Discurso no Senado Federal

NECESSIDADE DO APARELHAMENTO ADEQUADO NOS GRUPAMENTOS FLORESTAIS PARA DEBELAR INCENDIOS NAS AREAS DOS PARQUES NACIONAIS.

Autor
Lúcio Alcântara (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Lúcio Gonçalo de Alcântara
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • NECESSIDADE DO APARELHAMENTO ADEQUADO NOS GRUPAMENTOS FLORESTAIS PARA DEBELAR INCENDIOS NAS AREAS DOS PARQUES NACIONAIS.
Publicação
Publicação no DSF de 22/10/1998 - Página 14428
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • DEFESA, INVESTIMENTO, GOVERNO FEDERAL, UNIÃO FEDERAL, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), TREINAMENTO DE PESSOAL, AQUISIÇÃO, EQUIPAMENTOS, APARELHAMENTO, BOMBEIRO, OBJETIVO, MELHORIA, EFICIENCIA, COMBATE, INCENDIO, RESERVA FLORESTAL, PARQUE NACIONAL, MANUTENÇÃO, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE, FAUNA SILVESTRE, FLORA, FLORESTA, BRASIL.

      O SR. LÚCIO ALCÂNTARA (PSDB-CE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, há pouco ouvíamos o Senador Ronaldo Cunha Lima, com numerosos apartes, falar do problema da falta de água. Agora, falarei do problema do fogo, do incêndio; ficaremos, dessa forma, nos elementos da natureza.

      Trata-se de um breve registro, onde chamo a atenção para a ocorrência desses incêndios nesses parques nacionais, nessas áreas de reserva ecológica. O Ceará, neste momento, defronta-se com um incêndio na Floresta Nacional do Araripe, uma das mais antigas criadas por lei. E o mais grave é que são cerca de 20 focos espalhados ao longo da floresta, o que evidentemente constitui uma maior dificuldade para que se possa debelar os incêndios. Houve ainda os casos de Roraima e da Chapada dos Veadeiros, próximo a Brasília.

      Isso me faz pensar que o órgão responsável pelo meio ambiente está desaparelhado para enfrentar essas situações. Socorre-se dos bombeiros, que geralmente estão localizados nos grandes centros urbanos e, como antecipa o Senador Jefferson Péres, não estão preparados para debelar incêndio em áreas rurais, florestas e parques nacionais. Há, portanto, necessidade de se insistir em que a União, o Governo Federal e o Ibama estejam preparados para isso.

      Certa vez, em discussão com os técnicos do Ibama, um deles afirmou que a natureza se refazia com o incêndio, afirmação com a qual não concordo, evidentemente. Devemos ter pessoal treinado e equipamento próprio para combater esse tipo de incêndio, como os carros off-road, que podem andar no meio da mata. Há um sistema desenvolvido na Espanha, muito usado na Europa, em que uma espécie de granada é colocada ao longo de todo o parque, e, à medida que a temperatura sobe pela ação do fogo, ela automaticamente libera um gás com ação extintora para debelar o incêndio, independentemente da presença humana no local.

      Entendo que, de alguma forma, devem se levantar todas essas possibilidades tecnológicas e humanas, porque, senão, pode ser vão o esforço de se criarem parques e reservas nacionais, que estão à mercê de incêndios.

      Essa, evidentemente, não é uma problemática somente nossa; ela ocorre na Grécia, em Portugal, na Espanha. Também nos Estados Unidos, recentemente, houve um grande incêndio perto de Orlando, na Flórida. No entanto, sinto que, no Brasil, existe certa acomodação em relação a esse problema.

      Li, em um dos jornais de circulação nacional, que o BID ou o Banco Mundial liberará um empréstimo de cerca de US$25 milhões, justamente para que se criem condições dentro da agência do meio ambiente, que é o Ibama, de se conter o fogo.

      Este é um dado novo na nossa agenda de problemas: a ocorrência de tantos incêndios, nos mais diferentes lugares. Dessa forma, gostaria de deixar aqui o apelo para que o Ministro do Meio Ambiente, Gustavo Krause, e o Presidente do Ibama, Eduardo Martins, informem a população sobre as providências que o Governo está tomando. Houve casos, como o de Roraima, em que recebemos socorro até mesmo da Argentina e da Rússia, antes que pudéssemos mobilizar nossos próprios equipamentos e o pessoal indicado para debelar o fogo.

      Essa era a breve comunicação que eu gostaria de fazer. O meu apelo, portanto, é para que haja uma decisão mediante a qual se protejam parques e reservas, uma vez que ali estão espécies em vias de extinção, de desaparecimento. O incêndio certamente causa um dano muito grande tanto aos vegetais, quanto aos animais que estão no seu hábitat natural.

      Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/10/1998 - Página 14428