Discurso no Senado Federal

VISITA DE AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS DA AREA DA AGRICULTURA AO ESTADO DE TOCANTINS. PERSPECTIVAS PROMISSORAS DA RECUPERAÇÃO DA AGRICULTURA BRASILEIRA.

Autor
Leomar Quintanilha (PPB - Partido Progressista Brasileiro/TO)
Nome completo: Leomar de Melo Quintanilha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • VISITA DE AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS DA AREA DA AGRICULTURA AO ESTADO DE TOCANTINS. PERSPECTIVAS PROMISSORAS DA RECUPERAÇÃO DA AGRICULTURA BRASILEIRA.
Publicação
Publicação no DSF de 16/06/1999 - Página 15392
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • REGISTRO, VISITA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA AGRICULTURA (MAGR), DIRIGENTE, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), SECRETARIA, DEFESA, ANIMAL, FEIRA AGROPECUARIA, MUNICIPIO, ARAGUAINA (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO).
  • APOIO, PRODUTOR, ESTADO DO TOCANTINS (TO), OBJETIVO, MINISTERIO DA AGRICULTURA (MAGR), AMPLIAÇÃO, PRODUÇÃO, ALIMENTOS, SUPERIORIDADE, SAFRA, GRÃO, BRASIL.

O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PPB-TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, estiveram visitando o Estado do Tocantins neste final de semana o Ministro Francisco Turra, da Agricultura, o Diretor da Embrapa, Dante Scolari, e o titular da Secretaria de Defesa Animal do Ministério da Agricultura, Dr. Luiz Carlos de Oliveira.  

Preliminarmente, visitaram na cidade de Araguaína a feira agropecuária ali realizada e que se encerrou neste final de semana, uma demonstração cabal, inequívoca da força e da pujança do setor primário, notadamente da pecuária no Estado do Tocantins.  

A presença do Ministro Francisco Turra no território tocantinense vem simplesmente corroborar a manifesta intenção do Sr. Ministro em recuperar definitivamente a agricultura brasileira, setor que já deu uma demonstração de força quando sustentou o Plano Real na sua implantação. E no começo deste ano, quando uma turbulência tomava conta da economia nacional e havia preocupações de que o País não conseguiria, a curto prazo, recuperar ou retomar o processo de crescimento, a agricultura novamente demonstrou sua força e sua capacidade ágil de reação.  

Sr. Presidente, nós, tocantinenses, queremos contribuir e ser parceiros nessa ousada tentativa do Ministro Francisco Turra em ampliar a produção de alimentos no Brasil, já que pretende, nos próximos anos, quebrar a marca de 100 milhões de toneladas de grãos. E o Tocantins, com suas condições edafoclimáticas privilegiadas, está preparado - ou está na fase final de preparação - para assumir esse desafio.  

Além dessa condições climáticas bastante propícias, as terras do Tocantins são extremamente favoráveis. Temos na Bacia do Araguaia quase um milhão de hectares de terras planas como uma mesa, ricas em recursos hídricos, precisando apenas de investimentos para se transformar num manancial de alimentos, num dos principais celeiros de grãos deste País. Essa produção agrícola poderia mitigar a fome no Brasil, aumentar suas exportações e, por meio delas, contribuir também para a diminuição da fome em outros países.  

E o cerrado? Extraordinário potencial tem o cerrado tocantinense, Sr. Presidente, que poderá ser muito melhor explorado com as hidrovias Araguaia e Tocantins e com a Ferrovia Norte-Sul. Aliás, estamos nos associando a V. Exª, Senador Ademir Andrade, que preside os trabalhos da Casa neste momento, e ao seu Estado do Pará, pois temos o maior interesse na instalação e implementação rápida da Ferrovia. Não só o Estado do Pará, que V. Exª tão bem representa nesta Casa, mas também os Estados do Maranhão, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Tocantins esperam pela Ferrovia Norte-Sul, que não é mais uma mera aspiração da nossa Região, mas uma necessidade urgente. É preciso transformar a matriz de transporte e integrar definitivamente, de forma ágil e com custo mais baixo, essas regiões tão importantes do nosso País.  

Portanto, Sr. Presidente, gostaria de registrar nossa satisfação com a presença importante e inusitada do Ministério da Agricultura no território tocantinense, agora com a instalação de uma unidade da Embrapa, que, com seus quadros técnicos extraordinários haverá de contribuir sensivelmente para o aprimoramento, otimização e melhoria da agricultura que já vínhamos ali desenvolvendo. Tenho certeza de que o Ministério da Agricultura e a Embrapa estarão caminhando celeremente para o rompimento almejado pelo Ministro Francisco Turra dessa barreira, a dos 100 milhões de toneladas de grãos no País.  

Era esse o registro que gostaria de fazer, Sr. Presidente.  

Muito obrigado.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/06/1999 - Página 15392