Discurso no Senado Federal

CONGRATULANDO-SE COM OS COORDENADORES DO PROGRAMA 'VOZ DO BRASIL'.

Autor
Junia Marise (PDT - Partido Democrático Trabalhista/MG)
Nome completo: Júnia Marise Azeredo Coutinho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TELECOMUNICAÇÃO.:
  • CONGRATULANDO-SE COM OS COORDENADORES DO PROGRAMA 'VOZ DO BRASIL'.
Publicação
Publicação no DSF de 20/10/1995 - Página 1294
Assunto
Outros > TELECOMUNICAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, VALOR, EFICIENCIA, GRUPO, COORDENAÇÃO, PROGRAMA, RADIO, VOZ DO BRASIL, IMPORTANCIA, INTEGRAÇÃO, PAIS, CAPACIDADE, INFORMAÇÃO, VONTADE, POPULAÇÃO, CONGRESSISTA.

            A SRª JÚNIA MARISE (PDT-MG. Para uma comunicação) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna para registrar que considero importante o trabalho de divulgação do programa Voz do Brasil, que cobre atividades do Senado Federal e mais amplamente da Câmara dos Deputados e do Poder Executivo.

            Faço esse registro sobretudo pela repercussão, em todo o País, da divulgação dos trabalhos tanto de plenário, quanto das comissões desta Casa. Exalto a forma pela qual a equipe que coordena o programa Voz do Brasil, particularmente do Senado Federal, tem exercido esse trabalho, com grande profissionalismo, fazendo com que os fatos cheguem, de forma correta e transparente, ao conhecimento da opinião pública.

            Os resultados estão aqui, em relatório assinado pelo Jornalista Fernando César Mesquita, Diretor da Secretaria de Comunicação Social, do Senado Federal. Segundo este relatório, além do registro das atividades parlamentares no plenário e nas comissões, o programa Voz do Brasil procura canalizar as expectativas e manifestações da opinião pública do nosso País, razão pela qual recebe inúmeras correspondências de todo o Brasil.

            Tenho em mãos algumas das correspondências que me foram encaminhadas. Examinando-as, percebe-se a preocupação que tem a opinião pública em oferecer sugestões aos Parlamentares, aos Senadores, inclusive no que se refere ao aperfeiçoamento da divulgação dos trabalhos do Senado Federal. Os temas tratados nas correspondências giram em torno de várias questões, mas tratam principalmente das preocupações da população em relação às atividades do Poder Legislativo e do Poder Executivo. Cartas e mais cartas têm chegado. Tenho a impressão de que elas poderiam servir de orientação para a condução das nossas atividades, porque certamente refletem o pensamento de parcela considerável da opinião pública. Ao contrário do que se imagina, a população está lá, em seus municípios, em suas roças, em seus distritos, de rádio de pilha no ouvido, acompanhando os trabalhos e as atividades dos Senadores através do Programa Voz do Brasil.

            Por esta razão, Sr. Presidente, Srs. Senadores, reforço a importância que tem a Voz do Brasil: pela oportunidade que propicia à opinião pública, de norte a sul, de acompanhar as atividades dos Senadores da República. Certamente, mediante as informações levadas a toda a população brasileira, o cidadão tem a oportunidade de acompanhar passo a passo o que nós, Senadores, fazemos nesta Casa.

            A meu ver, essa novidade instituída no Programa Voz do Brasil, de permitir que a população escreva, que ofereça sugestões, que contribua com a sua crítica sobre a atuação do Senado Federal e de todos os Senadores serve sem dúvida alguma como parâmetro, como diretriz, para que no exercício da nossa função possamos cada vez mais nos identificar com os anseios populares e com as expectativas da opinião pública.

            É o registro que faço, Sr. Presidente, para demonstrar o grande profissionalismo com que os jornalistas e técnicos que compõem a Secretaria de Comunicação Social, particularmente no Senado Federal, trabalham para que cheguem, de forma transparente, à opinião pública as informações sobre nossos trabalhos. Dessa forma - e isso é o mais importante - o povo pode escrever, manifestar-se, criticar e também aplaudir a atuação dos Senadores da República.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/10/1995 - Página 1294