Discurso durante a 19ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

CUMPRIMENTOS AO POVO TOCANTINENSE, AO GOVERNO DO ESTADO E AO MINISTERIO DAS COMUNICAÇÕES PELO INICIO DO FUNCIONAMENTO DA RADIO PALMAS EDUCATIVA FM, INAUGURADA NO DIA 1 DESTE MES.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL.:
  • CUMPRIMENTOS AO POVO TOCANTINENSE, AO GOVERNO DO ESTADO E AO MINISTERIO DAS COMUNICAÇÕES PELO INICIO DO FUNCIONAMENTO DA RADIO PALMAS EDUCATIVA FM, INAUGURADA NO DIA 1 DESTE MES.
Publicação
Publicação no DSF de 04/02/2000 - Página 1780
Assunto
Outros > ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, POPULAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO TOCANTINS (TO), AGRADECIMENTO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DAS COMUNICAÇÕES (MC), INICIO, FUNCIONAMENTO, EMISSORA, RADIO, CAPITAL DE ESTADO.

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PFL – TO. Pronuncia o seguinte discurso.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, temo, que a insistência quase diurna dos colegas representantes da Amazônia, em denunciar ameaças que recaem sobre aquele Brasil desconhecido e alvo do interesse internacional. Temo que a abordagem contínua e insistente referentes às mesmas potencialidades desse Brasil que o Brasil desconhece, se torne banal, ao invés de produzir o despertar das consciências e da vontade política, em favor dessa região do deste nosso Brasil. Fato que assumiria especial importância neste ano em que se comemoram 500 anos de chegada dos portugueses às costas brasileiras revelando ao mundo este país.  

Para nós da Amazônia e do Centro-Oeste, este nosso Brasil que o Brasil desconhece, cada pequeno avanço cada pequena vitória, constitui motivo de orgulho e satisfação, e seu registro nesta tribuna.  

Há alguns dias registrei desta tribuna aspecto da cultura do meu Estado, tendo tomado por gancho a visita do cantor Rick a sua terra natal, Monte do Carmo.  

Há pouco mais de dez anos Sr. Presidente, o Tocantins então norte goiano, estava no mais absoluto abandono, longe do mundo e da civilização.  

Não havia meios de comunicação disponíveis minimamente – sistema de telefonia, de rádio, ou de televisão. A grande imprensa chegava eventualmente, por portadores, como em épocas passadas.  

A área era coberta em determinados momentos pela Rádio Nacional da Amazônia, e eventualmente por emissoras estrangeiras.  

Hoje, o Estado do Tocantins, dispõe de sistema de telefonia em igualdade de condições com qualquer parte do País. As grandes redes de televisão integram emissoras locais situadas não só em Palmas, mas Gurupi e Araguaína.  

A imprensa é rigorosa e registra jornais diários do porte de Jornal do Tocantins para citar apenas o mais importante.  

Afinal, a radiodifusão começa a cobrir todo Estado, com diversas emissoras sediadas nas principais cidades. Palmas, Porto Nacional, Gurupi, Araguaína, despertando a consciência estadual, desencadeando a cultura, integrando o estado na comunidade nacional.  

É neste contexto que desejo registrar o início de funcionamento de Rádio Palmas Educativa FM, inaugurada dia 1º passado, pelo Governador Siqueira Campos.  

Grande número de autoridades e pessoas ligadas à Educação e a Cultura estiveram presentes. O sentimento geral foi de que a rádio educativa terá papel fundamental na formação cultural do povo tocantinense.  

Seguramente, Sr. Presidente, Sr as e Srs. Senadores a nova emissora, integrada no processo de desenvolvimento do meu Estado, se constituirá em um poderoso instrumento de difusão cultural e de crescimento da educação do povo tocantinense.  

Ao momento em que registro meus cumprimentos ao povo tocantinense e ao Governador do Estado, registro também os agradecimentos ao Ministro das Comunicações pelo eficaz encaminhamento do projeto que tendo obtido o aval desta Casa, se constitui hoje em motivo de satisfação e orgulho para todos os tocantinenses.  

Era o que tinha a dizer  

 

¿


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/02/2000 - Página 1780