Discurso no Senado Federal

REPUDIO AO ASSASSINATO DA LIDER E TRABALHADORA RURAL NEIRE REJANE DOS SANTOS GUIMARÃES, OCORRIDO NO DIA 6 DE SETEMBRO ULTIMO, NO MUNICIPIO DE MÃE-DO-RIO/PA.

Autor
José Eduardo Dutra (PT - Partido dos Trabalhadores/SE)
Nome completo: José Eduardo de Barros Dutra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
JUDICIARIO.:
  • REPUDIO AO ASSASSINATO DA LIDER E TRABALHADORA RURAL NEIRE REJANE DOS SANTOS GUIMARÃES, OCORRIDO NO DIA 6 DE SETEMBRO ULTIMO, NO MUNICIPIO DE MÃE-DO-RIO/PA.
Publicação
Publicação no DSF de 10/09/1996 - Página 15597
Assunto
Outros > JUDICIARIO.
Indexação
  • REPUDIO, CRIME, HOMICIDIO, NEIRE REJANE DOS SANTOS GUIMARÃES, LIDER, TRABALHADOR RURAL, MUNICIPIO, MÃE DO RIO (PA), ESTADO DO PARA (PA), SOLICITAÇÃO, NELSON JOBIM, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), PROVIDENCIA, GARANTIA, PROTEÇÃO, NONATO GUIMARÃES, EX-DEPUTADO, VITIMA, AMEAÇA, MORTE.
  • DEFESA, NECESSIDADE, PROVIDENCIA, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), EXTINÇÃO, IMPUNIDADE, CRIMINOSO, MOTIVO, LUTA, POSSE, TERRAS, PAIS, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DO PARA (PA).

O SR. JOSÉ EDUARDO DUTRA (PT-SP. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, lamento ter a tarefa de comunicar à Casa o assassinato de Neire Rejane dos Santos Guimarães, ocorrido no município de Mãe-do-Rio, no Estado do Pará, na noite do dia 6 de setembro.

Neire Rejane era esposa de Nonato Guimarães, ex-Deputado Estadual do PT e atual sindicalista na região. Neire era a principal liderança das mulheres trabalhadoras rurais no nordeste do Pará.

Nonato estava ultimamente engajado numa campanha pela punição dos assassinos do advogado Paulo Fonteles, assassinado há alguns anos naquela região.

Os assassinos foram julgados culpados na semana passada. O filho de um dos pistoleiros foi avisado do assassinato de Neire Rejane pelo próprio prefeito de Mãe-do-Rio, o que é, no mínimo, suspeito.

As informações que temos são no sentido de que ela foi assassinada em casa, na frente dos filhos. E tudo indica que o pistoleiro esteve lá para matá-la e ao seu marido, Nonato Guimarães, que não se encontrava em casa naquele momento.

As lideranças do PT na Câmara e no Senado estão solicitando uma audiência com o Ministro da Justiça, Dr. Nelson Jobim, para exigir um basta a essa situação de impunidade quanto a esses assassinatos naquela região, e também para obter a proteção de vida ao ex-Deputado Nonato Guimarães porque, como informamos anteriormente, tudo indica que o pistoleiro que compareceu à sua casa estava com a incumbência de assassinar os dois.

Gostaríamos, pois, neste momento, de expressar mais uma vez o nosso repúdio a esse ato, e cobrar do Ministro da Justiça medidas definitivas, no sentido de se acabar com a impunidade de assassinos dessa natureza e também dar proteção ao companheiro Nonato Guimarães, que se encontra ameaçado de morte naquela região, em função da sua atuação política decisiva ao lado dos trabalhadores.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/09/1996 - Página 15597