Pronunciamento de Eduardo Girão em 18/03/2026
Pela ordem durante a 17ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comunicação à Presidência do Senado da intenção de entrar com um pedido de abertura de CPI para investigar a fraude financeira do Banco Master, bem como protocolar no STF pedido de prorrogação da CPMI do INSS.
- Autor
- Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
- Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Atuação do Senado Federal,
Regime Geral de Previdência Social,
Sistema Financeiro Nacional:
- Comunicação à Presidência do Senado da intenção de entrar com um pedido de abertura de CPI para investigar a fraude financeira do Banco Master, bem como protocolar no STF pedido de prorrogação da CPMI do INSS.
- Publicação
- Publicação no DSF de 19/03/2026 - Página 78
- Assuntos
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
- Política Social > Previdência Social > Regime Geral de Previdência Social
- Economia e Desenvolvimento > Sistema Financeiro Nacional
- Indexação
-
- INFORMAÇÃO, PRESIDENCIA, SENADO, ENTRADA, ORADOR, PEDIDO, ABERTURA, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), FRAUDE, NATUREZA FINANCEIRA, BANCO PRIVADO, PROPRIETARIO, DANIEL VORCARO, PROTOCOLO, SOLICITAÇÃO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), PRORROGAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO (CPMI), INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS).
O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem.) – Presidente, é só porque eu gosto do jogo muito transparente, muito sereno, não é?
Eu não vou mais cobrá-lo sobre CPI ou CPMI do INSS, porque eu já sei da sua posição. O senhor... Quando o silêncio é ensurdecedor, a gente compreende, e não adianta eu ficar aqui lhe perguntando sobre isso. Vou poupá-lo disso.
Eu só quero lhe comunicar que nós já entramos no Supremo Tribunal Federal, da mesma forma como houve a abertura de uma CPI aqui, a da pandemia, quando a Casa não deliberou, e o Supremo Tribunal Federal determinou que o Senado abrisse.
Nós vamos entrar... Já entramos com a CPMI. Deputados e Senadores, que conseguiram recorde de assinaturas, já entraram.
E eu não entrei com a minha ainda, que é a CPI – tem 51 Senadores dos 81 que assinaram – do escândalo da maior fraude do sistema financeiro do Brasil.
Se o senhor não deliberar até a próxima semana, eu sou obrigado a entrar e espero também um resultado positivo – é uma pena que seja via STF, mas é o que sobra para a gente fazer –, e nós vamos entrar também com a prorrogação da CPMI do INSS.
Já entramos e esperamos uma deliberação lá do Ministro André Mendonça, que está com esse mandado de segurança para prorrogar essa CPMI, que tem sido exitosa.
O Senado está de parabéns, porque essa CPMI jogou luz numa roubalheira indescritível que aconteceu aqui no Brasil, e tem gente presa, graças à luz que foi jogada nas sombras, Presidente.
Então, é só para lhe comunicar isso.
Obrigado.