Discurso no Senado Federal

DESAGRAVO AO PRESIDENTE NACIONAL DO PDT, SR. LEONEL BRIZOLA, QUE FOI ALVO DE CRITICAS DO SR. GUSTAVO FRANCO. REGISTRO DA POSSE DO PROF. PAULO BATISTA GUERRA, COMO REITOR PRO-TEMPORE, DA UNIVERSIDADE DO AMAPA E DO DESEMBARGADOR LUIS CARLOS GOMES DOS SANTOS, COMO PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAPA.

Autor
Sebastião Bala Rocha (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AP)
Nome completo: Sebastião Ferreira da Rocha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • DESAGRAVO AO PRESIDENTE NACIONAL DO PDT, SR. LEONEL BRIZOLA, QUE FOI ALVO DE CRITICAS DO SR. GUSTAVO FRANCO. REGISTRO DA POSSE DO PROF. PAULO BATISTA GUERRA, COMO REITOR PRO-TEMPORE, DA UNIVERSIDADE DO AMAPA E DO DESEMBARGADOR LUIS CARLOS GOMES DOS SANTOS, COMO PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAPA.
Publicação
Publicação no DSF de 10/03/1999 - Página 4665
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, POSSE, PAULO GUERRA, PROFESSOR, REITOR PRO TEMPORE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPA (UFAP), LUIS CARLOS GOMES DOS SANTOS, DESEMBARGADOR, PRESIDENTE, TRIBUNAL DE JUSTIÇA, ESTADO DO AMAPA (AP).
  • REPUDIO, DECLARAÇÃO, GUSTAVO FRANCO, EX PRESIDENTE, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN), CRITICA, AGRESSÃO, LEONEL BRIZOLA, PRESIDENTE, AMBITO NACIONAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT).

O SR. SEBASTIÃO ROCHA (Bloco/PDT-AP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na oportunidade, faço dois registros e um desagravo ao Presidente Nacional do meu Partido, Leonel Brizola.  

Na semana passada, o Professor Paulo Batista Guerra, que ocupou uma cadeira no Senado da República por quatro meses, como suplente do Senador José Sarney, assumiu, no dia 1º de março, o cargo de reitor pro tempore da Fundação Universidade Federal do Amapá. Manifesto o nosso apoio à gestão do Prof. Paulo Guerra, condicionado, no entanto, à necessária organização da nossa universidade e à realização da eleição para reitor efetivo.  

A Fundação Universidade Federal do Amapá foi fundada em março de 1990 e, até o momento, já passou por cinco reitores pro temporis . Está na hora de, definitivamente, a Universidade ser organizada e democratizada. E, com esse compromisso assumido pelo Professor Paulo Guerra, manifesto o meu apoio à sua gestão, desejando a Sua Magnificência pleno êxito na nova função.  

Registro também a posse do novo Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, o Desembargador Luís Carlos Gomes dos Santos, que aconteceu no dia cinco de março último. S. Exª é o quinto Desembargador a assumir a Presidência do Tribunal. Trata-se de um homem simples, que viveu grande parte de sua vida no interior do Estado do Amapá. Formou-se em Direito e foi posteriormente alçado, depois de concorrer a Juiz, ao cargo de Desembargador, já tendo ocupado o cargo de Presidente do Tribunal Regional Eleitoral e de Corregedor-Geral do Tribunal de Justiça do Amapá. Manifesto, portanto, minhas homenagens e votos de sucesso ao Dr. Luís Carlos Gomes dos Santos.  

Por último, Sr. Presidente, faço um breve desagravo ao Presidente Nacional do nosso Partido, o PDT, Dr. Leonel Brizola, que foi fortuitamente agredido com palavras indevidas pelo ex-Presidente do Banco Central, Dr. Gustavo Franco.  

Temos, de certa forma, dedicado algum respeito ou o respeito necessário à figura do Dr. Gustavo Franco, mesmo ele tendo, por várias vezes durante sua gestão, dito que havia um "saco de maldades" que ele abriria quando necessário. Por isso, julgamos gratuita e desnecessária a agressão feita ao Dr. Leonel Brizola, homem público que, pela tradição, pela sua história e pelo trabalho que desenvolveu em todo o nosso País, merece ser respeitado e não pode, de forma nenhuma, ser agredido indevidamente.  

Deixo aqui registrado o nosso repúdio a essas palavras maldosas e desnecessárias do ex-Presidente do Banco Central, que deveria ter-se detido na abordagem da situação macroeconômica do nosso País, da crise em que vivemos e das possíveis soluções para que o Brasil dela possa sair.  

Era o que eu tinha a comunicar, Sr. Presidente.  

Muito obrigado.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/03/1999 - Página 4665