Discurso no Senado Federal

ANALISE DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO SETOR AGROPECUARIO.

Autor
Iris Rezende (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Iris Rezende Machado
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • ANALISE DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO SETOR AGROPECUARIO.
Aparteantes
Ademir Andrade, Edison Lobão, Jader Barbalho, Leomar Quintanilha, Pedro Simon.
Publicação
Publicação no DSF de 14/08/1999 - Página 20232
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • ANALISE, ALTERAÇÃO, AGRICULTURA, BRASIL, AUMENTO, POPULAÇÃO, ZONA URBANA, DESPREPARO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), MINISTERIO DO ORÇAMENTO E GESTÃO (MOG), CONHECIMENTO, PROBLEMA, ESPECIFICAÇÃO, DIVIDA, PRODUTOR RURAL, MOTIVO, PLANO, REAL.
  • REGISTRO, CONCORRENCIA DESLEAL, PRODUTO IMPORTADO, SUBSIDIOS, AGRICULTURA, PAIS ESTRANGEIRO, DEFESA, PRODUTOR RURAL, BRASIL, AUMENTO, PRODUTIVIDADE.
  • DEFESA, AGRICULTOR, ACUSAÇÃO, IMPRENSA, FALTA, RESPONSABILIDADE, INADIMPLENCIA, DIVIDA AGRARIA.

O SR. IRIS REZENDE (PMDB-GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tenho acompanhado de perto, por um dever cívico, por um dever de representação do meu Estado, todos os lances experimentados pelos produtores rurais de nosso País. Tenho assim agido até mesmo por uma obrigação, repito, pois na condição de ex-Ministro de Estado da Agricultura, cargo que exerci durante quatro anos e alguns meses, tive de viver mais intensamente todos os problemas por que passam os agricultores brasileiros.  

Por outro lado, digo que é um dever de representatividade, porque a economia do meu Estado, Goiás, assenta-se sobretudo na agropecuária. Quando a agricultura vai bem, o Estado vai bem; quando a agricultura vai mal, o Estado passa, obviamente, por dificuldades. E não é apenas o Estado de Goiás, mas o Centro-Oeste como um todo, pois todos os Estados do Centro-Oeste brasileiro, e também os Estados do Norte, como o Tocantins, tão bem representado nesta Casa por V. Exª, têm a sua estrutura econômica sustentada, em primeiro lugar, pela agricultura.  

Tenho acompanhado essas questões desde a minha juventude, uma vez que sou uma pessoa de origem rural. Vivi no meio rural durante toda a minha infância e adolescência, até que minha família se deslocou para Goiânia para que pudéssemos freqüentar a escola de segundo grau. Saí da roça, mas a roça não me deixou até hoje. Vivo, como disse, com muita intensidade todas as questões atinentes à agropecuária brasileira.  

O Brasil tem experimentado transformações profundas nessa área, uma vez que, há menos de 50 anos, 80% da população brasileirÂû


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/08/1999 - Página 20232