Pronunciamento de Veneziano Vital do Rêgo em 18/03/2026
Discurso durante a 17ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Elogios ao trabalho do Ministro de Estado dos Transportes, Sr. Renan Calheiros Filho, especialmente no Estado da Paraíba. Registro do aumento de investimentos em infraestrutura no atual Governo e críticas à baixa execução de obras na gestão anterior.
- Autor
- Veneziano Vital do Rêgo (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
- Nome completo: Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Administração Pública,
Desenvolvimento Regional,
Finanças Públicas,
Viação e Transportes:
- Elogios ao trabalho do Ministro de Estado dos Transportes, Sr. Renan Calheiros Filho, especialmente no Estado da Paraíba. Registro do aumento de investimentos em infraestrutura no atual Governo e críticas à baixa execução de obras na gestão anterior.
- Publicação
- Publicação no DSF de 19/03/2026 - Página 17
- Assuntos
- Administração Pública
- Economia e Desenvolvimento > Desenvolvimento Regional
- Economia e Desenvolvimento > Finanças Públicas
- Infraestrutura > Viação e Transportes
- Indexação
-
- AGRADECIMENTO, RENAN FILHO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), OBRA PUBLICA, DUPLICAÇÃO, RODOVIA, LIGAÇÃO, MUNICIPIO, CAMPINA GRANDE (PB), INVESTIMENTO, MELHORIA, INFRAESTRUTURA, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DA PARAIBA (PB).
O SR. VENEZIANO VITAL DO RÊGO (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB. Para discursar.) – Meu querido Senador, Presidente, amigo, irmão, Governador, estimado companheiro a quem todos nós devemos dirigir e devotar o reconhecimento – à figura e ao perfil de homem público incomum –, representante da nossa Rondônia, muito feliz ao revê-lo. Ao reencontrá-lo, nós sempre nos reanimamos, porque V. Exa. passa, com a sua tranquilidade, com a sua leveza, aquilo que, por vezes, é ausente do ambiente político. Poderíamos ter todos nós exatamente essa compreensão e fazer o bom debate sem perder essa tranquilidade, que é muito própria e o caracteriza.
Quero saudar os nossos companheiros e as nossas companheiras. Nesta tarde iniciamos mais uma jornada de debates legislativos, e, voltando a ocupar esta tribuna, eu o faço para mencionar e referenciar, por uma questão de justiça... Nós estamos nos aproximando, Senadora Zenaide Maia, do período de desincompatibilizações daqueles e daquelas que vão desligar-se das suas funções, das suas atribuições, dos cargos que ocupam, nas três esferas e em outras, a fim de que possam disputar mandatos eletivos. E hoje eu quero mencionar, em agradecimento, uma dessas pessoas, um colega nosso que pouco tempo teve para que nós pudéssemos desfrutar da sua companhia, da sua inteligência, do seu vigor, do seu dinamismo, porque nós – Senado Federal – o emprestamos para que ocupasse um cargo elevadíssimo, de responsabilidades extraordinárias, importante, que é exatamente o Ministério dos Transportes.
Eu quero mencionar o Ministro Renan Calheiros Filho, Senador da República e que, em razão do chamamento que o Presidente Lula, já no início do seu Governo, fez para que o mesmo pudesse conduzir, administrar e levar à frente uma nova visão para o Ministério dos Transportes... E o ex-Governador, Senador da República, Ministro Renan Filho teve um extraordinário – e nós assim o reconhecemos – trabalho efetivo, trabalho de entregas, trabalho de resolutividade. Soube vencer e superar problemas, desafios, obstáculos, travas, inclusive no campo legislativo, no campo institucional.
E eu o faço exatamente por isso, porque, daqui a alguns poucos dias, Senador Confúcio – não sei, penso que sim –, V. Exa., a Senadora Zenaide, todos os Senadores, independentemente das suas posições políticas locais... Todos nós devemos ter tido, como eu tive e estou fazendo aqui este registro de agradecimento como paraibano; como o paraibano que passou a desfrutar de ações que, antes da chegada do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministério dos Transportes não tinha. Então, não dá para fazer se não este debate comparativo, Presidente Confúcio. E é isso que eu insisto em fazer com os companheiros que se opõem ao Governo Lula com toda a legitimidade. Que eles possam assumir a tribuna e dizer o que foi feito durante o ano de 2020, ou melhor, de 2019 até o ano de 2022.
Por favor, no campo dos investimentos na área dos transportes, Senadora Zenaide, o que foi feito? O que nós enxergamos? O que nós tivemos, se não projetos que foram postos para os escaninhos, engavetados, obras paralisadas, falta de iniciativa de dinâmica, recursos que não existiam, projetos muito menos? Para que nós tenhamos ideia, nossos amigos e nossas amigas, é preciso ter esses comparativos para que façamos a melhor opção, porque, a partir dela, fazendo-a da melhor forma, é que nós poderemos ter quatro anos mais vigorosos, melhores. Caso contrário, teremos que purgar quatro anos de retrocessos, de infaustos, de lamentações.
A média, no período do ex-Presidente Jair Bolsonaro, com todo o devido respeito, era de R$5 bilhões, para você tratar sobre rodovias, ferrovias, investimentos marítimos e, também, nos nossos aeroportos; simplesmente indizível, incompatível com as demandas, com tudo aquilo que nós esperamos de um Brasil que seja, que continue e possa sempre pleitear pujança, e pujança econômica, pujança de desenvolvimento, não se dão senão com investimentos nessas áreas de transportes.
A partir de 2023, Presidente Confúcio Moura, Senadora Zenaide, meus amigos e minhas amigas, nós passamos a ter um Governo que voltou a focar em investimentos que precisavam ser feitos. É uma recuperação. Quando o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva dizia: "Nós precisamos fazer um governo da união e da reconstrução", ele não o dizia senão porque via, assistia exatamente ao desmantelamento de todas essas áreas.
Na sua específica formação, área de formação da saúde, com muita percuciência, com muita precisão, V. Exa., muito mais do que eu, pode dizer... Porque aqui, durante estes sete anos e três meses, ocupou, por diversas vezes, além de Presidências de Comissões... E sempre falou a esse respeito e sempre trouxe o seu comprometimento com a área de saúde também. Então, o Ministro Renan Filho merece o nosso reconhecimento.
Na Paraíba, meus amigos e minhas amigas, em razão também de uma articulação política, em razão de nós mostrarmos algumas debilidades e algumas deficiências, entre estas há a necessidade de podermos começar definitivamente a obra de duplicação da BR-230, famosíssima obra da BR-230, que sai, como seu ponto inicial, de Cabedelo e vai até o norte do país. De Campina Grande ao Sertão havia uma carência enorme, prejuízos também estratosféricos sob o ponto de vista econômico, mas muito mais em relação aos inúmeros incidentes, acidentes com vítimas fatais, dificuldades porque Campina começou a crescer e houve um adensamento naquela região, mas essa duplicação que começou há dois anos e meio, três anos precisamente, em razão da presença do Governo do Presidente Lula, da iniciativa do Ministro Renan Filho e também pela articulação que nós soubemos, todos nós... E eu sou muito agradecido aos senhores. V. Exa. estava na Comissão de Infraestrutura e se lembra muito bem disso.
Agradecidos somos porque na época, em 2022, nós tínhamos, como Relator do nosso Orçamento, o nosso companheiro Marcelo Castro, que entendeu, quando nós aprovamos uma proposta de emenda, que levou a nossa assinatura, de R$157 milhões... Essa proposta foi aprovada na Comissão, mas foi acolhida por inteiro pelo Relator, mas o Relator não teria tido condições de fazê-lo se naquele momento não tivéssemos tido – Congresso Nacional, Governo Federal, Governo do Presidente Lula – a sensatez de aprovarmos a PEC da transição, que garantiu essas condições. Foi a partir da PEC da transição que recursos foram destinados, exemplificando, para a área de transportes.
E lá está. Nós estaremos, terça-feira, recepcionando, mais uma vez, o Ministro Renan Filho, já fazendo o périplo que ele, nesses últimos dias, tem feito dentro de uma boleia de caminhão, andando em cada um dos estados onde esteve a presença do Governo, com novos projetos, com recuperações de projetos que foram paralisados – passa da Paraíba e vai até a Bahia durante a próxima semana. Então, fica o nosso agradecimento. É uma obra de 35km nesse primeiro estágio – 35km –, que vai beneficiar a nossa amada Campina Grande, mas vai beneficiar a todos os paraibanos que vão e vêm.
E a nossa Senadora balança afirmativamente com a cabeça, porque sabe – afinal de contas, Zenaide é nossa colega vizinha, do Rio Grande do Norte – da importância da BR-230...
(Soa a campainha.)
O SR. VENEZIANO VITAL DO RÊGO (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – ... cruzando ali nas proximidades do nosso Seridó.
É um primeiro passo marcante, uma obra de R$550 milhões, para a qual – essa obra – nós tivemos a oportunidade, trabalhando junto à Comissão Mista de Orçamento, trabalhando junto ao Governo Federal, de destinar R$267 milhões.
São recursos como a triplicação da BR-230, lá de Cabedelo a João Pessoa, que estava parada. Obra sem projeto e obra sem dinheiro, Senador Confúcio Moura, não existe; é simplesmente menção, e era o que acontecia. Muitos dos nossos pessoenses e cabedelenses reclamavam sobre a paralisação dessa obra, e nós dizíamos: ora, no Governo anterior, não tinha dinheiro, além de um projeto malfeito; no Governo do Presidente Lula, nós passamos a ter esses recursos, consertamos o projeto, e a obra começou a andar efetivamente. E parte dela já vai também ser entregue na visita que o Ministro Renan Filho estará a fazer ao nosso estado.
Então, eu agradeço penhoradamente.
(Soa a campainha.)
O SR. VENEZIANO VITAL DO RÊGO (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – Haverei de ocupar, em outras oportunidades, para fazer menções a outras e outros integrantes deste Governo que merecem todo o nosso reconhecimento.
E é desta forma que eu continuarei, Senadora Zenaide, Senador Izalci, Senador Confúcio, meus amigos e minhas amigas: é a de propor, é a de fazer a boa provocação. Estabeleçamos aqui, até de forma a colaborar, a ajudar, a instrumentalizar, a ilustrar, a dar as condições, para que nossos amigos, amigas, conterrâneos brasileiros possam ter esse diferencial em cada área. Se nós não tivermos feito, porque não somos senão humanos, que erram, imperfeitos na nossa essência, nós queremos estabelecer essa comparação. E essa comparação, no dia de hoje, eu faço. Este Governo do Presidente Lula, sob a condução de uma equipe competente, operosa, eficiente e resolutiva do Ministro Renan Filho...
(Soa a campainha.)
O SR. VENEZIANO VITAL DO RÊGO (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – ... entregou, entregou ao país, entregou a cada um dos estados e, não diferentemente, ao Estado da Paraíba.
Portanto e por essas razões, ao Ministro Renan Filho e a todos os senhores e senhoras que compuseram e compõem o Ministério dos Transportes, em nome dos interesses do nosso estado, o nosso mais profundo agradecimento e o desejo de que V. Exa., desvinculando-se, neste instante, para novo projeto, possa ter o êxito merecido pela sua já extraordinária condução, como ex-Governador que foi, muito provavelmente disputando, mais uma vez, esse mandato. V. Exa. merece, em razão daquilo que já demonstrou, em razão de toda a sua sensibilidade, em razão de toda a sua sagacidade, da sua capacidade como executor, já plena e amplamente reconhecida por todos os alagoanos e por nós brasileiros.
Em nome dos nossos companheiros do MDB, nós nos sentimos muito felizes, porque, quando nós éramos chamados, e já em...
(Interrupção do som.)
O SR. VENEZIANO VITAL DO RÊGO (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – ... Confúcio Moura, ultrapassando os limites daquela liberdade, do carinho que V. Exa. nos tem, mas eu não posso extrapolar e não posso fazer com que V. Exa. tenha mais.
Só para dizer, nós temos a tranquilidade. Quando éramos instados a fazer sugestões de nomes que pudessem compartilhar daquele momento de formação do grupo de trabalho do Presidente Lula, o MDB sugeriu três grandes nomes e, em cada uma dessas pastas, nós temos orgulho em dizer, nós colaboramos de forma efetiva.
Senador Renan Filho, querido Ministro Jader Filho e querida colega Simone Tebet, Ministro dos Transportes, Ministro das Cidades e Ministra do Planejamento, o MDB se sente confortável em ter podido colaborar efetiva e eficazmente durante esse período.
Grande abraço a todos os senhores e a todas as senhoras.
Muito grato.