Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM AO GRUPO REDE BRASIL SUL DE COMUNICAÇÕES PELA GRANDE OBRA SOCIAL DESENVOLVIDA AO LONGO DE SEUS 41 ANOS DE EXISTENCIA, A COMPLETAR-SE EM AGOSTO PROXIMO.

Autor
Esperidião Amin (PPB - Partido Progressista Brasileiro/SC)
Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM AO GRUPO REDE BRASIL SUL DE COMUNICAÇÕES PELA GRANDE OBRA SOCIAL DESENVOLVIDA AO LONGO DE SEUS 41 ANOS DE EXISTENCIA, A COMPLETAR-SE EM AGOSTO PROXIMO.
Publicação
Publicação no DSF de 02/07/1998 - Página 11900
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, GRUPO, EMPRESA, SETOR, COMUNICAÇÕES, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), ATUAÇÃO, REGIÃO SUL.

           O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PPB-SC. Pronuncia o seguinte discurso) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, nos seus 40 anos de existência - completará 41 em agosto vindouro - o Grupo Rede Brasil Sul de Comunicações é um exemplo de prolífica parceria entre uma organização comercial e a comunidade onde ela atua. Com profissionalismo, tenacidade e competência, mas também com respeito e afetividade nas suas relações com o público gaúcho e catarinense, a RBS conquistou a simpatia e a preferência populares, cresceu, consolidou-se e diversificou sua mídia para tornar-se o maior grupo de comunicação do Sul do País. 

           Os resultados de sua atuação em favor da comunidade podem ser conferidos no Balanço Social de 1997, que reflete sua opção pela “cidadania empresarial”, isto é, uma inovadora relação no mundo dos negócios, que pressupõe uma parceria entre empresas, organizações diversas e poderes públicos, ampliando as possibilidades de enfrentamento das adversidades sociais. Significa dizer que o Grupo RBS vem apostando num projeto em que parceiros e colaboradores, além da comunidade como um todo, são beneficiados pelo crescimento e pela continuidade da empresa.

           A Rede Brasil Sul, ao longo das últimas quatro décadas, como disse, consolidou-se como o maior grupo de comunicação da Região Sul, mantendo hoje nada menos que 17 emissoras de televisão aberta, uma TV comunitária, um canal de TV dirigido para o setor rural, sistemas de TV por assinatura, 18 emissoras de rádio e os jornais Zero Hora, Pioneiro, Diário Catarinense e Jornal de Santa Catarina. Além disso, participa do empreendimento Canal Futura, cuja criação resultou da parceria de 14 grupos privados que fazem da educação o caminho para o nosso desenvolvimento. Denominado “o canal do conhecimento, o Futura é um canal de televisão educativo gerido e financiado pela iniciativa privada. Em 1997, o Canal Futura recebeu investimentos da RBS no valor de um milhão de reais.

           Consciente de sua importância econômica e de sua responsabilidade social, dado o caráter formativo e informativo de suas atividades, a RBS desenvolve, por intermédio da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, numerosos projetos filantrópicos e de mobilização comunitária. Tendo como meta a promoção do desenvolvimento social auto-sustentado, a Fundação elegeu como foco prioritário os segmentos da infância e da juventude.

           Ao longo de 1997, os investimentos realizados pela entidade somaram 977 mil reais, que, aliados às despesas com custeio e de veiculação, alcançaram nada menos que 1 milhão e 924 mil reais. É importante destacar, nesses investimentos, as contrapartidas de seus parceiros em alguns desses programas, com um investimento superior a dois milhões de reais.

           No período citado, foram diretamente beneficiadas 47 entidades, especialmente por meio do Projeto RBS 40 Anos. Esse projeto, Srªs e Srs. Senadores, foi lançado no dia 31 de agosto do ano passado para assinalar o quadragésimo aniversário do Grupo. Imaginem os caros colegas se todas as grandes empresas brasileiras seguissem esse exemplo, baseando-se, tal como fez a RBS, na responsabilidade social da iniciativa privada diante dos desafios que nos aguardam no limiar do novo milênio!

           O Projeto 40 Anos, com a doação de um milhão de reais da Rede Brasil Sul, permitiu executar um programa inovador, o Comunidade em Ação, que financiou a aquisição de equipamentos e a execução de obras diversas a nada menos que 83 entidades filantrópicas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Dezessete dessas entidades foram indicadas por voto popular, numa campanha promovida pelos veículos de comunicação da RBS. As demais 66 tiveram seus projetos analisados e escolhidos por uma comissão de especialistas em políticas sociais, de forma a garantir o melhor aproveitamento dos recursos. Ao todo, somando-se os custos de produção da campanha, de veiculação e de infra-estrutura de apoio, os investimentos somaram 2 milhões e 611 mil reais.

           A RBS destacou-se também, no ano que passou, pelo apoio às causas comunitárias, com ações mobilizadoras nos campos cultural, social, desportivo, econômico e ecológico. As chamadas “bandeiras comunitárias” abrangeram ações as mais diversas: de campanha pela construção do Hospital Banco de Olhos, em Passo Fundo, a mobilização pela conservação da RS-431 ou da BR-285; do combate à prostituição infantil à recuperação da Santa Casa de Uruguaiana; de defesa dos direitos de crianças, idosos e deficientes físicos, em Florianópolis, a campanha contra o uso de drogas, passando pela defesa do patrimônio ecológico.

           Não se pode, absolutamente, ignorar o incentivo do Grupo RBS à cultura, com a divulgação de espetáculos, apresentações de dança, teatro, recitais e festivais diversos. Uma das mais importantes ações nessa área foi o apoio da RBS TV ao projeto Santa Catarina: 100 anos de História. No cinema, o Grupo aliou-se à comunidade empresarial e apostou no desenvolvimento da produção nacional, tendo adquirido cotas de participação na produção de quatro filmes: Anahy de Las Missiones, Lua de Outubro, O que é isso, Companheiro e Morro Branco.

           Ao beneficiar as comunidades gaúcha e catarinense, a RBS não se esqueceu do seu público interno, oferecendo aos seus funcionários e familiares ganhos adicionais em alimentação, saúde, transporte e segurança. Os recursos aplicados nessas rubricas somaram nada menos que 13 milhões e 114 mil. Ao mesmo tempo, o Grupo tem premiado seus colaboradores com a manutenção do Plano de Participação nos Resultados, que permite a todos participar dos lucros da empresa, tendo ainda implantado, há pouco mais de um ano, o RBS Prev, visando a proporcionar-lhes tranqüilidade por ocasião da aposentadoria.

           Esta, Srªs e Srs. Senadores, é uma síntese da grande obra social que vem sendo desenvolvida pelo Grupo Rede Brasil Sul de Comunicações, ao qual rendo minhas homenagens, esperando que todo o empresariado brasileiro venha a adotar postura idêntica, consciente de sua importância e do seu papel de parceiro na minimização das nossas dívidas sociais.

           Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/07/1998 - Página 11900