Discurso no Senado Federal

REPUDIO A REPORTAGEM PUBLICADA NA REVISTA ISTOE, ENVOLVENDO O MINISTRO ELCIO ALVARES COM O CRIME ORGANIZADO NO ESPIRITO SANTO. (COMO LIDER)

Autor
José Roberto Arruda (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
Nome completo: José Roberto Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA.:
  • REPUDIO A REPORTAGEM PUBLICADA NA REVISTA ISTOE, ENVOLVENDO O MINISTRO ELCIO ALVARES COM O CRIME ORGANIZADO NO ESPIRITO SANTO. (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 05/10/1999 - Página 26599
Assunto
Outros > IMPRENSA.
Indexação
  • REPUDIO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, ISTOE, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ACUSAÇÃO, ELCIO ALVARES, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO, DEFESA, PARTICIPAÇÃO, CRIME ORGANIZADO, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), AUSENCIA, COMPROVAÇÃO, PROVA DOCUMENTAL, DENUNCIA.

O SR. JOSÉ ROBERTO ARRUDA (PSDB - DF. Como Líder. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sr as e Srs. Senadores, tendo em vista os posicionamentos já colocados aqui no plenário pelo Senador Romero Jucá, do PSDB; pelo Senador Jader Barbalho, do PMDB, parece-me importante que eu registre, aqui, como Líder do Governo nesta Casa, o meu respeito pessoal e a minha solidariedade a um homem que durante toda a sua vida pública teve uma postura pessoal absolutamente irretocável no campo ético.  

O Senador Elcio Alvares foi, durante os últimos quatro anos, Líder do Governo no Senado. Tive o privilégio de, primeiro, ser seu Vice-Líder e, depois, como Líder do Governo no Congresso, conviver com ele no dia-a-dia desta Casa. Mais do que isso, Sr. Presidente, fui algumas vezes ao Espírito Santo junto com o Senador Elcio Alvares e pude testemunhar o enorme respeito que o povo daquele Estado, as lideranças políticas e as lideranças da sociedade civil têm pela trajetória, pelo passado, pela vida pública do então Senador — e hoje Ministro — Elcio Alvares. É até de se registrar, Sr. Presidente, que, em alguns casos, expressivas lideranças políticas que o apoiavam o criticavam exatamente pelo oposto do que se publica agora: seu comportamento extremamente ético e respeitoso e sua enorme responsabilidade no trato da coisa pública. Sua inflexibilidade trazia prejuízos eleitorais a si próprio. É de se registrar que o Ministro Elcio Alvares, depois de ter sido Líder do Governo no Senado durante quatro anos, sequer foi reeleito Senador.  

É evidente, Sr. Presidente - todos os posicionamentos tornam isso bem claro, embora eu não tenha feito nenhum contato oficial -, que o Governo terá de fazer as investigações que julgar adequadas. Mais que isto: o Governo terá de deixar claro se há alguma coisa que possa macular a imagem do Ministro Elcio Alvares. A favor de S. Exª há o fato de ter sido Governador de Estado, Deputado, Senador e Ministro da Indústria e do Comércio no Governo Itamar Franco. Durante o tempo em que ocupou essas posições nunca foi levantada contra S. Exª uma dúvida sequer em relação a sua postura.  

Há um fato que desejo registrar. Estive no Espírito Santo quando a Assembléia Legislativa do Estado concedeu a S. Exª o título de cidadão honorário daquele Estado, porque, na verdade, ele nasceu em Minas Gerais. Naquela solenidade, recebi uma homenagem, injusta se comparada com a trajetória, no Estado, do Ministro Elcio Alvares. Uma das pessoas citadas nessa entrevista, a que preside a Assembléia Legislativa, estava presente. Eu o cumprimentei, Sr. Presidente - confesso que não exijo certidão de comportamento daqueles que me cumprimentam. Eu era homenageado naquele dia, como também o era o Senador Elcio Alvares.  

Quero dizer, Sr. Presidente, que, naquela solenidade, mais uma vez, pude perceber o enorme respeito e a grande admiração que o povo capixaba, desde o Governador até as pessoas mais humildes que compareceram àquela solenidade, devotam ao Senador Elcio Alvares. Mais do que isso, como Ministro da Defesa. S. Exª tem tido um comportamento absolutamente irretocável. Fez questão de deixar claro que deixava a vida política e não mais pleitearia nenhum cargo político para cumprir sua missão como o primeiro Ministro Civil da Defesa do Brasil.  

Muito bem, Sr. Presidente, penso que é o momento de nós, que convivemos com o Senador Elcio Alvares nesta Casa durante tanto tempo, que conhecemos a sua dignidade e a forma clara, transparente, com que tratou sempre sua própria carreira política, bem como a coisa pública, manifestarmos aqui, de público, o nosso repúdio a qualquer insinuação de deslize em seu comportamento pessoal e político. É preciso deixar claro que quando houver qualquer tipo de manifestação nesse sentido que não venha acompanhada das devidas comprovações deve haver, em sentido contrário, a defesa legítima da dignidade e da imagem de um homem público da estatura do ex-Senador Elcio Alvares.  

Eram essas as minhas considerações, Sr. Presidente. Reservo-me o direito de, eventualmente, nos próximos dias, como Líder do Governo, depois de ouvir oficialmente as autoridades e o próprio Ministro Elcio Alvares, fazer aqui uma ponderação com mais profundidade.  

Muito obrigado.  

 

 

[ ¿


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/10/1999 - Página 26599