Discurso durante a 128ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

OTIMISMO DE DIVERSOS SETORES DA SOCIEDADE COM O PROJETO 'AVANÇA BRASIL'.

Autor
Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • OTIMISMO DE DIVERSOS SETORES DA SOCIEDADE COM O PROJETO 'AVANÇA BRASIL'.
Publicação
Publicação no DSF de 28/09/1999 - Página 25350
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • APOIO, EXECUÇÃO, PLANO PLURIANUAL (PPA), IMPORTANCIA, INVESTIMENTO, EDUCAÇÃO, SAUDE, CRIAÇÃO, EMPREGO, MUNICIPIOS, PAIS, BUSCA, DESENVOLVIMENTO NACIONAL.

O SR. EDISON LOBÃO (PFL - MA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, os meios econômico-financeiros têm analisado em detalhes o grandioso projeto "Avança Brasil", que o governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso ofereceu à Nação, geralmente aplaudindo os esforços dos nossos dirigentes para o encontro de soluções que dominem e superem as preocupações econômicas e financeiras que afligem os brasileiros nesta quadra vivida pelo País.  

Note-se que até personalidades da Oposição, talvez a contragosto, têm sido obrigadas a reconhecer, de um lado, a relevante importância da programação governamental, e, de outro, admitir a viabilidade dos planos preestabelecidos.  

O Congresso Nacional, que apreciará as iniciativas do Executivo, naturalmente oferecerá a importantíssima contribuição ao aprimoramento das metas traçadas, corrigindo eventuais falhas ou aperfeiçoando os objetivos que todos acalentamos de reconquistar o ritmo de crescimento exigido pelo nosso País continente.  

Nesta oportunidade, quero apenas consignar o otimismo com que o Projeto "Avança Brasil" foi recebido pelos muitos prefeitos municipais que, recentemente, encontraram-se em Brasília para uma reunião da Confederação Nacional dos Municípios.  

Estão no município, Sr. Presidente, as forças primeiras do País, aquelas que asseguram a unidade territorial e o equilíbrio dos passos firmes de um país gigante como o nosso.  

Quando a Nação reivindica a multiplicação de empregos, mais investimentos na educação, uma assistência à saúde que ofereça condições mínimas de um bom atendimento à população, ou pleiteia o amparo justo aos produtores rurais, a Nação está-se referindo ao interior brasileiro. Está procurando oferecer aos nossos municípios as condições mínimas para uma qualidade de vida digna dos seus habitantes; está tentando mantê-los nas suas ocupações tradicionais, sem os riscos das migrações que superlotam, na miséria, os centros metropolitanos.  

E são os Prefeitos, os principais representantes municipais, que receberam, com grande esperança, o planejamento que promete levar melhoramentos e, portanto, desenvolvimento ao interior do País.  

O Brasil, Sr. Presidente, sempre encontrou nos seus filhos a criatividade que nos levou aos caminhos do extraordinário desenvolvimento que alcançamos neste século.  

É o que esperamos que continue a acontecer sob o estímulo do projeto firmado pelo Governo com tanto entusiasmo. E, desde já, entendamos que o desenvolvimento nacional inicia-se pelo município, que precisa de estímulos para alavancar a nossa compulsão por progresso.  

Com o "Avança Brasil", o Governo acaba de demonstrar que, não obstante as dificuldades financeiras, temos atalhos que nos permitem colher os frutos que possibilitarão nossa arrancada desenvolvimentista.  

A manter-se nessa trilha, não tenha dúvida o Governo Federal de que contará com o apoio maciço do Congresso Nacional.  

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.  

 

h ô


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/09/1999 - Página 25350