Discurso no Senado Federal

DEFENDENDO A IMPLANTAÇÃO DE LINHA DE TRANSMISSÃO DE SANTA HELENA, NA VENEZUELA, ATE BOA VISTA PARA ACABAR COM O RACIONAMENTO DE ENERGIA ELETRICA NO ESTADO DE RORAIMA.

Autor
Romero Jucá (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENERGIA ELETRICA.:
  • DEFENDENDO A IMPLANTAÇÃO DE LINHA DE TRANSMISSÃO DE SANTA HELENA, NA VENEZUELA, ATE BOA VISTA PARA ACABAR COM O RACIONAMENTO DE ENERGIA ELETRICA NO ESTADO DE RORAIMA.
Publicação
Publicação no DSF de 13/09/1996 - Página 16127
Assunto
Outros > ENERGIA ELETRICA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, JOSE ANTONIO MUNIZ LOPES, PRESIDENTE, CENTRAIS ELETRICAS DO NORTE DO BRASIL S/A (ELETRONORTE), RAIMUNDO BRITO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), ATENDIMENTO, URGENCIA, IMPLANTAÇÃO, LINHA DE TRANSMISSÃO, ENERGIA ELETRICA, LIGAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE RORAIMA (RR), GARANTIA, SUPRIMENTO, ENERGIA, REGIÃO.

O SR. ROMERO JUCÁ (PFL-RR. Para comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, há alguns dias, Boa Vista sofreu grave racionamento de energia, tendo passado vários dias com a capacidade geradora e distribuidora de energia reduzida a cerca de 30%. Tal fato só ampliou a nossa certeza de que esta questão da energia elétrica, em Roraima, especificamente em Boa Vista, tem sido um extremo gargalo a tolher nosso processo de desenvolvimento.

Por isso mesmo, procuramos o Presidente da Eletronorte, Dr. José Antonio Muniz Lopes, e também o Ministro das Minas e Energia, Sr. Raimundo Brito, membro do PFL. Com ambos discutimos a viabilidade do atendimento emergencial no caso da energia de Boa Vista, através de uma linha de transmissão da Venezuela - não a linha de transmissão de Guri, que queremos para ligar até Manaus -, uma linha alternativa que atenderia apenas a partir da fronteira da Venezuela com o Brasil, do BV-8, até a capital de Roraima, Boa Vista. Essa linha é factível, mais do que isso; já existe estudo, viabilizado pela Eletronorte através do trabalho competente não só do seu Presidente, José Antonio Muniz Lopes, mas, também, do Superintendente da Eletronorte, em Roraima, engenheiro Valdemar Johansen.

Os custos estão previstos em torno de R$35 milhões. Para atender Boa Vista e grande parte do Estado será preciso construir em 240Km, de Santa Elena, na Venezuela, até Boa Vista, uma linha de 230kw, com capacidade de transporte sem correção de 180MVA. Esse atendimento seria feito em um ano e meio, mas atenderia Roraima nos próximos 20 anos.

Temos a certeza de que com a visão progressista e comprometida do Sr. Ministro Raimundo Brito com a Amazônia bem como com a do Presidente da Eletronorte, será possível colocar recursos federais, ainda este ano. Trata-se de emendas na Comissão de Infra-Estrutura do Senado e também na Bancada Federal de Roraima para que, efetivamente, possamos, a partir do próximo ano, iniciar a construção dessa linha de transmissão que representará, sem dúvida nenhuma, a redenção do processo de desenvolvimento do nosso Estado.

Eu gostaria de fazer esse registro do estudo apresentado ao Sr. Ministro das Minas e Energia e registrar, também, que o Sr. Ministro garantiu prioridade na alocação de recursos e na discussão técnica dentro da Eletrobrás e da Eletronorte para a linha de transmissão de Santa Elena a Boa Vista em 230 kw que atenderá à demanda do nosso Estado pelos próximos 20 anos.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/09/1996 - Página 16127