Discurso no Senado Federal

HOMENAGENS PELO FALECIMENTO DO PREFEITO DE MOSSORO, (RN), SR. JERONIMO DIX-HUIT ROSADO.

Autor
Geraldo Melo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RN)
Nome completo: Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGENS PELO FALECIMENTO DO PREFEITO DE MOSSORO, (RN), SR. JERONIMO DIX-HUIT ROSADO.
Aparteantes
Lúcio Alcântara, Ney Suassuna.
Publicação
Publicação no DSF de 25/10/1996 - Página 17645
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JERONIMO DIX-HUIT ROSADO, PREFEITO, MUNICIPIO, MOSSORO (RN), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN).

O SR. GERALDO MELO (PSDB-RN. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na última terça-feira, em Mossoró, Rio Grande do Norte, faleceu o prefeito daquela cidade, Sr. Jerônimo Dix-Huit Rosado Maia. Creio que o fato não pode passar sem um registro e uma palavra nesta Casa a que um dia o ex-prefeito pertenceu.

Dix-Huit era o nordestino típico de uma determinada época e de um determinado momento daquela região. Era, como seu nome indica, o décimo oitavo filho de uma família que teve vinte e um. Era, também, o filho de uma família de nordestinos que tinha necessidade de expressar a importância da interface cultural entre nós, brasileiros, e a cultura francesa. Pertencia a uma família cujos filhos homens todos se chamavam Gerônimo e as mulheres, Isaura. O que distinguia um do outro era a numeração de cada um, registrada em francês. Na verdade, ele integrou uma família importante de políticos do Rio Grande do Norte.

Seu irmão, Dix-Sept, o décimo sétimo, foi governador do Rio Grande do Norte, eleito em 1950, empossado em janeiro de 1951 e morto em julho do mesmo ano, num acidente de avião ocorrido em Aracaju.

Seu irmão, Vingt Rosado, o vigésimo dos filhos, além de Prefeito, Vereador, Deputado Estadual, foi Deputado Federal por aproximadamente vinte anos.

E, finalmente, ele próprio, Dix-Huit, médico, coronel reformado da Polícia Militar, fora Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador da República, Prefeito da cidade de Mossoró por três vezes, Presidente Nacional do INDA - Instituto Nacional do Desenvolvimento Agrário. Viveu experiências políticas importantes e, talvez, a mais marcante tenha sido a de ter integrado a comitiva do Presidente João Goulart, naquela viagem que se incorporou à História do Brasil, quando Sua Excelência visitou oficialmente a China. Dix-Huit Rosado, então Senador da República, integrava aquela comitiva, e partilhou com o então Presidente João Goulart as tensões, as emoções, os riscos, os momentos intensos vividos, não só pelo Presidente João Goulart, mas por todos seus companheiros de viagem.

Dix-Huit Rosado não realizou um dos seus grandes sonhos, o de ser governador do Estado, sentando-se na cadeira que um dia se sentara o seu irmão Dix-Sept Rosado. Mas conseguiu viver intensamente, representar um momento importante da política do Rio Grande do Norte, participar de momentos importantes da política do Rio Grande do Norte em várias fases da nossa vida e da nossa história. E sobretudo conseguiu orgulhar-se de ser prefeito por três vezes da sua cidade amada, a cidade de Mossoró. Dix-Huit gostava de referir-se a si próprio como prefeito como o Velho Alcaide.

Hoje trago a esta Casa a minha homenagem de quem fui companheiro algumas vezes, correligionário durante certos períodos, adversário em outros. Mas cultivando sempre e invariavelmente uma relação de admiração e de respeito que sei terem sido recíprocos de sua parte.

O Sr. Lúcio Alcântara - Permite-me V. Exª um aparte, nobre Senador Geraldo Melo?

O SR. GERALDO MELO - Pois não, nobre Senador Lúcio Alcântara.

O Sr. Lúcio Alcântara - Eu gostaria apenas de trazer também a minha palavra de pesar ao Estado do Rio Grande do Norte, à cidade de Mossoró, à família do Senador Dix-Huit Rosado, porque tive o privilégio de conviver com S. Exª, e posso dizer que se trata de um homem com espírito público, um homem com vocação para a vida pública. Exerceu os vários cargos que V. Exª. mencionou e morreu como Prefeito de Mossoró. Venceu a última eleição numa batalha dura e difícil. Era homem de idade, com problemas cardíacos, e teve uma vitória consagradora. Tivemos oportunidade, no dia 1º de janeiro de 1993, de estarmos juntos, V. Exª, eu e mais o ex-Deputado e ex-Governador Aluizio Alves e o Deputado Henrique Alves, para assistirmos à posse de Dix-Huit na Prefeitura de Mossoró. E ali, ainda hoje rememorávamos, houve um embate político relacionado à Câmara de Vereadores, e a posse terminou demorando algumas horas para que viesse a ocorrer. Mas era um homem de muita fibra, de muita coragem, de muita disposição, e que realmente prestou muitos serviços ao Estado do Rio Grande do Norte. Queria também trazer aqui a minha palavra de saudade, como amigo que fui, e o nosso preito pela sua vida pública, sua vida familiar, como cidadão de uma família tradicional na vida pública do Rio Grande do Norte. E V. Exª faz muito bem em fazer aqui esse registro, porque ele de fato merece.

O SR. GERALDO MELO - Agradeço o aparte de V. Exª, que incorporo integralmente ao meu discurso, fazendo questão de consignar que ele faz justiça à memória do Prefeito Dix-Huit Rosado.

Hoje, entendi, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, que deveria trazer a esta Casa o testemunho desta minha homenagem, o registro da sua morte, pedindo ao Senado que, em nome da Casa, faça chegar à família de Dix-Huit Rosado, também, a manifestação de pesar desta Casa, onde, um dia, ele chegou por oito anos e por oito aqui ficou e honrou a representação do Rio Grande do Norte.

O Sr. Ney Suassuna - Permite-me V. Exª um aparte, Senador Geraldo Melo?

O SR. GERALDO MELO - Concedo o aparte a V. Exª, com muito prazer.

O Sr. Ney Suassuna - Senador Geraldo Melo, também queria solidarizar-me com V. Exª. Sou conhecedor da história de Dix-Huit Rosado e, por muitos anos, morei nos limites da Paraíba com o Rio Grande do Norte, em Catolé do Rocha e em Patu. Sei quão importante foi Dix-Huit Rosado para aquela região, principalmente para a grande região de Mossoró. Quero solidarizar-me com os pêsames de V. Exª e também dizer que lamento profundamente o fato de o Rio Grande do Norte ter perdido uma personalidade como a de Dix-Huit Rosado.

O SR. GERALDO MELO - Muito obrigado, Senador Ney Suassuna. O depoimento de V. Exª enriquece ainda mais o meu pronunciamento, partindo de alguém que cresceu enriquecido pela poeira da Paraíba, misturada com a poeira do oeste do Rio Grande do Norte.

Sr. Presidente, concluo dizendo que, hoje, Dix-Huit Rosado morreu como desejava, ou seja, podendo dizer de si próprio que continuava sendo o velho alcaide de Mossoró. Hoje, Dix-Huit repousa na paz do ventre da sua cidade e deixa a história da sua vida e o seu exemplo para se incorporarem à história política do Rio Grande do Norte.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/10/1996 - Página 17645