Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

SOLICITAÇÕES A MESA DE AVERIGUAÇÃO DAS OPERAÇÕES REALIZADAS PELOS CONTROLADORES DA EMBRAER.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRIVATIZAÇÃO.:
  • SOLICITAÇÕES A MESA DE AVERIGUAÇÃO DAS OPERAÇÕES REALIZADAS PELOS CONTROLADORES DA EMBRAER.
Publicação
Publicação no DSF de 21/01/2000 - Página 657
Assunto
Outros > PRIVATIZAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, EXISTENCIA, DESCUMPRIMENTO, EDITAL, POSTERIORIDADE, PRIVATIZAÇÃO, EMPRESA BRASILEIRA DE AERONAUTICA (EMBRAER), REFERENCIA, OCORRENCIA, AUMENTO, PARTICIPAÇÃO ACIONARIA, PAIS ESTRANGEIRO, SOLICITAÇÃO, MESA DIRETORA, SENADO, PROVIDENCIA, IMPEDIMENTO, SITUAÇÃO.

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - A indagação é relativa a que providência deve tomar o Senado Federal, quando há indícios de que o que foi aprovado nesta Casa não está sendo cumprido. Refiro-me ao edital de privatização da Embraer, cujos termos da aprovação permitiam a participação acionária estrangeira no máximo de 40%. Ora, noticia hoje a imprensa que o Banco Santander comprou o Banco Bozano, Simonsen. Este, junto com a Sistel e a Previ, detinham o suficiente como grupos nacionais, para que não se estendessem os 40% do controle acionário da Embraer.

            O futuro Ministro da Defesa, Sr. Geraldo Quintão, deu um parecer favorável a que a Embraer pudesse ceder 20% de seu controle acionário para grupos franceses, mas, com essa notícia de hoje, é possível que a participação acionária estrangeira na Embraer fique maior do que 40%, o que precisa ser averiguado.

            Até esclareço, Sr. Presidente, que haverá, nos próximos dias, na Comissão de Assuntos Econômicos, uma audiência pública com a direção da Embraer, mas gostaria de alertar que constitui dever do Senado Federal saber se não está havendo um desrespeito àquilo que aprovamos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/01/2000 - Página 657