Discurso no Senado Federal

JUSTIFICATIVAS A REQUERIMENTO DE AUTORIA DE S.EXA., QUE SOLICITA VOTOS DE APLAUSO E CONGRATULAÇÕES AO COMITE OLIMPICO BRASILEIRO, NA PESSOA DE SEU PRESIDENTE DR. CARLOS ARTHUR NUZMAN E DEMAIS ATLETAS PELO EXCELENTE DESEMPENHO NOS JOGOS PAN-AMERICANOS.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ESPORTE.:
  • JUSTIFICATIVAS A REQUERIMENTO DE AUTORIA DE S.EXA., QUE SOLICITA VOTOS DE APLAUSO E CONGRATULAÇÕES AO COMITE OLIMPICO BRASILEIRO, NA PESSOA DE SEU PRESIDENTE DR. CARLOS ARTHUR NUZMAN E DEMAIS ATLETAS PELO EXCELENTE DESEMPENHO NOS JOGOS PAN-AMERICANOS.
Publicação
Publicação no DSF de 11/08/1999 - Página 19937
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ESPORTE.
Indexação
  • JUSTIFICAÇÃO, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, AUTORIA, ORADOR, SOLICITAÇÃO, SENADO, ENCAMINHAMENTO, VOTO, CONGRATULAÇÕES, CARLOS ARTHUR NUZMAN, PRESIDENTE, COMITE OLIMPICO BRASILEIRO (COB), ATLETA PROFISSIONAL, BRASIL, PARTICIPAÇÃO, JOGOS PANAMERICANOS, PAIS ESTRANGEIRO, CANADA.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, RESULTADO, ATLETAS, BRASIL, JOGOS PANAMERICANOS, SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, GOVERNO ESTADUAL, INCENTIVO, INVESTIMENTO, ESPORTE.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB-GO. Para uma comunicação inadiável.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, estou apresentando, na sessão de hoje, um requerimento solicitando que o Senado Federal encaminhe votos de aplauso e congratulações ao Comitê Olímpico Brasileiro, através de seu Presidente, Carlos Arthur Nuzman, extensivos a todos os atletas que participaram dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, encerrados no último domingo.  

O Brasil teve uma participação histórica na competição, a melhor entre todas as 13 edições dos jogos, o que mostra a nossa evolução nos esportes olímpicos. Pela primeira vez conquistamos mais de 100 medalhas, 101 para ser mais preciso. Foram 25 de ouro, também um recorde. Antes, em nossa melhor participação, havíamos conquistado 82 medalhas, em 1995, em Mar del Plata, na Argentina. O melhor desempenho em conquista de medalhas de ouro, antes de Winnipeg, foi em Cuba, em 1991, onde alcançamos a marca de vinte e uma. E o mais impressionante: fomos premiados em 25 modalidades diferentes, uma diversidade de bons desportistas que muitos não conheciam.  

Esse desempenho fez com que o Brasil subisse duas posições na colocação geral em relação aos últimos jogos. Ficamos em quarto lugar, numa virada emocionante sobre a Argentina, que ocorreu no último dia de competições, com a conquista da medalha de ouro no basquete masculino.  

Os Jogos Pan-Americanos mostraram que não somos apenas o país do futebol. Somos uma potência esportiva nas mais variadas modalidades. Temos um potencial que pode e deve ser explorado. O esporte é um dos instrumentos mais fortes de divulgação de um país. O esporte olímpico, além disso, é uma arma poderosíssima no combate à marginalidade infanto-juvenil, um atrativo que tira crianças e adolescentes do vício das drogas e lhes dá identidade, motivação e dignidade.  

Durante os dias de competição, pudemos ouvir, através da imprensa, diversos depoimentos emocionados de atletas vitoriosos dizendo que, se não fosse o esporte, talvez estivessem metidos no submundo das drogas e da criminalidade.  

O nosso desempenho deveu-se ao esforço do Comitê Olímpico Brasileiro, que conseguiu levar ao Canadá a maior delegação da história, com 436 atletas. Vários empresários tiveram participação definitiva por meio de apoio e patrocínio. Fica agora a nossa torcida e o nosso apelo para que, com o sucesso da delegação em Winnipeg, novas empresas possam se entusiasmar com o esporte. E mais do que isso: que o Governo Federal e os governos estaduais ampliem o apoio ao esporte amador por meio de incentivos indiretos e de investimentos diretos. É muito mais barato investir no esporte do que no combate à criminalidade, sem contar que os dividendos angariados pelo País são realmente extraordinários.  

Como desportista que sou, cumprimento o Comitê Olímpico Brasileiro e o seu Presidente, Carlos Arthur Nuzman, e cada atleta que representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos, os medalhistas e também aqueles que não alcançaram o pódio. São todos vencedores.  

Foi o grupo, o conjunto, que mostrou ao mundo o nosso potencial. Vamos agora nos preparar para uma participação também histórica nos Jogos Olímpicos de Sydney no ano 2000.  

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.  

Muito obrigado.  

 

eiosÙ


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/08/1999 - Página 19937