Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO ARTISTA PLASTICO JOSE ALVES OLIVEIRA.

Autor
Hugo Napoleão (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Hugo Napoleão do Rego Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO ARTISTA PLASTICO JOSE ALVES OLIVEIRA.
Publicação
Publicação no DSF de 01/03/2000 - Página 3786
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE ALVES DE OLIVEIRA, ARTISTA, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO, ARTES PLASTICAS, DIFUSÃO, CULTURA, ESTADO DO PIAUI (PI), PAIS, EXTERIOR.

O SR. HUGO NAPOLEÃO (PFL - PI. Para encaminhar. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, faleceu no último domingo, dia 20 de fevereiro, o Mestre Dezinho, um dos mais renomados artistas plásticos não apenas do Estado do Piauí mas de todo o País. Sua obra é conhecida internacionalmente.

Os anjos e santos que esculpia na madeira - arte que aprendeu e para a qual mostrava aptidão desde jovem -, caracterizados pela cabeça oval, olhos grandes, boca fina, maçãs salientes e nariz pontiagudo, são conhecidos em todo o País. Em São Paulo presenciei diversas situações em que suas obras foram apresentadas.

Mestre Dezinho, cujo verdadeiro nome era José Alves de Oliveira, nasceu no dia 2 de março de 1916. Destacou-se a tal ponto por suas obras nos altares das Igrejas de Nossa Senhora de Lurdes e da Vermelha, que já se pensa em erigir um memorial em sua homenagem no Piauí.

            Concluo, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, lendo duas opiniões extremamente importantes a respeito de Mestre Dezinho. A primeira, de autoria do professor, poeta e escritor Cineas Santos, menciona: “Dezinho deu uma dimensão universal à arte piauiense. Foi seguramente a mais legítima tradução de um povo acanhado”.

Na segunda, o Embaixador Alberto Da Costa e Silva, filho do poeta maior do Piauí, Da Costa e Silva, comenta:

            ...Dezinho trabalha e cria à maneira antiga. Inventa o que lhe pedem e como lhe pedem. Qual um artista de antes do Romantismo e que produzia para alguém, para um destinatário certo, a cujas recomendações procurava atender e cujas inclinações, gostos e pensamentos conhecia. No final, no entanto, pintava a Capela Sistina ou moldava os adornos de um báculo, não só como o patrono desejava, mas também como ele, artista, os imaginava e queria.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Piauí sentiu bastante o falecimento de Mestre Dezinho, razão por que submeto aos meus Pares a votação do presente requerimento de voto de pesar.

Era o que tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/03/2000 - Página 3786