Discurso no Senado Federal

APOIO AO MANIFESTO DA BANCADA FEMININA DO CONGRESSO NACIONAL DE REPUDIO AS DECLARAÇÕES PRECONCEITUOSAS DO PRESIDENTE DO SEBRAE, SR. PIO GUERRA, EM RELAÇÃO A SENADORA BENEDITA DA SILVA.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DISCRIMINAÇÃO RACIAL.:
  • APOIO AO MANIFESTO DA BANCADA FEMININA DO CONGRESSO NACIONAL DE REPUDIO AS DECLARAÇÕES PRECONCEITUOSAS DO PRESIDENTE DO SEBRAE, SR. PIO GUERRA, EM RELAÇÃO A SENADORA BENEDITA DA SILVA.
Publicação
Publicação no DSF de 13/12/1996 - Página 20342
Assunto
Outros > DISCRIMINAÇÃO RACIAL.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, MANIFESTO, BANCADA, MULHER, CONGRESSO NACIONAL, REPUDIO, DECLARAÇÃO, DISCRIMINAÇÃO RACIAL, PRESIDENTE, SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE), AGRESSÃO, BENEDITA DA SILVA, SENADOR.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, BENEDITA DA SILVA, SENADOR.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Senadora Emilia Fernandes, Srªs e Srs. Senadores, eu estava em viagem aos Estados Unidos para observar os trabalhos da ONU, nas últimas semanas, bem como para fazer palestras na Universidade do Texas, A&M, quando ocorreu um episódio aqui no Brasil, a respeito do qual a Bancada feminina do Congresso Nacional ontem manifestou a sua solidariedade em virtude de declarações do novo Presidente do Conselho Nacional do Sebrae, Pio Guerra, que fez uma declaração, que considero preconceituosa, em relação à Senadora Benedita da Silva. Gostaria de também externar o meu apoio ao manifesto encaminhado ontem pelas Srªs Deputadas Federais e Senadoras do Congresso Nacional à Senadora Benedita da Silva, em que expressam que:

      É lamentável que ainda tenhamos, no nosso país, manifestações preconceituosas como esta de que foi alvo a Senadora Benedita da Silva. Declarações desta natureza empobrecem o processo de democratização e enodoam a pluralidade de origens da qual somos feitos.

Gostaria que fosse registrado na íntegra esse manifesto e, ao mesmo tempo, de expressar o quanto considero a Senadora Benedita da Silva pessoa excepcionalmente bela, por dentro e por fora. É ela uma pessoa, que, ao longo de sua vida, tem demonstrado o que é o sentido maior da solidariedade e da luta por aqueles que lhe são próximos, pelo povo brasileiro e, sobretudo, por aqueles que Benedita da Silva conheceu tão proximamente nos morros do Rio de Janeiro.

A Senadora Benedita da Silva é hoje não apenas um símbolo brasileiro mas internacional da luta pelos direitos da população excluída, da população negra, e não foi à toa que um líder da envergadura do Senador eleito Jesse Jackson, dos Estados Unidos, quando aqui esteve, no mês passado, fez questão de visitar, de estar junto à Senadora Benedita da Silva, por compreender o papel excepcional que ela tem no resgate da luta do povo oprimido no Brasil.

Deveria o Presidente do Conselho Nacional do Sebrae, que inclusive tem a obrigação, a responsabilidade de pensar nas pequenas, nas médias empresas, afinal de contas o Sebrae é uma entidade que cuida das empresas de menor envergadura, deveria justamente ele compreender o sentido maior da luta e da beleza da luta da Senadora Benedita da Silva, que tem sido capaz de encaminhar projetos ao Congresso Nacional de grande importância para o resgate da cidadania de categorias como a das empregadas domésticas, mas também de todo o povo negro.

No ano passado, quando rememoramos os trezentos anos da morte de Zumbi dos Palmares, tivemos em Benedita da Silva a pessoa que, dentro do Senado Federal, mais contribuiu para o resgate da memória de Zumbi dos Palmares, colocando nos devidos termos o quão importante foi a luta dele para que haja neste País liberdade, igualdade e democracia para todos os brasileiros.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/12/1996 - Página 20342