Discurso durante a 21ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Serviço Social do Comércio (Sesc) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) pelos 80 anos, com elogios ao papel do Sistema S na promoção de educação, qualificação profissional, inclusão social e oportunidades em todo o país. Relato sobre o papel transformador do Senai na trajetória profissional de S. Exa.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Indústria, Comércio e Serviços, Terceiro Setor, Parcerias Público-Privadas e Desestatização:
  • Homenagem ao Serviço Social do Comércio (Sesc) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) pelos 80 anos, com elogios ao papel do Sistema S na promoção de educação, qualificação profissional, inclusão social e oportunidades em todo o país. Relato sobre o papel transformador do Senai na trajetória profissional de S. Exa.
Publicação
Publicação no DSF de 26/03/2026 - Página 12
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Indústria, Comércio e Serviços
Administração Pública > Terceiro Setor, Parcerias Público-Privadas e Desestatização
Indexação
  • HOMENAGEM, SERVIÇO SOCIAL DO COMERCIO (SESC), SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL (SENAC), ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ELOGIO, SISTEMA S, PROMOÇÃO, EDUCAÇÃO, QUALIFICAÇÃO, PROFISSÃO, INCLUSÃO SOCIAL, OPORTUNIDADE, CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO, DESTAQUE, TRANSFORMAÇÃO, SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (SENAI), VIDA, ORADOR.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - RS. Para discursar.) – Presidente Confúcio Moura, Senador que orgulha todos nós e o seu estado, com certeza.

    Senador Kajuru – faço a mesma fala –, que orgulha todos nós e o seu estado também, inclusive com essa fala que fez aqui agora, né? Quem tem medo desse tal de Banco Master? Eu não tenho, o senhor não tem, o Confúcio tenho certeza de que não tem, tanto que eu assinei... Tudo quanto é CPI aí, que vai nessa linha, eu estou assinando, viu? Sem problema nenhum. Então, ele que vá explicar lá o que ele fez e, se ele tinha algum cúmplice, que explique, e se expliquem.

    Mas, Presidente, na verdade, eu venho fazer uma fala hoje muito mais tranquila, porque eu fui convidado para estar hoje pela manhã aqui, naquele evento do Sesc e do Senac. Eles vieram, me convidaram e eu disse que eu vinha, mas não pude vir, Presidente. Eu tinha duas Comissões, Comissão de Educação e a Comissão de Assuntos Sociais, em que estavam – na Educação, claro – discutindo o Plano da Educação, de que V. Exa. eu sei que participou, como conhecedor dessa área como é. E lá na Assuntos Sociais é um projeto de que eu sou Relator, que resolve esse conflito religioso de poder trabalhar ou não no dia que, para eles, é sagrado.

    Então, não pude vir aqui participar da sessão do Sesc e do Senac. E faço a fala, agora, que faria hoje pela manhã, e vou mandar o pronunciamento depois para eles, por não ter conseguido chegar em tempo.

    Presidente Confúcio Moura, Senadores, Senadoras, Senador Kajuru, uso a tribuna agora à tarde, mas com satisfação, para prestar uma justa homenagem ao Serviço Social de Comércio (Sesc) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

    Eu sei que alguns questionam o Sistema S. Pode sempre ser aprimorado, mas, para mim, Senador, foi o Senai que me salvou; eu não tinha para onde ir. Era um vendedor de flores, de fruta, em Porto Alegre, na feira de um primo meu. E fiz um teste no Senai e passei. E ali fiz um curso técnico e a minha vida mudou radicalmente, positivamente. Então, eles sabem que eu tenho muito respeito ao Sistema S. Mas vamos em frente, em vez de falar da minha história, vou falar do homenageado aqui.

    São mais de 80 anos de história, com presença em todo o Brasil, construindo um sistema de excelência, voltado ao bem-estar social e à formação profissional dos trabalhadores. Foram criadas em 1946, ambas, no pós-guerra. Essas instituições nasceram de uma visão solidária e estratégica do setor produtivo, como respostas às necessidades sociais do país.

    O Sesc, sempre com grandeza, cumpriu a sua missão de promover qualidade de vida e formação técnica, atuando nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência.

    Já o Senac tem um papel fundamental na qualificação profissional, abrindo portas e criando oportunidades. Falo também a partir da minha própria trajetória, pois este Senador foi contemplado, no momento que passei na Escola Senai, que faz parte desse complexo do Sistema S, e sei na pele o quanto a educação profissional transforma vidas, gera dignidade e constrói a cidadania.

    As ações do Sesc e do Senac chegam aos mais diversos cantos do Brasil, chegam a todos os estados, muitas vezes sendo a única oportunidade de acesso ao ensino técnico, à cultura, ao esporte, à educação, à qualificação. São milhares de unidades, escolas, bibliotecas, teatro, espaços culturais e programas sociais que impactam milhões de brasileiros.

    Destaco com satisfação o trabalho do Sesc na educação, desde a infância até a vida adulta, incluindo a educação de jovens e adultos, um compromisso real com a inclusão e com a transformação social. Da mesma forma, falo das ações na saúde, na cultura, no atendimento às pessoas idosas, pessoas com deficiência, mostrando sensibilidade e compromisso com a dignidade humana. No campo cultural, o Sesc sempre demonstrou que o acesso à arte valoriza a nossa formação e os nossos artistas, e fortalece assim a identidade do povo brasileiro. No esporte e no lazer, promove convivência, saúde e qualidade de vida. Eu comecei a praticar esporte – valendo mesmo, era basquete, futebol de salão e atletismo – quando fui para o Senai, e me fez muito bem.

    Já o Senac merece todo o nosso reconhecimento pela sua contribuição decisiva na formação para o trabalho, com cursos que vão da aprendizagem à pós-graduação. A pós-graduação forma profissionais preparados para as demandas reais do mercado, impulsionando assim desenvolvimento econômico e social.

    Sr. Presidente, no meu Rio Grande do Sul, tanto o Sesc quanto o Senac são motivos de orgulho, e incluo aqui o Senai, sei que a homenagem não é ao Senai, mas foi fundamental para mim e eu o incluo. Sua presença alcança praticamente todos os municípios, levando educação, cultura, oportunidades para o nosso povo.

    É importante lembrar que todo esse trabalho é mantido com recursos do próprio setor produtivo, sem pesar sobre o orçamento público, e retorna à sociedade com resultados concretos e de alto impacto social.

    Sr. Presidente, esta homenagem é mais do que merecida. O Sesc e o Senac são exemplos de compromisso com o Brasil, com a nossa gente, com a educação, com o trabalho e com a dignidade humana. Recebam, portanto, o meu reconhecimento, o meu respeito, a minha gratidão.

    Registro, ainda, Presidente, que o meu escritório em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, tem o nome de Cipp (Centro de Integração Paulo Paim) e temos lá uma parceria com o Senai, em que eles colocam professores gratuitamente para mim no caso, mas é gratuitamente para a população, e ali são dados cursos de formação como esses. Que curso estão dando lá os professores do Senai? Curso de eletricidade para mulheres. Não tem muitas mulheres solo, uma quantidade enorme neste nosso país? Estava lotado, aprendendo como... Se der um problema em casa, ela mesma resolve com o curso de eletricitária, no caso. Os professores vão gratuitamente para atender a população mais pobre e vulnerável – é quem não pode realmente pagar um cursinho. Também estamos em diálogo com o Senac para mantermos essa mesma parceria voltada à oferta de cursos profissionalizantes para os mais vulneráveis.

(Soa a campainha.)

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - RS) – E esse meu escritório, Senador Girão, é na entrada da Mathias. Vocês viram falar muito nas matérias de enchente, né? É a parte baixa da cidade que alagou tudo. Então, é um espaço ali que eu abro gratuitamente. Não circula dinheiro ali para ninguém. A ONU colabora, mas o que a ONU faz? A ONU vai lá e dá um ticket refeição para eles. Quantos têm que estão aí? Eles mesmos entregam um por um e fazem o cadastro. Eu acho muito interessante. Às vezes, para que eles possam se deslocar e pegar ônibus, eles dão uma quantia em dinheiro, R$200 ou R$300 para eles. Sempre, para nós, é muito pouco, mas para eles é uma salvação da lavoura, como a gente diz.

    A Ulbra, uma universidade privada, também é nossa... A universidade, de forma voluntária, colabora.

    O Cipp é um espaço de acolhimento e solidariedade, políticas humanitárias.

(Soa a campainha.)

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - RS) – Entre eles, recebemos muitos imigrantes e refugiados, recebemos pessoas – não têm onde ficar instalado, não; eles só vão lá, podem almoçar, podem jantar, podem tomar um café, fazem os documentos deles, mas tudo é pago por entidades, mediante um comprovante – da Venezuela, de Cuba, do Haiti, entre tantos outros países. Esses imigrantes e refugiados não têm nada. Eles chegam ao Brasil, como diz a canção, "sem lenço, sem documento". Eu digo: sem lenço e documento, sem nada mesmo. E nós os acolhemos – como existe em todos os estados, acho que existe centro de acolhimento – com todo o carinho e com toda a solidariedade.

    Eu digo sempre para os nossos apoiadores voluntários: "O que queremos é que vocês tratem esses imigrantes e refugiados da mesma forma como vocês gostariam de serem tratados se estivessem no exterior sem lenço, sem documento, sem ter para onde correr". E assim eles fazem. Enfim, temos que tratá-los como nós gostaríamos que nos tratassem se nós estivéssemos no exterior.

    Vejo isso com muito carinho e muita atenção, porque aqui eles começam a ter uma visão de cidadania. Quando há empregos que empresas colocam à disposição, nós indicamos.

    É um trabalho pequenino, Senador Confúcio Moura, mas se cada um dá um pouquinho de si para que essas pessoas tenham como respirar, como caminhar... E nada paternalista, mas orientador.

    Por isso que o Sistema S é importante, por isso que a universidade... É a Universidade Ulbra, ninguém confunda...

(Soa a campainha.)

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - RS) – ... com o Hospital Universitário – aí é outra questão. Alguém poderia dizer: "Por isso que tu deu emenda para a Ulbra". Dei para a Ulbra enquanto hospital, que não tem nada a ver, que é um trabalho que eles fazem, de atendimento à população. Não tem nada a ver com a universidade. A universidade é particular, e eles fazem esse trabalho belíssimo lá. Inclusive, estarão lá no próximo fim de semana, no evento que faremos.

    Enfim, Sr. Presidente, eu termino aqui. O meu tempo realmente terminou.

    Eu fiz essa mistura entre Sesc, Senac e Senai porque é o Sistema S, e citei também tanto o hospital da Ulbra, que atende os pobres daquela região toda lá... É o hospital da Ulbra que atende. Agora, em curso de formação, professores a Universidade Ulbra manda também para lá, para dar curso.

    Então, ficam aqui meus elogios a todas as entidades...

(Soa a campainha.)

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - RS) – ... que – eu vou concluir, Senador, agora –, gratuitamente, olham para os mais pobres, para os vulneráveis, aqueles que mais precisam.

    Era isso. Obrigado, Presidente.

    O SR. PRESIDENTE (Confúcio Moura. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - RO) – Perfeito, Senador Paim. É uma homenagem muito justa ao Sesc.

    Hoje mesmo, à noite, às 20h, aqui em Brasília, na confederação liderada pelo amazonense Roberto Tadros, terá um evento de confraternização. Nossos gabinetes foram convidados, todos os Senadores, e eu recebi uma comitiva lá de Rondônia, liderada pelo Presidente lá, o Diretor do Sesc local – o Raniery – e sua equipe, muito entusiasmado e agradecendo, deixando lá uns brindes para nós que pudéssemos estar presentes hoje à noite.

    Infelizmente, devido às atribuições e compromissos, não dá para a gente estar em todos os locais.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - RS) – Infelizmente.

    O SR. PRESIDENTE (Confúcio Moura. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - RO) – Mas eu deixo meu abraço ao José Roberto Tadros, um brilhante administrador e gestor do Sistema S, Sesc do Amazonas e, agora, em nível nacional.

    Parabéns pelo seu pronunciamento. Muito obrigado.

    Vamos em frente.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - RS. Fora do microfone.) – Parabéns a V. Exa... (Falha no áudio.) ... e seu complemento, que achei bem interessante.

(Soa a campainha.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/03/2026 - Página 12