iniciou sua vida profissional na advocacia em Alagoas, onde se destacou pela atuação forense e pelo engajamento nas atividades da classe, chegando à Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas. Posteriormente, o senhor foi nomeado Ministro do Superior Tribunal de Justiça, honrando o nosso grande Estado de Alagoas, motivo de muita alegria e de muito orgulho, passando a integrar a corte responsável pela uniformização da interpretação da legislação federal do Brasil.

    No STJ, exerceu funções de elevada relevância administrativa e jurisdicional, presidindo órgãos julgadores e participando de instâncias estratégicas da governança do tribunal. E também foi Presidente do STJ, com muita alegria. Alcançou o ápice de sua trajetória ao assumir a Presidência do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho da Justiça Federal, período em que conduziu iniciativas voltadas à modernização do Judiciário, ao fortalecimento institucional e à ampliação do acesso à Justiça em todo o país.

    Sua atuação, Ministro Humberto Martins, é marcada pela defesa da segurança jurídica, da ética pública e da efetividade da jurisdição, consolidando-o como uma das referências da magistratura brasileira contemporânea. E para nós o senhor é um orgulho sem comentários, de grande relevância.

    Eu quero aqui comentar um pouco da minha querida cunhada, nossa Ministra Marluce Caldas, que é uma grande mulher que está fazendo a diferença no STJ e muito me orgulha, Marluce – assim posso chamá-la, pela nossa intimidade –, pela grande mulher que você é, grande mãe, grande cunhada, grande irmã, agora grande avó – vai ser avó de uma menina: da Sandrinha. E você teve essa graça, com que o nosso Deus a abençoou e, abaixo dele, os nossos colegas Senadores e Senadoras, que votaram, Senador Rodrigo – agradeço à nossa querida Leila, que está aqui presente –, votamos por unanimidade na sua pessoa. Foi a primeira na história, Senadora Leila, Senador Rodrigo, primeiro caso na história das votações aqui, nesta Casa, em que uma pessoa indicada não teve nenhum voto contrário. E isso ficou marcado, Marluce. Eu agradeço ao nosso bom Deus por isto: Ele mostrando que foi Ele que abriu essa porta para você. E, abaixo do Senhor, agradeço aos meus colegas Senadores e Senadoras, por essa amizade, por esse respeito e por essa consideração à minha pessoa e à pessoa da nossa querida Ministra Marluce, que foi Promotora de Justiça, que foi Procuradora e que hoje está no Superior Tribunal de Justiça.

    Parabéns, Marluce, pela sua brilhante trajetória. Você também nos representa e nos estimula a lutar cada vez mais para termos o nosso espaço de poder na sociedade.

    Registra-se com honra a presença do Deputado Estadual, por Alagoas, Davi Davino Filho (Palmas.) que é um grande Parlamentar e que é um jovem, como você, Deputado Daniel, que vai fazer toda a diferença na nossa política em Alagoas. Por que eu estou dizendo que irá fazer? Você já fez, e continuará fazendo, e irá fazer muito mais, pode ter certeza, Deputado, porque você é um jovem que gosta de desbravar e gosta de lutar pelo nosso povo.

    Estive presente na nova sede da Funbrasil, onde tem um trabalho incrível para cirurgias oftalmológicas, incluindo catarata e outras mais, também pessoas que têm deficiências de vários tipos e pessoas atípicas.

    E quero aqui, na sua pessoa e na pessoa do seu pai, o nosso querido Vereador Davi Davino – que eu gosto de chamar de "pai" – (Palmas.) que está aqui presente e que é Vereador pelo nono mandato consecutivo, motivo de muita alegria, também por saber que você incansavelmente luta pelo povo de Alagoas... Na sua pessoa, eu quero cumprimentar a nossa querida Deputada... Nas pessoas de ambos, Davi Davino, filho, e Davi, pai, quero cumprimentar a nossa querida Deputada, a nossa querida Deputada... – a emoção faz isso, viu, gente? –, a nossa querida Deputada... – pronto; agora deu um branco! – Rose Davino. Faz parte. A nossa querida Deputada Rose Davino, que eu tanto amo fraternalmente e que tanto me inspira. É um trabalho lindo o da sua mãe, Davi, e da sua esposa!

    Então, é sobre isto, é sobre mulheres e sobre homens também. A gente costuma dizer que, atrás dos homens, de grandes homens, estão grandes mulheres, mas a mulher não está atrás, ela está ao lado, e isso faz toda a diferença.

    Então, à minha querida Deputada Rose Davino, eu mando o meu sincero abraço fraterno.

    E quero também prestar uma homenagem a Nilda Gondim, que é a mãe do nosso querido Senador Veneziano. Nas pessoas dela, nossa amiga Sra. Nilda Gondim, e da nossa querida Célia Maria Barbosa Rocha, Dra. Célia, eu quero cumprimentar as demais agraciadas neste momento. E, ao celebrarmos estas duas mulheres, Nilda Gondim e você, Célia, celebramos também a força da mulher nordestina, da mulher alagoana, que enfrenta adversidades, rompe barreiras e constrói caminho; celebramos a política feita com propósito, com humanidade e com compromisso real com as pessoas.

    Que a Comenda Ceci Cunha continue sendo símbolo de memória, justiça e reconhecimento; que inspire outras mulheres a ocuparem os espaços de decisão; e que possamos todos nós honrar essas histórias, não apenas com palavras, mas com atitudes que fortaleçam a democracia e a ética na vida pública.

    Muito obrigada, Sra. Presidente. Muito obrigada a todas vocês agraciadas, todos aqui presentes e todos os nossos queridos Senadores e Senadoras. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/02/2026 - Página 30