Pela ordem durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação de apoio e elogios ao Presidente Davi Alcolumbre, pela decisão de julgar improcedente a petição que solicita a nulidade da votação de requerimentos realizada no âmbito da CPMI do INSS.

Autor
Sergio Moro (UNIÃO - União Brasil/PR)
Nome completo: Sergio Fernando Moro
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atuação do Senado Federal, Regime Geral de Previdência Social:
  • Manifestação de apoio e elogios ao Presidente Davi Alcolumbre, pela decisão de julgar improcedente a petição que solicita a nulidade da votação de requerimentos realizada no âmbito da CPMI do INSS.
Publicação
Publicação no DSF de 04/03/2026 - Página 48
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Política Social > Previdência Social > Regime Geral de Previdência Social
Indexação
  • APOIO, ELOGIO, PRESIDENTE, SENADO, SENADOR, DAVI ALCOLUMBRE, DECISÃO, INDEFERIMENTO, PEDIDO, NULIDADE, VOTAÇÃO, REQUERIMENTO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO (CPMI), INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS).

    O SR. SERGIO MORO (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PR. Pela ordem.) – Presidente, eu quero aqui fazer um registro elogioso à decisão que foi feita por V. Exa. na Presidência desta Casa – todos nós ouvimos com muita atenção –, uma decisão absolutamente fundada em precedentes, na lei e no Regimento.

    A minha opinião é que nós temos que investigar a fundo esse caso do roubo dos aposentados e dos pensionistas do INSS. Os fatos são muito graves, e não existe ninguém, não deve existir ninguém no nosso país que esteja acima da lei. A CPMI, a qual eu integro, tomou a decisão correta. Participei também dessa decisão de fazer essa quebra de sigilo bancário e fiscal do Lulinha, filho do Presidente. E não é trivial uma CPMI decretar a quebra de sigilo fiscal e bancário do Presidente. Daí toda aquela polêmica, toda aquela irresignação da base do Governo, mesmo tendo o Lula já declarado que entende que o filho dele deve responder se tem uma responsabilidade – talvez a base do Governo não tenha ouvido essa parte específica.

    E V. Exa. tratou esse tema com a serenidade própria do estadista. Então, quero registrar aqui meus elogios a V. Exa. e, igualmente, ao Presidente da CPMI, Senador Carlos Viana, que tão bem conduziu, com coragem ali, para firmar essa decisão, mesmo com os questionamentos que agora se mostraram improcedentes.

    Então, parabéns a V. Exa. É necessário que isso seja dito publicamente para o nosso país.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/03/2026 - Página 48