Discurso no Senado Federal

APELO AO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO PARA PROVIDENCIA SOBRE DENUNCIAS ENVOLVENDO O MINISTRO DO ESPORTE, RAFAEL GRECA.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
JOGO DE AZAR. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • APELO AO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO PARA PROVIDENCIA SOBRE DENUNCIAS ENVOLVENDO O MINISTRO DO ESPORTE, RAFAEL GRECA.
Aparteantes
Edison Lobão, Osmar Dias, Roberto Requião.
Publicação
Publicação no DSF de 28/10/1999 - Página 28620
Assunto
Outros > JOGO DE AZAR. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • IMPORTANCIA, PROBIDADE, AGENTE, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, REGISTRO, DENUNCIA, SERVIDOR, MINISTERIO DO ESPORTE E TURISMO (MET), IRREGULARIDADE, CONCESSÃO, AUTORIZAÇÃO, BINGO, OBJETIVO, ATENDIMENTO, INTERESSE PARTICULAR, MINISTRO DE ESTADO, ESPECIFICAÇÃO, CAMPANHA ELEITORAL, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO PARANA (PR).
  • COMENTARIO, DOCUMENTO, PROCURADORIA DA REPUBLICA, PROCESSO CAUTELAR, AÇÃO JUDICIAL, IMPROBIDADE, ADMINISTRAÇÃO, ESPECIFICAÇÃO, OMISSÃO, INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO DESPORTO (INDESP), MINISTERIO DO ESPORTE E TURISMO (MET), FISCALIZAÇÃO, BINGO, ILEGALIDADE, AUTORIZAÇÃO.
  • COMENTARIO, ANTERIORIDADE, ATUAÇÃO, INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO DESPORTO (INDESP), ELOGIO, GESTÃO, EDSON ARANTES DO NASCIMENTO, EX MINISTRO DE ESTADO, COMBATE, IRREGULARIDADE, APROVAÇÃO, LEGISLAÇÃO, BENEFICIO, ESPORTE, PROIBIÇÃO, BINGO.
  • VINCULAÇÃO, ATUAÇÃO, LUIS ANTONIO BUFFARA, DIRETOR, ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS, INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO DESPORTO (INDESP), COLABORAÇÃO, RAFAEL GRECA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO ESPORTE E TURISMO (MET), INFLUENCIA, CRIME ORGANIZADO, PAIS ESTRANGEIRO, ITALIA, ELABORAÇÃO, PORTARIA, INCONSTITUCIONALIDADE, ILEGALIDADE, AUTORIZAÇÃO, BINGO, CONTROLE, LABORATORIO, LAUDO TECNICO, APARELHO ELETRONICO.
  • CRITICA, OMISSÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DEFESA, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), SENADO, OBJETIVO, INVESTIGAÇÃO.

O SR. ÁLVARO DIAS (PSDB - PR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, confesso que não me dá prazer falar sobre o assunto que me traz a esta tribuna nesta tarde. Não me dá prazer falar de bingos e bingueiros; máfia e mafiosos. Eu gostaria mesmo não fosse necessário a abordagem desse tema. Mas somos responsáveis. É preciso assumir a responsabilidade pública, em conformidade com os compromissos que todos assumimos quando buscamos o voto da população.  

A probidade dos agentes públicos tem imensa importância. Existe um interesse difuso de toda a sociedade na probidade dos agentes públicos. A moralidade pública é um bem que interessa a todos.  

Hely Lopes Meirelles e Bilac Pinto ensinam, desde os primórdios da década de 60, que a moralidade e a probidade administrativa, para a administração pública, são bens mais valiosos que o próprio patrimônio público, no sentido restrito do termo.  

Primeiro, Sr. Presidente, Srs. Senadores, é preciso lembrar que a denúncia não partiu desta Casa; não partiu de qualquer dos Senadores aqui presentes. A denúncia partiu inicialmente de funcionários do próprio Ministério dos Esportes. E a partir da denúncia de um funcionário que pediu demissão por não aceitar participar de um esquema de improbidade administrativa e o formalizou ao Ministério Público, a imprensa nacional passou a se interessar pelo assunto.  

Portanto, de início, é preciso desfazer qualquer suspeita de que esteja havendo, nesse debate, qualquer interesse de natureza política ou de natureza eleitoral. AÂû


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/10/1999 - Página 28620