Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM A REDE BRASIL SUL DE TELEVISÃO PELO TRANSCURSO DE VINTE ANOS DE TRANSMISSÃO EM SOLO CATARINENSE.

Autor
Geraldo Althoff (PFL - Partido da Frente Liberal/SC)
Nome completo: Geraldo César Althoff
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM A REDE BRASIL SUL DE TELEVISÃO PELO TRANSCURSO DE VINTE ANOS DE TRANSMISSÃO EM SOLO CATARINENSE.
Publicação
Publicação no DSF de 04/05/1999 - Página 9931
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, TELECOMUNICAÇÃO, INTEGRAÇÃO, REGIÃO SUL, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), ELOGIO, QUALIDADE, PROGRAMAÇÃO.

O SR. GERALDO ALTHOFF (PFL-SC. Para uma comunicação inadiável.) - Sr. Presidente, peço licença às Srªs e Srs. Senadores para fazer um comunicado inadiável e oportuno: uma homenagem a um dos maiores veículos de comunicação do Estado de Santa Catarina, uma das maiores empresas e comunicação do sul do País, uma das maiores e melhores do Brasil, a Rede Brasil Sul de Televisão, que completa 20 anos de transmissão em solo catarinense.  

Gostaria, para tal, de repetir as palavras do empresário Maurício Sirotsky Sobrinho, por ato de inauguração da RBS/TV em Santa Catarina, no dia 1º de maio de 1979:  

"(...) Este canal de televisão será um instrumento de aproximação, um instrumento de união, um instrumento de agregação. Um instrumento que se constituirá num somatório cada vez maior para o bem-estar de toda a família catarinense. (...)"  

Com essa frase, proferida pelo então Presidente do Grupo RBS, podemos concluir que a meta estabelecida era a de prestar um relevante serviço para a comunidade catarinense, com uma programação de nível, com alto padrão de qualidade, que fortaleceria os laços de união entre os catarinenses e entre os Estados do Sul, trazendo informações da terra e resgatando a memória de nosso povo.  

Obstinado, empreendedor e capaz, o Sr. Maurício Sirotsky Sobrinho, ao traçar essa diretriz, não mediu esforços no sentido da concretização do seu sonho e, em menos de três meses, levou essa emissora a ser líder de audiência, transmitindo programações locais, levando a todos os catarinenses a imagem e cultura barriga-verde, o que nos motiva a manter vivas as nossas raízes e nossas origens.  

A integração pretendida pelo fundador foi alcançada, e hoje as notícias de toda a Santa Catarina circulam com a rapidez dos novos tempos, transpondo grandes distâncias, de norte a sul, de leste a oeste, mantendo o catarinense afinado com o que há de mais atual.  

O povo catarinense não mais se ressente de ver mantida a sua memória, haja vista a farta programação que tem como cerne o resgate da cultura de Santa Catarina.  

Hoje, a RBS/TV de Santa Catarina se destaca com uma programação de grande qualidade técnica, pois tem na tecnologia um de seus maiores diferenciais, sendo uma das primeiras empresas a utilizar o equipamento câmara de videoteipe pelo seu departamento de telejornalismo, que até aquele momento era feito por filme preto e branco.  

Mantendo-se nesta dianteira, a empresa foi a primeira no sul do País a contar com a tecnologia digital, o que há de mais moderno em todo mundo, donde se conclui que não são poucos e inconstantes os investimentos no sentido de modernizar e aumentar a qualidade da programação e envio de sinal.  

Não são poucos os elogios que poderíamos fazer para a RBS/TV, mas é importante ressaltar que o pioneirismo da programação, com programas ao vivo, jornais locais, programação infantil, mesmo antes dos tradicionais programas matutinos hoje apresentados, programas de entrevistas com personalidades catarinenses, guias turísticos e o RBS Comunidade, que apresenta as reivindicações dos catarinenses.  

Somos agradecidos, e neste momento falo como representante do povo catarinense, pela excelente qualidade da programação da RBS/TV de Santa Catarina, pelo resgate de nossa cultura, pela qualidade de imagens e editoração e pelo material humano que nos transmite a devida simpatia de quem nós gostamos de ter em companhia.  

A RBS/TV de Santa Catarina é mais que um instrumento de integração, é a própria imagem do povo catarinense, é a virtude de nossa terra.  

Muito obrigado, Sr. Presidente.  

 

por |T


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/05/1999 - Página 9931