Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM POSTUMA AO SENADOR DARCY RIBEIRO, NO TRANSCURSO DO PRIMEIRO ANO DE SUA MORTE.

Autor
Sebastião Bala Rocha (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AP)
Nome completo: Sebastião Ferreira da Rocha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM POSTUMA AO SENADOR DARCY RIBEIRO, NO TRANSCURSO DO PRIMEIRO ANO DE SUA MORTE.
Aparteantes
Eduardo Suplicy.
Publicação
Publicação no DSF de 05/03/1998 - Página 3330
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE MORTE, DARCY RIBEIRO, EX SENADOR, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).

O SR. SEBASTIÃO ROCHA (Bloco/PDT-AP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, confesso que é com imensa saudade que venho a esta tribuna, na tarde de hoje, para participar desta homenagem que o Senado de República presta à memória de Darcy Ribeiro.

Convivi pouco com Darcy Ribeiro, mas, pelo tempo que pude conhecê-lo e dele obter a energia e o entusiasmo que sempre irradiava do seu espírito, da sua alma, da sua essência, posso dizer que Darcy Ribeiro morreu precocemente, já que estava no auge do seu entusiasmo, da sua criatividade.

Tendo conversado com Darcy Ribeiro poucos dias antes da sua morte, confesso que nunca tinha visto tamanha agilidade mental: sabendo que a morte se aproximava, ele não paralisava um minuto sequer a elaboração de seus pensamentos, de suas idéias, de suas propostas. Inclusive eu já havia manifestado isso em plenário em outras oportunidades.

E, como muito bem frisou o eminente Senador Carlos Patrocínio, Darcy Ribeiro, poucos dias antes de sua morte, trouxe ao conhecimento público um projeto que, naquele momento, pretendia implantar, o Projeto Caboclo, mas que, infelizmente, após a sua morte, não teve condições de implementação, pelo menos até a presente data.

Solidarizo-me com os Senadores que por aqui passaram, o eminente Senador Abdias Nascimento, autor do requerimento, que fez um belíssimo discurso de homenagem ao Senador Darcy Ribeiro, o Senador Artur da Távola e o Senador Carlos Patrocínio.

Nos poucos minutos que restam do tempo que me foi concedido pelo Sr. Presidente para a conclusão desta parte da homenagem, gostaria de lembrar que tramita no Congresso Nacional, já na Câmara dos Deputados, um projeto de resolução de minha autoria, que cria o Diploma do Mérito Educativo Darcy Ribeiro, uma láurea que pretende homenagear pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado na educação nacional no ano anterior. Essa homenagem deverá ser prestada a cada ano, no dia 26 de outubro, data de aniversário de nascimento de Darcy Ribeiro.

Faço, portanto, um apelo aos Líderes da Câmara dos Deputados, ao eminente Presidente Michel Temer, no sentido de que faça tramitar, com a maior brevidade possível, esse projeto, que foi encaminhado àquela Casa ainda no ano passado, a fim de que neste ano, no dia 26 de outubro, o Congresso Nacional já possa homenagear as primeiras pessoas que auferirem o privilégio de receber um diploma de mérito com o nome do eminente professor e do saudoso antropólogo e indigenista Darcy Ribeiro.

Darcy Ribeiro, como muito já foi dito por vários dos oradores que me antecederam, representou, durante toda a sua vida, a essência do povo brasileiro, desde os mais excluídos, os nossos índios - com quem Darcy Ribeiro fez questão de conviver pessoalmente durante longo período de sua vida, estudando com profundidade a realidade indígena do nosso País -, passando pelos sem-terra - uma outra luta que encampou também durante a sua trajetória política -, até os caboclos, da Região Amazônica principalmente, segmento da sociedade a quem ofereceu praticamente os últimos dias de sua vida, as suas últimas energias, estudando, planejando e chegando a propor um projeto que tivesse como base a melhoria da qualidade de vida da população cabocla do nosso Brasil.

Espero que a Fundação Darcy Ribeiro tenha condições, daqui por diante, de buscar todos os meios para a implementação desse projeto idealizado por Darcy Ribeiro, haja vista que esse foi um dos últimos apelos que fez ao Senado da República, poucos dias antes de morrer.

Esta homenagem, além de justa, faz-se necessária e deve repetir-se a cada ano, porque Darcy Ribeiro representa um pedaço de cada Estado do Brasil, um pedaço de cada cidadão brasileiro. Na verdade, ele resume a essência do povo brasileiro.

Assim, Sr. Presidente, não só em meu nome, mas também em nome do PDT, Partido Democrático Trabalhista, encerro esta parte das homenagens, esperando que a energia que Darcy Ribeiro emanou durante a sua vida continue sendo irradiada, cobrindo todos os políticos e todos aqueles que lidam com a essência e com cada aspecto da vida da população brasileira. E que essa energia inspire cada um de nós, para que possamos trabalhar cada vez mais pela melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro e pelo aperfeiçoamento das instituições democráticas do nosso País.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT-SP) - Permite-me V. Exª um aparte, Senador Sebastião Rocha?

O SR. SEBASTIÃO ROCHA (Bloco/PDT-AP) - Ouço V. Exª com prazer, Senador Eduardo Suplicy.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT-SP) - Em nome do Partido dos Trabalhadores, associo-me ao Senador Abdias Nascimento e a todos aqueles Srs. Senadores que já expressaram sua homenagem ao extraordinário Senador Darcy Ribeiro. Também gostaria de relembrar as suas passagens extraordinárias em defesa da justiça, a sua santa indignação perante o que ocorre no Brasil e a solidariedade que demonstrou, de maneira tão bela, em relação à luta dos trabalhadores sem terra, que qualificou como o movimento social mais importante da história brasileira. E isso já há mais de dois anos, pois lembro do pronunciamento feito pelo Senador Darcy Ribeiro sobre o tema. Assim, penso que seria próprio que o Senado Federal tramitasse o mais rapidamente suas propostas de emenda à Constituição, principalmente as relativas à questão da terra, bem como levasse adiante a sua proposição sobre o Projeto Caboclo, especialmente para a Região Amazônica. Portanto, essa é também a nossa homenagem ao companheiro Darcy Ribeiro.

O SR. SEBASTIÃO ROCHA (Bloco/PDT-AP) - Agradeço o aparte, Senador Eduardo Suplicy, que fica incorporado ao meu pronunciamento.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/03/1998 - Página 3330