Discurso no Senado Federal

PONTOS DE EXCELENCIA DA MEDICINA BRASILEIRA. ELOGIOS AO CENTRO BRASILEIRO DE CIRURGIA DOS OLHOS DIRIGIDO PELO DR. MARCOS AVILA, EM GOIANIA.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • PONTOS DE EXCELENCIA DA MEDICINA BRASILEIRA. ELOGIOS AO CENTRO BRASILEIRO DE CIRURGIA DOS OLHOS DIRIGIDO PELO DR. MARCOS AVILA, EM GOIANIA.
Publicação
Publicação no DSF de 09/02/1996 - Página 1525
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • ELOGIO, EVOLUÇÃO, MEDICINA, BRASIL, CITAÇÃO, CENTRO DE SAUDE, OFTALMOLOGIA, MUNICIPIO, GOIANIA (GO), ESTADO DE GOIAS (GO).

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL-BA. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, há coisas que, na realidade, enchem de orgulho os brasileiros. V. Exª está, neste instante, ao lado de um grande médico, e, conseqüentemente, isso lhe dá mais autoridade para realçar o assunto que vou tratar.

A medicina brasileira tem pontos de excelência muito importantes e hoje se rivaliza com alguns centros, em especialidade, no mundo inteiro.

Primeiro, São Paulo se distinguia em vários aspectos, sobretudo na cardiologia, em particular, na cirurgia cardíaca. O Rio de Janeiro e a Bahia também se adiantaram muito em todos os aspectos da medicina, de um modo geral.

Por indicação de médicos baianos, fui a Goiânia e posso trazer um depoimento a respeito de um centro de excelência nessa cidade: o Centro Brasileiro de Cirurgia dos Olhos, dirigido pelo Dr. Marcos Ávila. É uma instituição que merece o respeito da medicina brasileira, composta, de modo geral, de jovens médicos, onde não vi, como se discutia hoje pela manhã, nenhum PhD - provavelmente não havia - mas os melhores especialistas, todos eles realizando uma medicina de Primeiro Mundo, que talvez não possa ser comparado à de nenhum Estado do Brasil.

Eu, que vejo na Bahia o avanço da medicina, onde surgiu a primeira escola médica do País e de onde saíram tantos vultos ilustres da medicina e se espalharam pelo Brasil inteiro - alguns, inclusive, estão estagiando naquele centro médico goiano - fiquei orgulhoso de ser brasileiro e muito feliz de ver o sucesso de Goiás, da sua capital, com esse Centro de Cirurgia dos Olhos.

Devo dizer a V. Exª que esse centro de excelência médica merecia que eu fizesse esse registro, porque acho que esses pontos devem ser distinguidos para que não se fique apenas no apoio técnico científico ao Sudeste brasileiro e se olhe para outras partes do País. O CNPq privilegia, com bolsas de estudo, apenas os estudantes de São Paulo e do Rio de Janeiro, quando na realidade já temos centros de excelência em toda parte. Temos aqui em Brasília, temos já na Bahia e já está se fazendo no Maranhão o Hospital Sarah, que é também um centro de excelência. Temos a cirurgia cardíaca na Bahia, que também já está se realizando em outros pontos do Brasil. Todos aprenderam em São Paulo com Zerbini e com Jatene.

Portanto, vim aqui registrar que hoje Goiânia se salienta no Brasil, juntamente com Campinas, como um dos maiores centros da América Latina em cirurgia de olhos. Fico feliz em fazer esse registro neste Senado, que é uma Casa do povo brasileiro, salientando que essa distinção para com Goiânia, eu a faço também em relação aos ilustres Senadores desta Casa que têm realmente motivo de se orgulhar da medicina do seu Estado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/02/1996 - Página 1525