Discurso no Senado Federal

FECHAMENTO DO HOSPITAL UNIVERSITARIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA.

Autor
Lúcio Alcântara (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Lúcio Gonçalo de Alcântara
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • FECHAMENTO DO HOSPITAL UNIVERSITARIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA.
Publicação
Publicação no DSF de 06/10/1995 - Página 372
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, FECHAMENTO, HOSPITAL ESCOLA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA (UFC), MOTIVO, DIVIDA, FALTA, MEDICAMENTOS, MATERIAL HOSPITALAR.
  • DEFESA, IMPORTANCIA, HOSPITAL ESCOLA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA (UFC), ASSISTENCIA MEDICO-HOSPITALAR, NECESSIDADE, ESPECIALIZAÇÃO, URGENCIA, SOLUÇÃO, PROBLEMA, SAUDE, PAIS, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DO CEARA (CE).

O SR. LÚCIO ALCÂNTARA (PSDB-CE. Para uma breve comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desejo informar sobre mais um capítulo dessa já longa tragédia da Saúde no Brasil.

Hoje, às 10h, em Fortaleza, uma assembléia da comunidade universitária, com apoio de lideranças comunitárias e lideranças políticas da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, Câmara de Vereadores, cerrou as portas do Hospital Universitário da Universidade Federal do Ceará, pois ele já tem uma dívida acumulada de R$1,5 milhões e um endividamento mensal progressivo, o que já não lhe permite inclusive dispor de crédito junto aos fornecedores para manter um estoque mínimo de medicamentos e outros insumos.

Com isso, fecha-se um importante centro de atendimento médico-hospitalar, um dos raros no Ceará, capaz de fazer face a certas situações médicas que demandam maior especialização. Mantive contato com o Ministério da Educação, e este se declarou impotente para resolver o problema. A situação da Universidade Federal do Ceará não é privilégio dela, mas se reproduz, com maior ou menor gravidade, em todos os hospitais do País.

Clamamos, portanto, por uma solução para esse angustiante problema.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/10/1995 - Página 372