Discurso no Senado Federal

IMPORTANCIA CIENTIFICA, CULTURAL E SOCIAL DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO/RS.

Autor
Pedro Simon (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RS)
Nome completo: Pedro Jorge Simon
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • IMPORTANCIA CIENTIFICA, CULTURAL E SOCIAL DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO/RS.
Publicação
Publicação no DSF de 22/05/1998 - Página 9128
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • ANALISE, IMPORTANCIA, NATUREZA CULTURAL, NATUREZA SOCIAL, CONTRIBUIÇÃO, CIENCIAS, UNIVERSIDADE, MUNICIPIO, PASSO FUNDO (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).
  • CUMPRIMENTO, ATUAÇÃO, ELYDIO ALCIDES GUARESCHI, REITOR, CORPO DOCENTE, CORPO DISCENTE, UNIVERSIDADE, MUNICIPIO, PASSO FUNDO (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), EMPENHO, MANUTENÇÃO, QUALIDADE, ENSINO SUPERIOR, REGIÃO.

           O SR. PEDRO SIMON (PMDB-RS. Pronuncia o seguinte discurso) - Sr. Presidente, Srªs.e Srs. Senadores, traz-me a esta tribuna um tema que me fala ao coração e à razão. Trata-se do ensino em nosso País e, no caso presente, em meu Estado, o Rio Grande do Sul, onde a Universidade de Passo Fundo - UPF constitui, certamente, um marco de extraordinário sucesso, que está a completar 30 anos.

           A história da Universidade de Passo Fundo tem início em 1968, quando obteve seu reconhecimento. Desde então, seus dirigentes, servidores e alunos vêm trabalhando, com afinco, para superar as dificuldades naturais de um empreendimento de tal porte, visando atender aos interesses da região. Com o título de Universidade Comunitária Regional, a UPF colabora para um desenvolvimento que vai além da cidade de Passo Fundo. Desde a sua criação, a universidade estabeleceu centros de extensão em cidades-pólo que, posteriormente, se transformaram nos campi universitários de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões e Soledade. Neles, são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão, com prioridade à formação de profissionais qualificados.

           A localização geográfica da Universidade de Passo Fundo é privilegiada, dentro do Mercosul. No centro dos eixos econômicos de Buenos Aires - Montevidéu - Assunção e São Paulo - Rio de Janeiro, permite um acesso rápido às capitais do Sul do Brasil e aos países vizinhos. Conduzida pelo trinômio ensino + pesquisa + extensão, a universidade busca uma interação constante das atividades acadêmicas com os municípios, incentivando a produção e difusão da ciência, cultura e tecnologia.

           Dispondo de infra-estrutura de porte, a Universidade de Passo Fundo desenvolve diversos produtos e serviços para a comunidade. A infra-estrutura física compreende uma área total de mais de 370 hectares divididos entre o campus de Passo Fundo e os campi situados nas cidades de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões e Soledade. Sua estrutura de apoio inclui restaurantes e lanchonetes e outras facilidades, além dos mais modernos equipamentos para estudo. Através de convênios com órgãos públicos e privados, além de recursos próprios, são, constantemente, adquiridos novos aparelhos e equipamentos de última geração. A UPF conta com mais de 80 laboratórios, em diferentes áreas, além de sistemas de comunicação por fibra ótica, que interligam todas as unidades do campus e um sistema de transmissão de dados que conecta os campi com o campus central.

           O corpo docente, dos melhor qualificados, é completado por uma estrutura de serviços das mais sofisticadas, incluindo uma Biblioteca Central aberta à comunidade, com um acervo expressivo, variado e moderno. Nela foram reservados espaços para exposições, gabinetes, sala de multimeios, anfiteatro equipado com recursos multimídia e um setor de obras raras, além do Centro de Referência Literária para Crianças e Adolescentes - O Mundo da Leitura - concebido numa perspectiva de interação de diferentes linguagens. Terminais de consulta (catálogos, CD-ROMs e audiovisuais) e acesso à Internet estão à disposição do público.

           O Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, em convênio com a UPF, foi transformado em Hospital Universitário, com importantíssimo papel nos cursos de Medicina e Enfermagem. Hoje, a região é considerada um pólo regional de saúde, atendendo o Norte do Rio Grande do Sul e o Oeste de Santa Catarina e do Paraná. Com sua política de incentivo à pesquisa e realizando atividades de extensão, a Universidade contribui, cada vez mais, para o crescimento da região.

           Na Universidade de Passo Fundo, estão em funcionamento 39 cursos de graduação e 29 de pós-graduação, voltados à capacitação de docentes e à especialização de profissionais. Na área de mestrado, são oferecidos cursos de pós-gradução stricto sensu e lato sensu. A Fundação Universidade de Passo Fundo - FUNPF, mantenedora da UPF, mantém, ainda, escolas de 2º grau, no campus central e no de Casca.

           O ingresso na UPF é feito através de exame vestibular, realizado duas vezes por ano, nos meses de janeiro e julho, visando atender aos cerca de 10.000 alunos que, todos os anos, disputam as 3.500 vagas para as seguintes unidades acadêmicas: Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Instituto de Ciências Exatas e Geociências, Faculdade de Artes e Comunicação, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Faculdade de Educação Física, Faculdade de Direito, Faculdade de Economia e Administração, Faculdade de Educação, Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Faculdade de Medicina e Faculdade de Odontologia.

           Com essa organização, a Universidade de Passo Fundo oferece os seguintes cursos de graduação: Administração; Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Ciências: Habilitação em Química - LP; Ciências: Licenciatura de 1º Grau - LP; Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo; Comunicação Social: Habilitação em Publicidade e Propaganda; Comunicação Social: Habilitação em Radialismo; Desenho e Plástica; Direito; Educação Artística: Habilitação em Artes Plásticas; Educação Física - LP; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica - Eletrônica; Engenharia Mecânica; Farmácia: Farmacêutico Bioquímico; Farmácia: Farmacêutico Industrial; Filosofia - LP; Geografia - LP; História - LP; Letras: Habilitação em Língua Inglesa - Língua Espanhola; Matemática - LP; Medicina; Medicina Veterinária; Música - LP; Música: Habilitação em Canto, Piano, Saxofone, Flauta e Violão; Odontologia; Pedagogia: Habilitação em Educação de Excepcionais - LP; Pedagogia: Habilitação em Pré-Escolar - LP; Pedagogia: Habilitação em Séries Iniciais - LP; Psicologia; Secretariado Executivo, e Tecnólogo em Confecção Têxtil..

           Em constantes intercâmbios com outras universidades do país e do exterior, a UPF busca aperfeiçoar ainda mais seu sistema de ensino, podendo, deste modo oferecer, regularmente, Cursos de Pós-graduação Lato Sensu Especialização, nas áreas de: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharia, Letras e Artes.

           No patamar dos Cursos de Pós-graduação stricto sensu Mestrado descentralizados, a UPF mantém convênios com os centros de excelência mais próximos em cada especialidade. São oferecidos cursos de Administração (UFSC), Biologia Celular (Unicamp), Filosofia: Ética e Filosofia Política (PUC-RS), Teoria da Leitura (PUC-RS), Psicologia (UFRGS), Enfermagem (UFSC), Ciências Médicas (UFRGS) e Lingüística (PUC-RS). A Universidade mantém, paralelamente, cursos de mestrado próprios em Agronomia: Área de Concentração em Fitopatologia, em convênio com a EMBRAPA - CNPT, além da área de Educação.

           Ao nível do ensino do 2º grau, a UPF oferece: Escola de 2º Grau Propedêutica; Estudos Adicionais: Auxiliar de Enfermagem; Estudos Adicionais: Enfermagem do Trabalho; Estudos Adicionais: Instrumentação Cirúrgica; Técnico em Alimentos; Técnico em Mecânica; Técnico em Processamento de Dados, e Técnico em Transações Imobiliárias.

           A UPF exerce seu papel de levar a produção acadêmica à população, buscando incentivos para a realização de pesquisas voltadas às necessidades da região. Para tanto, conta com programas de iniciação científica apoiados pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e pela própria Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), nas áreas de agronomia, alimentos, biologia, economia, educação, engenharia, meio ambiente e saúde pública.

           Como meio de colocar a Ciência e a Tecnologia ao alcance de todos, a UPF criou, também, sua Editora Universitária, que publica textos científicos produzidos por alunos e professores. Seu objetivo é levar os resultados do ensino, da pesquisa e da extensão até à comunidade, possibilitando a professores e pesquisadores demonstrarem o que produziram nas diferentes áreas do conhecimento científico. A Editora da UPF participa, ainda, de co-edições, juntamente com outras universidades, procurando levar ao público assuntos que enriqueçam o seu conhecimento.

           As atividades de extensão que a UPF desenvolve procuram integrar a pesquisa e o ensino, aproximando a Universidade da sociedade. Os projetos de extensão consistem em três programas: Programa Artístico-Cultural - PAC: Tem como objetivo desenvolver a arte e a cultura em nível regional e estadual. Inclui o Coral Universitário, Grupos de Dança e Teatro, além de mostras e feiras. Programa Extracurricular - PEC: Foi criado para propiciar novas formas de produção e difusão do conhecimento. Seu principal evento é a Jornada Nacional de Literatura, um programa de repercussão nacional e internacional, que cresce a cada edição, incentivando a valorização da leitura. O PEC, também, promove cursos, seminários, palestras, congressos e workshops sobre os mais diferentes assuntos. Programa Interinstitucional - PRI: Através desse programa, a UPF promove a integração com órgãos públicos federais e estaduais e universidades.

           No seu propósito de permanente integração com a sociedade, a UPF desenvolve atividades integrantes do Pólo de Resgate da Memória Regional (PREMER), do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER-UPF) e do Centro Regional de Educação (CRE). Desenvolve, ainda, o Projeto Universidade Aberta, criado para atender aos estudantes de 1º e 2º graus. Com ele, os alunos podem conhecer mais a universidade e os diversos cursos oferecidos, tornando mais fácil sua opção pelo curso com o qual mais se identifiquem.

           No objetivo de inserção na comunidade, os centros e núcleos interdisciplinares têm um papel importante. Assim, o Centro de Pesquisa em Alimentação - CEPA tem por finalidade dinamizar a pesquisa e a difusão de conhecimento e técnicas em alimentação e prestar serviços para a comunidade em geral. O Centro de Extensão e Pesquisa Agronômica - CEPAGRO tem como objetivo o desenvolvimento de atividades complementares ao ensino das ciências agronômicas, à pesquisa aplicada, à extensão rural e à produção agrária. Esses objetivos enfatizam a formação acadêmica dos estudantes de Agronomia e de áreas correlatas, sendo a produção agropecuária o resultado material das pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento. O Centro de Pesquisas Historiográficas do Rio Grande do Sul - CPH/RS visa à pesquisa, sistematização e produção historiográfica rio-grandense, com ênfase no desenvolvimento de atividades, programas e projetos na área de história regional e historiografia do Rio Grande do Sul. O Centro de Psicologia Aplicada - CPA propicia a realização de estágios, além de prestar atendimento, na área de saúde mental, à comunidade de Passo Fundo. O Centro Regional de Estudos e Atividades para a Terceira Idade - CREATI é o órgão institucional pelo qual a UPF destaca seu compromisso social com o resgate da cidadania dos idosos, através da produção de conhecimentos científicos e do desenvolvimento de atividades direcionadas aos aspectos educativos (cursos e oficinas), preventivos, sociais e de lazer, bem como a preparação de recursos humanos e agentes sociais para trabalhar com pessoas idosas. O Centro Regional de Educação - CRE executa atividades de apoio à educação regional e tem como finalidade prioritária realizar a integração técnico-pedagógica junto às escolas e contribuir com a atualização e aperfeiçoamento, em serviço, de professores do ensino fundamental. O Centro Regional de Economia e Administração - CREA elabora o cálculo do Custo da Cesta de Produtos de Consumo Popular - Cesta Básica (mensalmente) e o Boletim de Informações Socioeconômicas do Município de Passo Fundo (trimestralmente); disponibiliza dados e informações sócioeconômicas sobre o município e a região, além de prestar serviços em projetos de viabilidade socioeconômica (PROGER) e outros projetos na área. O Pólo de Modernização Científica e Tecnológica em Alimento e Metal-Mecânico funciona em parceria com o Estado, prefeituras e empresas. Dispõe de projetos de transferência de tecnologia ao setor produtivo, como criação de peixes, produção de hortaliças em ambientes protegidos, produção de batatas-semente, produção e industrialização de aveia e leite. No Núcleo Metal-Mecânico, está sendo desenvolvido o projeto do Centro de Mecânica de Precisão do Planalto - CMPP, que tem como finalidade gerar condições favoráveis à modernização industrial, em especial no âmbito da mecânica de precisão, para aumentar e viabilizar a competitividade do setor industrial da região. O Centro de Referência de Literatura para Crianças e Adolescentes é um setor da Biblioteca Central constituído por uma arena para se contar histórias e para a apresentação de vídeo, espaço digital para interação com CD-ROM, acervo diversificado: livros, histórias em quadrinhos e CDs para desenvolvimento de atividades de pesquisa com professores e alunos. O Núcleo de Tecnologia Mecânica - NTM, ligado à Faculdade de Engenharia e Arquitetura, conta com equipamentos automáticos de porte e precisão, podendo realizar qualquer tarefa, desde peças simples até complexas e que exijam precisão, como matrizes. O Núcleo de Energia e Meio Ambiente - NEMA realiza atividades de pesquisa e extensão para o desenvolvimento, gerenciamento e aproveitamento energético sustentável. Com a instalação do Laboratório Anemométrico, desenvolve pesquisas sobre o sistema para monitoramento de variáveis ambientais, possibilitando a construção de um software para análise da velocidade e direção do vento, teste de contagem, teste de leitura e teste de interface serial, entre outros. O Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Produtos Naturais - NIPRON desenvolve projetos de pesquisa e extensão em plantas medicinais e outros produtos naturais, visando contribuir para o conhecimento e valorização desse potencial, bem como orientar para o seu uso adequado. O Ambulatório Central além da urgência odontológica, oferece serviços de enfermagem, atendendo pacientes de clínica médica e cirúrgica, ginecologia, obstetrícia e pediatria. Disponibiliza, ainda, os seguintes serviços: Serviço de Enfermagem ao Idoso e ao Paciente Crônico, Serviço Integrado de Assistência à Saúde da Mulher, Serviço de Alimentação Alternativa, Serviço de Diagnóstico Histopatológico de Lesões da Cavidade Oral e Serviço de Estomaterapia. Apoio ao Estudante: a Seção de Assistência ao Educando auxilia os estudantes no que se refere à administração dos programas de bolsas de estudo e/ou crédito educativo (federal, estadual, municipal e da própria Universidade) e nas atividades de orientação educacional, psicológica, psicopedagógica e orientação à pesquisa científica. 

           A UPF mantém convênios com órgãos públicos e privados para auxiliar os estudantes na obtenção de bolsas de estudo, além de concorrer com recursos próprios para esse fim.

           A Universidade de Passo Fundo, Sr. Presidente, constitui um centro de produção de conhecimento de reconhecida expressão, no Estado do Rio Grande do Sul, caracterizando-se como universidade comunitária ou de caráter público, pelo seu compromisso social. Coerente com sua vocação, a UPF é uma instituição que cresce em ritmo contínuo, sempre em função da comunidade regional, sem desvincular-se da perspectiva da universidade.

           Este, Srªs. e Srs. Senadores, um retrato sem maquiagem de uma instituição que, nestes trinta anos iniciais de sua existência, se notabilizou pelo extraordinário desenvolvimento e pela expressiva contribuição que deu, não só à sua região como a todo o Rio Grande do Sul, estendendo sua influência aos Estados e mesmo aos países vizinhos integrantes do Mercosul. Quero, nas pessoas que irei citar, em seguida, homenagear todo o seu corpo docente e discente, além dos servidores administrativos e técnicos. Estendo esses cumprimentos a todos aqueles que, através desses trinta anos, deram seu entusiasmo, sua dedicação e seu saber à causa da edificação e solidificação desse grande empreendimento. Destaco, hoje, o Prof. Elydio Alcides Guareschi, insigne Reitor da UPF; o Prof. Lorivan Fisch de Figueiredo, Vice-Reitor de Graduação; a Profa. Drª Tania Maria Kuchenbecker Rösing, Vice-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, e o Prof. Ilmo Santos, Vice-Reitor Administrativo, os responsáveis atuais por esse belíssimo empreendimento.

           Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/05/1998 - Página 9128