Discurso no Senado Federal

FALA DA NECESSIDADE DE DEFINIÇÃO DO CONGRESSO NACIONAL, PERANTE A NAÇÃO, DA SUA ATITUDE EM FACE DA CRISE QUE O PAIS VEM ATRAVESSANDO, CRIADA COM A RENUNCIA DE JANIO QUADROS. DECLARA QUE DEVERA HAVER A POSSE DO SR. JOÃO GOULART, PORQUE ESTA FOI A VONTADE MANIFESTADA NAS URNAS PELO POVO. CRITICA A MENSAGEM, NO MINIMO INCONSTITUCIONAL, ENVIADA AO CONGRESSO, PELO PRESIDENTE EM EXERCICIO DO BRASIL, DEPUTADO RANIERI MAZZILI, QUE DIZ: 'EM FACE DA RENUNCIA DE JANIO, E ANTE A CONJUNTURA POLITICA NA QUAL NOS VEMOS, ACHAM OS SRS. MINISTROS MILITARES, QUE É DE TODO INCONVENIENTE, NO MOMENTO, A VINDA DO SR. JOÃO GOULART PARA O PAIS, A FIM DE ASSUMIR A POSIÇÃO QUE A CONSTITUIÇÃO LHE ASSEGURA'.

Autor
Cunha Mello (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/AM)
Nome completo: Leopoldo Tavares Cunha Mello
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DEMOCRATICO. POLITICA NACIONAL.:
  • FALA DA NECESSIDADE DE DEFINIÇÃO DO CONGRESSO NACIONAL, PERANTE A NAÇÃO, DA SUA ATITUDE EM FACE DA CRISE QUE O PAIS VEM ATRAVESSANDO, CRIADA COM A RENUNCIA DE JANIO QUADROS. DECLARA QUE DEVERA HAVER A POSSE DO SR. JOÃO GOULART, PORQUE ESTA FOI A VONTADE MANIFESTADA NAS URNAS PELO POVO. CRITICA A MENSAGEM, NO MINIMO INCONSTITUCIONAL, ENVIADA AO CONGRESSO, PELO PRESIDENTE EM EXERCICIO DO BRASIL, DEPUTADO RANIERI MAZZILI, QUE DIZ: 'EM FACE DA RENUNCIA DE JANIO, E ANTE A CONJUNTURA POLITICA NA QUAL NOS VEMOS, ACHAM OS SRS. MINISTROS MILITARES, QUE É DE TODO INCONVENIENTE, NO MOMENTO, A VINDA DO SR. JOÃO GOULART PARA O PAIS, A FIM DE ASSUMIR A POSIÇÃO QUE A CONSTITUIÇÃO LHE ASSEGURA'.
Aparteantes
Argemiro de Figueiredo, Leônidas de Mello, Nogueira da Gama, Paulo Fender, Salviano Leite, Sérgio Marinho, Victorino Freire, Vivaldo Lima.
Publicação
Publicação no DCN2 de 30/08/1961 - Página 1859
Assunto
Outros > ESTADO DEMOCRATICO. POLITICA NACIONAL.
Indexação
  • NECESSIDADE, DEFINIÇÃO, ATUAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, RESPOSTA, CRISE, EPOCA, RENUNCIA, JANIO QUADROS, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OBJETIVO, MANUTENÇÃO, ORDEM PUBLICA, EXATIDÃO, CUMPRIMENTO, CONSTITUIÇÃO FEDERAL, GARANTIA, FORÇAS ARMADAS, POSSE, JOÃO GOULART, VICE-PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • CRITICA, INCONSTITUCIONALIDADE, MENSAGEM PRESIDENCIAL, AUTORIA, RANIERI MAZZILLI, PRESIDENTE DA REPUBLICA, INTERINO, PERIODO, RENUNCIA, JANIO QUADROS, PRESIDENTE, OBJETIVO, INFORMAÇÃO, POSIÇÃO, MINISTRO MILITAR, OPOSIÇÃO, POSSE, JOÃO GOULART, VICE-PRESIDENTE, PRESIDENCIA DA REPUBLICA.
Texto integral não disponível!