Discurso durante a 26ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

LANÇAMENTO, PELO GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS, DO SISTEMA DE VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO, ELIMINANDO A NECESSIDADE DE PRESTAÇÃO DO EXAME DE VESTIBULAR PARA ACESSO A UNIPALMAS.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL.:
  • LANÇAMENTO, PELO GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS, DO SISTEMA DE VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO, ELIMINANDO A NECESSIDADE DE PRESTAÇÃO DO EXAME DE VESTIBULAR PARA ACESSO A UNIPALMAS.
Publicação
Publicação no DSF de 15/02/2000 - Página 2423
Assunto
Outros > ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO TOCANTINS (TO), LANÇAMENTO, SISTEMA, APERFEIÇOAMENTO, MODERNIZAÇÃO, ENSINO, ELIMINAÇÃO, NECESSIDADE, EXAME VESTIBULAR, ACESSO, UNIVERSIDADE.

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PFL - TO) – Sr. Presidente, Sr as e Srs. Senadores, observando-se o contexto socioeconômico mundial, não apenas contemporaneamente, mas mesmo ao longo da História, não é difícil concluir-se que os países que lograram maior desenvolvimento foram os que priorizaram a Educação, passando a dispor de mão-de-obra altamente qualificada, com trabalhadores especializados atuando nos vários setores da vida produtiva.  

No Brasil, depois de décadas de marasmo e estagnação, o atual Governo vem, reconhecidamente, empreendendo esforços no sentido de recuperar o tempo perdido, com a atuação determinada e eficiente do Ministro Paulo Renato.  

É preciso assinalar, no entanto, que no campo educacional os Estados têm um papel relevante a desempenhar, e, nesse particular, o Estado do Tocantins vem dando um positivo exemplo ao País, modernizando todo o seu sistema de ensino, em todos os níveis, e com a implantação de um arrojado programa de erradicação do analfabetismo.  

A propósito, o que gostaríamos de enfatizar, nesta oportunidade, é que o Governo do Tocantins acaba de dar mais um passo no sentido do aprimoramento de sua rede de ensino, ensejando aos mais de duzentos e cinqüenta mil alunos das redes pública e privada o acesso à universidade, sem a exigência de prestação do exame vestibular.  

É que setenta por cento das vagas da Unipalmas, instituição de ensino superior recentemente criada por força de diploma legal, serão destinadas à verticalização do ensino, sistemática implantada na maioria dos países desenvolvidos e com elevada qualidade educacional.  

Aliás, Sr. Presidente, é com incontido orgulho que testemunho a consolidação cultural de Palmas, cidade em que tive a honra de ser o primeiro Prefeito eleito, e que agora dispõe de universidade pública que, de início, contará com cursos de Direito, Engenharia Civil, Engenharia Sanitária e de Transportes. Em etapa posterior, com o funcionamento do Instituto Superior de Saúde Pública, entrarão em operação os cursos de Médico de Família, Farmácia e Bioquímica.  

Fazendo este breve registro, desejo congratular-me com o Governo do Estado do Tocantins por iniciativa de tal envergadura, e que, tenho plena convicção, contribuirá decisivamente para promover o desenvolvimento socioeconômico de nosso Estado.  

Era o que tinha a dizer.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/02/2000 - Página 2423