Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PROFESSOR JOSE EDUARDO SILVA NASCIMENTO, POLITICO GOIANO.

Autor
Iris Rezende (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Iris Rezende Machado
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PROFESSOR JOSE EDUARDO SILVA NASCIMENTO, POLITICO GOIANO.
Publicação
Publicação no DSF de 05/08/1999 - Página 19400
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE EDUARDO SILVA NASCIMENTO, EX VEREADOR, EX-DEPUTADO, ESTADO DE GOIAS (GO).

O SR. IRIS REZENDE (PMDB-GO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo com pesar a tribuna nesta tarde de hoje para registrar o falecimento de um importante homem público que muito dignificou o Estado de Goiás e o seu povo. Trata-se do emérito professor José Eduardo Silva Nascimento, ex-vereador por Goiânia e ex-deputado estadual, personagem que exerceu a política com paixão, coragem e coerência, sempre dedicado à causa dos mais simples e dos mais humildes.  

A morte do ex-deputado José Eduardo nos comove profundamente. Goiás sofre uma perda irreparável e deixa de ter no seu convívio um verdadeiro entusiasta da vida pública, um professor que soube como ninguém defender com bravura e determinação as suas idéias, buscando contribuir de maneira decisiva para a prosperidade e o bem-estar de todos.  

O registro que faço nesta Tribuna tem para mim um significado muito especial. José Eduardo foi um fraternal amigo e um companheiro de muitas jornadas. Estivemos juntos em diversos embates históricos, atuando ao lado do povo em suas lutas, abrindo caminhos e empreendendo inúmeras conquistas que em muito colaboraram no desenvolvimento de Goiás.  

Professor com larga tradição no processo educacional de Goiás, José Eduardo fez do ensino um instrumento permanente de defesa da vida e da justiça social. Sua presença marcante nas comunidades em que atuou lhe valeu o reconhecimento público, sendo eleito vereador por Goiânia por cinco mandatos, sempre com votações expressivas.  

Na Câmara Municipal de Goiânia, sua atuação foi destacada. José Eduardo era uma voz ativa em plenário, um debatedor incansável, homem de idéias marcantes que jamais abria mão dos interesses maiores de seu povo. Polêmico, ao mesmo tempo soube como ninguém exercer o diálogo e alcançar benfeitorias para os setores que representava.  

Essa atuação vibrante e determinada lhe valeu mais uma vez o reconhecimento público, ocupando as funções de deputado estadual, mantendo a mesma fibra e a mesma coerência que lhe proporcionaram um lugar de destaque no Parlamento goiano.  

Dotado de grande inteligência política, José Eduardo deixa como exemplo a garra e vontade de fazer e de realizar, mantendo uma sintonia profunda com o povo mais pobre, trabalhando incessantemente no combate à miséria e lutando pela democratização do saber educacional.  

Defensor incansável dos mais necessitados, possuidor de uma cultura invejável, José Eduardo deixa uma legião de amigos e admiradores, todos eternamente gratos por tudo que fez por Goiás e pelo Brasil.  

José Eduardo Silva Nascimento inscreveu seu nome na história de Goiás e será lembrado pela sua bravura e grande senso humanista. Nesta Tribuna do Senado, portanto, prestamos uma justa homenagem a um professor que soube dignificar a profissão e abraçar a política com ética, dignidade e honradez.  

Muito obrigado.  

 

 Ö


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/08/1999 - Página 19400