Discurso no Senado Federal

ANUNCIO DA INDICAÇÃO DE S.EXA. COMO VICE-PRESIDENTE E DO SENADOR GILBERTO MESTRINHO COMO PRESIDENTE DA COMISSÃO MISTA DE PLANOS, ORÇAMENTOS PUBLICOS E FISCALIZAÇÃO.

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ORÇAMENTO.:
  • ANUNCIO DA INDICAÇÃO DE S.EXA. COMO VICE-PRESIDENTE E DO SENADOR GILBERTO MESTRINHO COMO PRESIDENTE DA COMISSÃO MISTA DE PLANOS, ORÇAMENTOS PUBLICOS E FISCALIZAÇÃO.
Publicação
Publicação no DSF de 12/08/1999 - Página 20060
Assunto
Outros > ORÇAMENTO.
Indexação
  • REGISTRO, INDICAÇÃO, ORADOR, GILBERTO MESTRINHO, SENADOR, VICE PRESIDENCIA, PRESIDENCIA, COMISSÃO MISTA, ORÇAMENTO.
  • EXPECTATIVA, DEBATE, ORÇAMENTO, COMBATE, DESIGUALDADE REGIONAL, COMPROMISSO, CUMPRIMENTO, PRAZO, VOTAÇÃO.

O SR. ROMERO JUCÁ (PSDB-RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente Marluce Pinto, Srªs e Srs. Senadores, comunico à Casa que tive a honra, ontem, de ser escolhido Vice-Presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização.  

Na mesma votação, foi escolhido Presidente da referida Comissão o Senador Gilberto Mestrinho, por três vezes Governador do Estado do Amazonas e, portanto, com ampla experiência administrativa e política na gestão daquele Estado pobre, na região mais difícil do nosso País.  

Por coincidência, o Presidente e o Vice-Presidente da Comissão, nesta gestão, serão da Região Amazônica: o Senador Gilberto Mestrinho, pelo Estado do Amazonas, e eu, pelo Estado de Roraima. Teremos condição de discutir com prioridade não só a questão da Amazônia, mas das regiões menos desenvolvidas.  

Tenho certeza de que o Senador Gilvam Borges, atuante na Comissão, dará sua colaboração, assim como V. Exª, que tem sido, ao longo de todo o mandato, membro da Comissão de Orçamento. Vamos ter a possibilidade de, primeiro, discutir o Orçamento, tentando fazer dele, cada vez mais, um instrumento de combate às desigualdades regionais. Eu, o Senador Gilberto Mestrinho, todos nós que fomos eleitos pelos Estados mais pobres temos este compromisso: buscar o desenvolvimento exatamente dentro do princípio de resgatar tais desigualdades.  

Temos também o compromisso de votar, dentro do prazo, o Orçamento ainda este ano. Indubitavelmente, esse deve ser um ponto de honra da Comissão. Vamos empenhar todos os nossos esforços para aprofundar e agilizar os trabalhos.  

Gostaria de comunicar à Casa a honra que tive de assumir a citada Vice-Presidência e de dizer que estarei atuando permanentemente na referida Comissão como venho fazendo nesta Casa. Estarei à disposição dos Colegas, a fim de que possamos somar esforços e desenvolver um trabalho que, efetivamente, faça do Orçamento Federal uma peça de justiça social, desenvolvimento e progresso, principalmente para as regiões mais pobres deste País.  

Muito obrigado.  

 

kR


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/08/1999 - Página 20060