Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-DEPUTADO ESTADUAL DE GOIAS SR. ATAIDE BORGES.

Autor
Mauro Miranda (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Mauro Miranda Soares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-DEPUTADO ESTADUAL DE GOIAS SR. ATAIDE BORGES.
Publicação
Publicação no DSF de 21/01/1999 - Página 1864
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ATAIDE BORGES, EX PREFEITO, MUNICIPIO, ITUMBIARA (GO), ESTADO DE GOIAS (GO).

O SR. MAURO MIRANDA (PMDB-GO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho a esta tribuna para registrar a minha consternação pela morte de Ataíde Borges, um amigo que foi dos mais belos exemplos de homem público que conheci na política do meu Estado. Ex-Deputado Estadual e por duas vezes Prefeito de Itumbiara, ele faleceu na. madrugada da última sexta-feira, traído pelo coração generoso que palpitou sempre pelas causas da verdade e da justiça e pelo respeito ao patrimônio público.  

Ataíde Borges deixa viúva a Srª EIza Braga Borges, com quem teve os filhos Marielza, Sandoval, Ataíde e Ataíza. O chefe de família zeloso e admirado vai deixar muitas saudades, mas deixará também o orgulho de uma vida sem máculas e de uma existência marcada pelo desamor aos bens materiais. Apesar dos cargos públicos que ocupou, Ataíde deixa o nosso convívio como homem de pouquíssimos recursos.  

Os amigos que acompanhavam mais de perto a sua vida nos últimos anos são testemunhas de sua vida modesta. Era muito comum a sua presença humilde nos pontos de ônibus de Goiânia, à espera de transporte para Itumbiara, onde sempre viveu. Bastaria essa lembrança aparentemente prosaica para retratar a justa imagem que deve ficar de um homem que teve de lutar e trabalhar para sobreviver e sustentar a família, depois que abandonou a atividade política, há cerca de 15 anos.  

Srªs e Srs. Senadores, homens como Ataíde Borges são figuras públicas que devem compor uma galeria especial na memória das Casas legisIativas por onde passaram.  

Ele não passou por este Senado, mas quero, com estas minhas palavras, perpetuar nos anais da Casa o registro de que existiu em Goiás um cidadão especial. Mas estou certo de que, na Assembléia Legislativa do meu Estado, ele terá todas as homenagens compatíveis com a dimensão de sua imagem de correção e de honestidade.  

Itumbiara é hoje um dos mais importantes pólos de progresso de toda a Região Centro-Oeste. É o centro de uma das regiões agrícolas mais importantes e ativas do Estado, é um dos municípios de Goiás onde o processo industrial está consolidado. Itumbiara é também a nossa porta de acesso ao Triângulo Mineiro e a São Paulo. O papel de destaque de Itumbiara nos contextos econômico, político e social de Goiás deve muito a esse filho ilustre da terra que acaba de desaparecer, deixando muita saudade entre parentes, amigos e admiradores. Ele sempre foi exaltado como prefeito pioneiro no fecundo processo de transformação vivido por Itumbiara nos últimos anos.  

Deixo aqui, Srªs e Srs. Senadores, meus sentimentos de pesar aos amigos, aos familiares, e a todos os que estão chorando a perda deste grande companheiro, como eu. E espero que Deus possa dar o conforto aos que aqui ficaram, já que a alma de Ataíde já ganhou lugar privilegiado entre aqueles que souberam engrandecer a sua passagem pela Terra, podendo estar agora, em paz completa, ao lado do Senhor.  

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente. Muito obrigado.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/01/1999 - Página 1864