Discurso no Senado Federal

CONGRATULANDO-SE COM O DR. CAMPOS DA PAZ, DIRETOR DA REDE HOSPITALAR SARAH KUBITSCHEK, PELA QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO A SAUDE QUE PRESTA.

Autor
Valmir Campelo (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/DF)
Nome completo: Antônio Valmir Campelo Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • CONGRATULANDO-SE COM O DR. CAMPOS DA PAZ, DIRETOR DA REDE HOSPITALAR SARAH KUBITSCHEK, PELA QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO A SAUDE QUE PRESTA.
Aparteantes
Carlos Patrocínio, Ramez Tebet.
Publicação
Publicação no DSF de 30/11/1996 - Página 19421
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • ELOGIO, QUALIDADE, ATUAÇÃO, REDE NACIONAL DE HOSPITAIS DA MEDICINA DO APARELHO LOCOMOTOR, CAPITAL FEDERAL, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DA BAHIA (BA), ESTADO DO MARANHÃO (MA), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), EXCEÇÃO, PRECARIEDADE, SITUAÇÃO, SAUDE PUBLICA, BRASIL.
  • DEFESA, CONTINUAÇÃO, DESTINAÇÃO, RECURSOS ORÇAMENTARIOS, REDE NACIONAL DE HOSPITAIS DA MEDICINA DO APARELHO LOCOMOTOR, RESULTADO, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, PARCERIA, SETOR PRIVADO, CONTRATO, GESTÃO.

O SR. VALMIR CAMPELO (PTB-DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, vou referir-me ao outro lado da moeda. O nobre Senador Carlos Patrocínio fez um belíssimo pronunciamento mostrando a situação caótica dos hospitais e da Saúde em nosso País. Vou elogiar esse mesmo setor, referindo-me a uma rede de hospitais que é destaque não só em Brasília, não só no Brasil, mas no mundo inteiro: a Rede Sarah Kubitschek, e V. Exª, nobre Senador Carlos Patrocínio, como médico, há de concordar comigo, porque é conhecedor da boa execução dos serviços prestados por essa instituição.

A imprensa tem noticiado, com incômoda freqüência, inúmeras tragédias provocadas pelo mal-atendimento nos hospitais brasileiros nas redes pública e privada. A morte de recém-nascidos por infecção hospitalar em Roraima, o caso dos idosos da Clínica Santa Genoveva, no Rio de Janeiro, ou as vítimas de hemodiálise em Caruaru, Pernambuco, para citar os que vieram a público, são exemplos pungentes de que a Saúde no Brasil, de um modo geral, como disse o nobre Senador Carlos Patrocínio, encontra-se em coma profundo.

O quadro é desesperador, mas, graças à Deus, ainda existem exceções.

A Rede Sarah de Hospitais do Aparelho Locomotor é uma feliz exceção à regra no atendimento à saúde em nosso País. Constituída de quatro unidades hospitalares, situadas nas cidades de Brasília, Salvador, São Luís e Belo Horizonte, além de outras duas em fase de construção, em Fortaleza e Natal, a Rede Sarah é realmente uma ilha de excelência, ou melhor, um arquipélago de excelência, em meio ao caos que impera em nosso sistema de saúde como um todo.

A Rede Sarah consolida com muita competência um modelo de atendimento que é exemplo para o mundo, fazendo retornar o imposto pago pelo cidadão sob a forma de assistência médica qualificada, bem como através de pesquisas e atividades educacionais de alto nível.

Operando com recursos advindos exclusivamente da União, a Rede Sarah representa uma grata surpresa na área de medicina do aparelho locomotor, figurando entre os melhores hospitais do mundo, pela excelência e eficácia dos tratamentos que oferece.

Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a qualidade dos serviços oferecidos dos Hospitais Sarah Kubitschek não constitui nenhuma mágica; muito pelo contrário, o tratamento criterioso dedicado a cada paciente e a política cotidiana de respeito ao cidadão, que demanda seus serviços, são princípios e objetivos perseguidos há mais de vinte anos. É o resultado do engajamento de profissionais voltados para um mesmo ideal, para a mesma filosofia de prestar sempre o melhor serviço - princípios hoje consagrados como prática de vida pela equipe Sarah.

Na verdade, a "mágica" do Sarah é pura e simplesmente dedicação. A filosofia da Rede não contempla o lucro como finalidade da prática médica. Seus profissionais devotam dedicação exclusiva à Instituição e, por extensão, ao paciente. Na Rede Sarah o médico não pode atuar de um lado e de outro, ou seja, prestar serviços no setor público e no setor privado ao mesmo tempo.

Numa cultura médica que cultua o lucro como medida e fim da atividade hospitalar, é um privilégio contar com uma instituição como a Rede Sarah, que, mesmo sofrendo cortes sistemáticos nos montantes que são destinados pela União, consegue elevar cada vez mais o seu padrão de atendimento.

A internacionalmente conhecida excelência dos tratamentos e assistência dos Hospitais Sarah, a meu ver, constituem argumentos mais que suficientes para justificar uma mudança de postura do Ministério da Saúde, que precisa priorizar a alocação de recursos para a Instituição, ao invés de cortá-los como vem fazendo atualmente.

O Sr. Ramez Tebet - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. VALMIR CAMPELO - Ouço com muita atenção V. Exª.

O Sr. Ramez Tebet - Senador Valmir Campelo, quero apenas, aproveitando a oportunidade e a excelência do seu pronunciamento, manifestar e deixar registrado, nos Anais desta Casa, o meu testemunho de que o Hospital Sarah Kubitschek está a serviço do Brasil. Digo isso porque represento aqui, no Senado da República, Mato Grosso do Sul. Tenho recebido a maior atenção todas as vezes em que me dirijo à administração desse hospital, procurando encaminhar pacientes do meu Estado, que buscam abrigo e tratamento. Temos conseguido internações. O Hospital Sarah Kubitschek não atende somente a população de Brasília, mas de todo o Brasil. Aproveito a oportunidade de seu discurso para, através deste aparte, registrar meus agradecimentos ao Hospital Sarah Kubitschek por estar atendendo ao Brasil e, particularmente, ao meu Estado, Mato Grosso do Sul. Ao Professor Campos da Paz, a toda a sua equipe, a todos os funcionários, do mais humilde ao mais categorizado, aos médicos, o agradecimento do Estado de Mato Grosso, o qual junta a sua voz no reconhecimento a esse grande hospital que muito tem feito pela medicina e pelos que dele necessitam. Muito obrigado.

O SR. VALMIR CAMPELO - Agradeço a V. Exª pelo testemunho, que incorporo, com muito prazer, ao meu discurso.

Apesar dos sucessivos cortes no orçamento, Srª Presidente, os profissionais da Rede Sarah têm conseguido ampliar os serviços prestados à população. Nos últimos três anos, os hospitais da Rede atenderam 1,2 milhão de pacientes e mais 411 mil novos pacientes estão iniciando tratamento. No mesmo período, foram executados 300 mil procedimentos médicos-hospitalares e 790 mil exames complementares.

São números eloqüentes, Srª Presidente, que indicam o acerto de um novo modelo de administração pública, os chamados Contratos de Gestão, que, no caso do Sarah, foi firmado em 1991, pela sociedade mantenedora dos hospitais, a Associação das Pioneiras Sociais, e a União.

A parceria, neste caso, produziu resultados incontestavelmente positivos. Deve e pode ser adotada em outros setores, onde a ação do Governo tem-se revelado ineficiente e onerosa, como nos hospitais públicos, por exemplo.

Soluções criativas, dedicação e seriedade foram, na minha opinião, as armas da Rede Sarah para conquistar o lugar de destaque que hoje ocupa no mundo, no setor de Ortopedia.

Para se ter uma idéia do sucesso dos hospitais da Rede Sarah, basta dizer que os trabalhos científicos desenvolvidos pelos seus pesquisadores acabam de ser incluídos numa publicação denominada Mercer's Orthopaedic, considerada a bíblia científica de Ortopedia dos países da língua inglesa. Em todo o mundo, os médicos ortopedistas realmente bem informados têm essa publicação como manual.

O Sr. Carlos Patrocínio - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. VALMIR CAMPELO - Com muita atenção, ouço V. Exª.

O Sr. Carlos Patrocínio - Nobre Senador Valmir Campelo, também gostaria de fazer coro ao pronunciamento de V. Exª. Evidentemente, conforme frisou, a Organização Sarah Kubitschek, com as suas unidades em São Luís, Belo Horizonte, Salvador e Brasília, constitui um arquipélago de excelência de prestação de serviços nesse mar de tantas dificuldades que enfrenta o restante dos hospitais brasileiros. Também quero apresentar as minhas congratulações aos dirigentes do Hospital Sarah Kubitschek, ao Dr. Aloysio Campos da Paz, à Instituição das Pioneiras Sociais, pela excelência desse serviço prestado à comunidade brasileira. O Estado do Tocantins tem sido muito bem atendido nas suas reivindicações junto ao Sarah Kubitschek. Aliás, creio que a excelência do seu trabalho já ultrapassou as fronteiras da nossa pátria e até doentes de outras nações procuram seus serviços. Portanto, faz muito bem V. Exª em enaltecer e elogiar a qualidade do serviço que presta o Hospital Sarah Kubitschek, e que é, podemos dizer assim, um privilegiado quanto à alocação de recursos. Devemos ter em mente que jamais poderemos deixar faltar, no Orçamento da União, os repasses necessários para que o Sarah Kubitschek continue sendo sempre uma instituição médico-hospitalar exemplar para o Brasil. Portanto, congratulo-me com o seu pronunciamento.

O SR. VALMIR CAMPELO - E eu recebo, com muito prazer, as palavras criteriosas de V. Exª, não só como Senador da República, mas como médico que realmente conhece a sua profissão e que é atuante no seu Estado. Tenho absoluta certeza de que esse é o pensamento de todos nós, no Senado Federal, porque somos testemunhas do trabalho dessa instituição. Fico muito grato com as palavras de V. Exª, nobre Senador Carlos Patrocínio, pelo conhecimento que tem sobre o assunto.

Continuo, Srª Presidente.

Como se vê, mesmo com o descaso de nossas autoridades para com a Saúde no Brasil, existem centros de excelência que comprovam o sucesso da parceria entre o Governo e o setor privado. O Sarah é o maior exemplo disso.

A administração competente e dedicada da Rede Sarah, tendo à frente o internacionalmente festejado Dr. Aloysio Campos da Paz Júnior, é o exemplo definitivo de que a Saúde no Brasil tem jeito. O que é preciso é dedicação, seriedade, competência e, acima de tudo, criatividade.

Era o que tinha a dizer, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/11/1996 - Página 19421