Discurso no Senado Federal

DESPEDIDA DE S.EXA. DO SENADO FEDERAL, TENDO EM VISTA A REASSUNÇÃO DO SENADOR ARLINDO PORTO.

Autor
Regina Assumpção (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/MG)
Nome completo: Regina Maria D'Assumpção
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. HOMENAGEM.:
  • DESPEDIDA DE S.EXA. DO SENADO FEDERAL, TENDO EM VISTA A REASSUNÇÃO DO SENADOR ARLINDO PORTO.
Aparteantes
Bernardo Cabral, Lúcio Alcântara.
Publicação
Publicação no DSF de 09/04/1998 - Página 6267
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. HOMENAGEM.
Indexação
  • DESPEDIDA, ORADOR, MANDATO PARLAMENTAR, SENADO, MOTIVO, REASSUNÇÃO, ARLINDO PORTO, SENADOR.
  • COMENTARIO, ATUAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO (PTB), AMPLIAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, MULHER, POLITICA, AUMENTO, OFERTA, EMPREGO, BRASIL.
  • HOMENAGEM, ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, JOSE SARNEY, JOSE EDUARDO ANDRADE VIEIRA, SENADOR, APOIO, ORADOR, PERIODO, EXERCICIO, MANDATO PARLAMENTAR, SENADO.

A SRª REGINA ASSUMPÇÃO (PTB-MG. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, ocupo hoje esta tribuna para agradecer a este Plenário e a todos os grandes brasileiros e brasileiras que aqui conheci e com os quais tive o privilégio de compartilhar o exercício da mais alta prática política.

É hora do agradecimento sincero às Colegas Senadoras e aos Colegas Senadores, pela acolhida carinhosa e respeitosa, pelo companheirismo e solidariedade, pela generosidade e desprendimento com que me auxiliaram nesta caminhada.

Uma caminhada de 23 meses, em que tive a oportunidade de manifestar à Nação brasileira a minha preocupação sobre como vêm sendo tratadas a questão do idoso, a questão da mulher, a questão do menor, os três segmentos mais fragilizados da sociedade brasileira, ela toda tão sofrida, principalmente pelas enormes disparidades de renda. Na defesa desses setores, apresentei projetos que, na minha convicção, representam um avanço na legislação brasileira. Espero que esta Casa dê continuidade a essa intenção e a esses esforços.

Deixo esta Casa destacando, além do privilégio do convívio e da magnífica experiência de vida, a honra de ter, como representante de Minas Gerais, participado ativamente da elaboração de importantes regulamentos legais, que representam um avanço na direção de um Brasil mais justo e mais democrático.

Sempre fui dedicada à atuação partidária, com ou sem mandato, mas não posso deixar de também creditar ao prestígio que esta Casa empresta a cada um dos seus membros a generosa escolha das mulheres trabalhistas, que me elegeram como Presidente Nacional do PTB - Mulher.

Desobrigada das nobres funções de Senadora da República, poderei dedicar mais atenção, tempo e esforços a esse movimento interno do PTB, voltado à ampliação da participação efetiva da mulher na vida política regional e nacional. Um movimento que tem como objetivo maior valorizar o papel da mulher, atuante, participativa, mas que não age só; age integrada com todos os nossos companheiros trabalhistas na consolidação, expansão e fortalecimento de nossa sigla.

O PTB, apesar das adversidades e de manobras nada louváveis de seus inimigos, vem recuperando a importância e o espaço que teve em seus primórdios, sob o comando de seu líder histórico, Getúlio Vargas. São outros os tempos, são diferentes as circunstâncias, mas permanecem vivos e extremamente atuais os seus ideais na defesa do trabalhismo.

Nenhum partido tem, historicamente, compromisso tão forte com o trabalhador como o PTB, que levanta, hoje, como principal bandeira, a geração de empregos. Somente com mais e melhores empregos é que combateremos a miséria, a desigualdade e a violência. Só com emprego recuperaremos a dignidade de milhares de famílias, hoje assoladas pela dúvida de não ter de onde tirar o pão de cada dia.

Deixo a minha homenagem a esta Casa na figura do seu Presidente, Senador Antonio Carlos Magalhães, que me atrevo, nesta oportunidade, a chamar de amigo, tantas foram suas atenções, sua dedicação e companheirismo. Louvo sua direção, que tem acrescido coerência e dignidade aos trabalhos do Senado Federal.

Homenagem que estendo ao nosso ex-Presidente, Senador José Sarney, elegante e pertinaz defensor do papel da Câmara Alta e de sua importância no cenário nacional.

Na figura de seus Líderes, deixo a todos os Colegas, de todos os partidos, os meus agradecimentos e minhas homenagens pelas lições de lealdade com que conduzem suas Bancadas no entrevero de forças e opiniões diversas, mas, certamente, com o objetivo único de construirmos um novo Brasil.

O Sr. Bernardo Cabral (PFL-AM) - Permite-me V. Exª um aparte?

A SRª REGINA ASSUMPÇÃO (PTB-MG) - Pois não, Senador Bernardo Cabral.

O Sr. Bernardo Cabral (PFL-AM) - A minha idéia era homenageá-la com o meu silêncio, até porque o silêncio é o clamor de tudo aquilo que não fala. Silêncio para ouvi-la, como estou fazendo com a máxima atenção, e também porque estou disfônico, a voz sai com dificuldade. Mas não sei o que seria melhor, se com o silêncio ou com o registro que quero fazer da sua atuação nesta Casa. E não coloco em termos gerais no plenário, quero me situar na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, da qual, sendo Presidente, posso dar um depoimento da sua atuação efetiva, responsável, constante, assídua, inclusive na relatoria dos projetos e das emendas constitucionais que chegaram às suas mãos. No seu discurso de despedida, que é sempre um adeus provisório, quero corrigir uma frase que anotei. V. Exª disse: “Desobrigada das nobres funções de Senadora da República, poderei dedicar mais atenção, tempo e esforços a este movimento interno do PTB”. Corrijo para dizer-lhe que V. Exª fica desobrigada momentaneamente. Não creio que o Senador Arlindo Porto, com o talento, com a capacidade que Deus lhe deu, não seja convocado muito em breve para outras missões. E, em sendo assim, o seu até breve será breve mesmo, para alegria dos seus Colegas, entre os quais me incluo. V. Exª cumpriu com o seu dever. Minas deve se orgulhar de ter tido uma mulher na representação, na qualidade de Primeiro Suplente, que soube honrar os compromissos com o seu povo, sem desmerecer aqueles mineiros que já passaram aqui pelo Senado. Volte breve, Senadora Regina Assumpção, seus colegas a esperam!

A SRª REGINA ASSUMPÇÃO (PFL-AM) - Muito obrigada.

Papel que também é, dentro e fora do Congresso Nacional, o do nosso Presidente, Senador José Eduardo Andrade Vieira, sempre solidário, conduzindo os trabalhistas na senda de seus ideais.

Faço questão de salientar o apoio que sempre recebi, de forma suprapartidária, da Bancada Mineira no Congresso Nacional, e delego ao nosso Líder na Câmara, Deputado Paulo Heslander, ser o portador de minha homenagem e meus agradecimentos a todos eles.

Apelo, finalmente, à bancada feminina no Congresso Nacional para que prossiga na luta pelo equilíbrio de gêneros, seja na política como em qualquer outra área de atuação. Que a mulher parlamentar, no exercício da sua representação, lidere, com sensibilidade, a batalha pela equiparação de direitos e deveres entre homens e mulheres, sem jamais promover o antagonismo improdutivo.

O Sr. Lúcio Alcântara (PSDB-CE) - Permite-me V. Exª um aparte, Senadora Regina Assumpção?

A SRª. REGINA ASSUMPÇÃO (PTB-MG) - Pois não, Senador.

O Sr. Lúcio Alcântara (PSDB-CE) - Nós estamos aqui - o Senador Bernardo Cabral já teve a oportunidade de se manifestar; e agora eu o faço - para levar-lhe o nosso apreço, a nossa admiração e a satisfação que tivemos em conviver com V. Exª durante o período em que aqui exerceu o mandato de Senadora por Minas Gerais. V. Exª sempre teve, nesta Casa, um comportamento discreto, como é da sua personalidade, mas atuante. Na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, presidida pelo nosso Colega Senador Bernardo Cabral e a qual também tenho a honra de integrar, vimos a diligência, a assiduidade, a presteza com que V. Exª se conduziu naquele órgão técnico, que está entre os mais importantes desta Casa. Também no plenário, nas votações, nos assuntos a que V. Exª se dedica com mais empenho, como, por exemplo, a questão de gêneros - tivemos aqui a votação da legislação eleitoral, da quota para as mulheres candidatas. V. Exª tem uma militância partidária importante lá no PTB de Minas Gerais, inclusive está dizendo que, ao sentir-se liberada dos trabalhos aqui no Senado, por força do retorno do Senador Arlindo Porto, vai se dedicar, ainda com mais vigor, aos trabalhos partidários, principalmente na Presidência que ocupa do PTB-Mulher. Há aí um campo enorme de expansão da atuação da mulher, também nessa relação com o trabalho, o emprego, onde V. Exª terá um campo muito importante para mostrar o seu talento e a sua dedicação à vida partidária. Lamentamos perdê-la, mas estamos certos de que V. Exª irá prosseguir nesse trabalho de militância política a que se tem dedicado com muito entusiasmo no Estado de Minas Gerais. Muito obrigado.

A SRª REGINA ASSUMPÇÃO (PTB-MG) - Muito obrigada a V. Exª, Senador Lúcio Alcântara.

A todos os funcionários do Senado Federal, dos quais tive inúmeras oportunidades de constatar a seriedade, a dedicação e a competência com que atuam, deixo o meu muito obrigada. Em especial aos funcionários de meu gabinete, que somaram carinho ao tratamento respeitoso e profissional com que desempenharam suas funções.

Volto a Minas Gerais e aos meus amigos e familiares, que sempre me apoiaram e, juntos, retomaremos, com maior intensidade, o trabalho de fortalecimento do PTB, sob a orientação segura do ex-governador Hélio Garcia, em cujas mãos estão depositadas a confiança e a esperança do trabalhismo mineiro e cuja sabedoria tem iluminado a ação do Partido no cenário nacional.

Parto confiante na continuidade do excelente trabalho de um dos mais insignes homens públicos já gerados por Minas Gerais, o Senador Arlindo Porto. Cumprida com brilho e competência sua missão frente ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, volta com altivez e dignidade ao Senado Federal. Volta Arlindo Porto com sua estatura política engrandecida com a forma com que se conduziu no exercício do cargo e na hora de deixá-lo, sem se deixar contaminar pela ambição ou pelo fisiologismo. Volta para assumir crescente liderança na política mineira e nacional. A este grande homem público, agradeço a confiança e a honra da escolha de o representar em suas eventuais ausências.

Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, muito obrigada pela oportunidade deste engrandecedor convívio com que me contemplaram. Deixo esta casa com orgulho de ter tido a honra de participar de seus trabalhos e de sua missão superior, na certeza de que aqui sempre se buscou o melhor para o nosso País.

A todos um emocionado muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/04/1998 - Página 6267