Discurso no Senado Federal

SOLICITAÇÃO DE DIRECIONAMENTO DOS RECURSOS ORÇAMENTARIOS PARA O INCENTIVO AO DESPORTO, TENDO EM VISTA O EXCELENTE DESEMPREGO DOS ATLETAS BRASILEIROS NOS JOGOS PAN-AMERICANOS REALIZADOS NO CANADA.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ESPORTE.:
  • SOLICITAÇÃO DE DIRECIONAMENTO DOS RECURSOS ORÇAMENTARIOS PARA O INCENTIVO AO DESPORTO, TENDO EM VISTA O EXCELENTE DESEMPREGO DOS ATLETAS BRASILEIROS NOS JOGOS PAN-AMERICANOS REALIZADOS NO CANADA.
Publicação
Publicação no DSF de 10/08/1999 - Página 19842
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ESPORTE.
Indexação
  • HOMENAGEM, RESULTADO, PARTICIPAÇÃO, ATLETAS, BRASIL, JOGOS PANAMERICANOS, PAIS ESTRANGEIRO, CANADA.
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, INCENTIVO, ESPORTE, SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, PROVIDENCIA, INVESTIMENTO, PRATICA ESPORTIVA.

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PFL-TO. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, encerraram-se ontem os Jogos Pan-Americanos, em que nossos atletas conquistaram o quarto lugar em Winnipeg, levando o Brasil a melhorar sua posição, depois de um sofrido empate com a Argentina. Somente a alma, o esforço de nossos atletas puderam fazer com que merecêssemos essa colocação.  

Sr. Presidente, o que nos surpreende é que países como Cuba, por exemplo, ou o Canadá, com populações muito menores que a nossa, e mesmo a Argentina, com suas condições territoriais e climáticas, fazem com que os brasileiros, tão apaixonados pelo esporte como somos, sofram tanto, sem entender o que nos falta para termos definitivamente incentivadas as atividades desportivas.  

Tivemos o exemplo daquela nossa atleta que dois dias antes de deixar este País teve sua bicicleta roubada e chorou diante das câmeras de televisão, porque ali tinha ido sua esperança de participar dos jogos. E grande parte dos atletas brasileiros que foram medalha de ouro ainda são garçons, escriturários, ou seja, trabalham o dia inteiro e, com seu esforço pessoal, conseguem dar essa grande alegria ao nosso País.  

Então, em primeiro lugar, registro o reconhecimento desta Casa a todos os atletas, mesmo àqueles que não tenham obtido a premiação, a medalha, porque sabemos com que sacrifício um atleta deixa o Brasil para representá-lo nas Olimpíadas ou por exemplo nos Jogos Pan-Americanos.  

Quanto ao incentivo ao esporte, Sr. Presidente, estive há alguns dias com o Ministro e, apesar de seus esforços, ele me dizia que receitas vinculadas advindas da loteria estariam em caixa, mas bloqueadas, porque houve contingenciamento do Orçamento. Obviamente, por ser receita vinculada, esse dinheiro não poderá ser utilizado em outra área, mas ainda assim não houve liberação da equipe econômica do Governo. E disse-me o Ministro que seu objetivo era exatamente a construção de milhares de quadras poliesportivas. Tive a oportunidade de tomar conhecimento do projeto e do entusiasmo do Ministro com relação a ele. Estive tratando do assunto com os Ministros responsáveis pela matéria, mas até o momento os recursos não foram liberados.  

É preciso que haja uma total transformação, uma mudança de mentalidade, principalmente de nossas autoridades, de nossos responsáveis. Definitivamente, o povo brasileiro não encontra explicações para a falta de apoio ao esporte, tendo em vista as condições do Brasil - o território, o clima, a disposição atlética de nossos desportistas. Todos eles permanecem sem recursos, sem condições, tendo que se submeter às mais difíceis provações a fim de poderem bem representar o País.  

Portanto, parabenizo toda a equipe brasileira e, ao mesmo tempo, peço à equipe econômica, ao Ministro, às autoridades que tomem as providências para que, quem sabe, com planejamento e dedicação, o Brasil possa seguir os exemplos da pequena Cuba, colocada numa belíssima posição, com o esforço de seus atletas. Uma ilha, como sabemos, passando por todo esse cerceamento econômico, por dificuldades, mas que investe no esporte e no lazer E a prova é o resultado por eles obtido.  

Portanto, que o empate que nos deu a quarta posição, que esse sofrimento - porque sei que sofre o povo brasileiro, que é desportista, é amante do esporte -, sirva de alerta para nós todos, chamando a atenção das nossas autoridades para que, no próximo Pan-Americano, o Brasil dê mais alegrias à sua população.  

Muito obrigado, Sr. Presidente.  

 

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/08/1999 - Página 19842