Discurso durante a 12ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

COMENTARIOS A PESQUISA REALIZADA PELO IBOPE QUE MOSTRA O GRAU DE SATISFAÇÃO DOS CIDADÃOS TOCANTINENSES COM A ADMINISTRAÇÃO DO GOVERNADOR SIQUEIRA CAMPOS.

Autor
Carlos Patrocínio (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: Carlos do Patrocinio Silveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL. :
  • COMENTARIOS A PESQUISA REALIZADA PELO IBOPE QUE MOSTRA O GRAU DE SATISFAÇÃO DOS CIDADÃOS TOCANTINENSES COM A ADMINISTRAÇÃO DO GOVERNADOR SIQUEIRA CAMPOS.
Aparteantes
Leomar Quintanilha.
Publicação
Publicação no DSF de 14/03/2000 - Página 4257
Assunto
Outros > ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • COMENTARIO, RESULTADO, INSTITUIÇÃO DE PESQUISA, DEMONSTRAÇÃO, CONFIANÇA, POPULAÇÃO, ESTADO DO TOCANTINS (TO), ADMINISTRAÇÃO, EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS, GOVERNADOR.

O SR. CARLOS PATROCÍNIO (PFL - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Sr.ªs e Srs. Senadores, assomo à tribuna hoje para falar de amenidades. No meio dessa saraivada de denúncias que assola o País, desse "denuncismo", de tanta deploração dos concidadãos diante de seus dirigentes, registro, na oportunidade, a minha satisfação com a última pesquisa do IBOPE realizada no Estado do Tocantins. O IBOPE garante índices elevados de aprovação, confiança e esperança.  

O tocantinense demonstra que está ao lado do Governador Siqueira Campos e de seus dirigentes. O trabalho realizado por esse órgão mais importante de pesquisa de opinião pública em nosso País, atesta números que nos orgulham e os quais gostaria de ler.  

Em relação à vida que está levando o tocantinense hoje:  

- muito satisfeito – 3% da população;  

satisfeito – 75% da população;  

- insatisfeito – 19% da população;  

- muito insatisfeito – 1%.  

Opinião sobre se o Tocantins está no caminho certo ou errado:  

no caminho certo – 78%;  

no caminho errado – 10%.  

Na opinião dos entrevistados, a atual situação econômica do Estado é:  

ótima – 7%;  

boa – 37%;  

regular – 34%;  

ruim – 5%;  

péssima – 4%.  

Como o tocantinense classifica a atual administração:  

ótima – 12%;  

boa – 46%;  

regular – 28%;  

ruim – 4%;  

péssima – 3%.  

Aprova ou desaprova a forma com que o Governador administra o Estado:  

aprova – 77%;  

desaprova – 13%.  

Nível de confiança no Governador:  

confiam – 71%;  

não confiam – 18%.  

Frases que melhor descrevem o Governador:  

"é muito trabalhador" – 83%;  

"é um líder firme e decidido" – 80%;  

"cumpre o que promete" – 71%;  

"é honesto" – 66%;  

"é competente" – 49%;  

"é realizador" – 45%.  

Evidentemente, esse quesito permite a múltipla escolha.  

Dois sentimentos dos entrevistados em relação ao Governador:  

esperança – 53%;  

confiança – 48%.  

Três áreas onde o Governador dispensa maior atenção:  

educação – 56%;  

estradas, rodovias – 34%;  

saúde – 29%.  

Programas mais lembrados do Governo: "Pioneiros Mirins", semelhante ao Bolsa-Escola, instituído no Distrito Federal, que congrega mais de 30 mil crianças pobres em nosso Estado, que tem um percentual do salário mínimo, uma cesta básica, estudo diuturno e as condições necessárias para lazer e educação; Hidrelétrica Luís Eduardo, que é uma grande hidrelétrica em construção no nosso Estado e que leva o nome do grande Deputado Luís Eduardo Magalhães. Cinqüenta por cento dos entrevistados acham que é um dos programas mais lembrados do Governo Siqueira Campos; programa de Asfaltamento, 45%. Praticamente o Estado do Tocantins. Sr. Presidente, ao ser criado, com exceção da Belém-Brasília, no trecho que corta o nosso Estado, praticamente não existia outra estrada asfaltada. Hoje, contamos com mais de 4.200 km de estradas asfaltadas no território tocantinense; lavouras comunitárias, 42%; Banco da Gente, 39%, que é um sistema de financiamento ao pequeno e, diria, até o microprodutor rural ou urbano; e o ABC da Cidadania tem 34% de lembrança dos entrevistados, que é um programa arrojado, Sr. Presidente, que pretende erradicar totalmente o analfabetismo entre os adultos do nosso Estado, nos próximos cinco anos.  

A ação do Governo recebe nota 10 em energia por 27% dos entrevistados. Com efeito, o Estado do Tocantins, a partir de setembro de 2001, deixará de ser um grande importador de energia elétrica, para se transformar num exportador de energia elétrica, com a inauguração da Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, e já com a concessão de mais quatro ou cinco hidrelétricas para a iniciativa privada também no Rio Tocantins. Assim sendo, passaremos a ser um grande exportador de energia elétrica, graças, evidentemente, ao potencial hídrico do nosso Estado.  

Srs. Senadores, a ação do Governo também recebe nota 10 em rede de água - 22% da população; combate à seca - 20% (esclareço que, embora as chuvas sejam freqüentes no território do Tocantins em geral, a região sudeste do Estado confronta-se com o sudoeste da Bahia, portanto é uma região bastante seca, que precisa da ação do Governo para minimizar o problema); agricultura - 19%; habitação - 19%; saúde - 19%; apoio ao menor abandonado - 18%; apoio ao pequeno produtor - 17%.  

Portanto, Sr. Presidente, registro minha satisfação com essa última pesquisa do Ibope, que demonstra que o povo tocantinense sente-se feliz, considera o Estado bem administrado, confia no seu governante, Governador Siqueira Campos, como também em todos aqueles que, de maneira direta ou indireta, prestam a sua colaboração.  

Estava muito certo o Congresso Nacional quando, na Constituinte de 1988, houve por bem desmembrar o território de Goiás. Antigamente, o norte de Goiás, hoje Estado do Tocantins, participava com cerca de 3% dos recursos encaminhados para Goiás. Hoje, nossa participação chega a quase 40% desse bolo. O Estado está dando certo, e devemos isso ao grande estadista Siqueira Campos e, sobretudo, aos Constituintes de 1988.  

O Sr. Leomar Quintanilha (PPB – TO) – V. Exª me permite um aparte, nobre Senador Carlos Patrocínio?  

O SR. CARLOS PATROCÍNIO (PFL – TO) – Pois não, nobre Senador Leomar Quintanilha.  

O Sr. Leomar Quintanilha (PPB – TO) – Nobre Senador Carlos Patrocínio, desejo tão-somente comungar com V. Exª deste momento gratificante, de alegria, de satisfação por ver o esforço que faz junto a seus Pares que representam o Estado do Tocantins no Senado Federal – eu e o Senador Eduardo Siqueira Campos. E nós todos, juntamente com os Deputados Federais, de forma articulada e conjunta, temos procurado dar a contribuição necessária a fim de que o Governo Siqueira Campos realize os sonhos da população tocantinense. Os pioneiros que, como V. Exª, eu e o próprio Governador Siqueira Campos, conheceram aquela região ainda nos idos da década de 1970, e hoje a vêem num processo efervescente e contagiante de mudança, sabem avaliar o salto qualitativo da condição de vida daquela população. É por essa razão que o povo aprova, de forma consagradora, o Governo Siqueira Campos. A transformação foi muito grande, e V. Exª é testemunha, é partícipe desse processo. Todos nós desejamos que as transformações continuem e estamos trabalhando para que o Estado atinja níveis de desenvolvimento bem mais elevados, propiciando à população uma vida saudável, feliz, alegre, consentânea com as exigências modernas. Além disso, procuramos colocar à sua disposição os recursos da ciência e da tecnologia, que naturalmente fazem melhorar seu modo de vida. Em razão das transformações por que passaram todos os municípios que integram o Estado do Tocantins, temos muito ânimo, muita disposição e vontade de continuar nessa luta extremamente gratificante. Outro ponto importante, Senador, é a consciência de que, numa política de integração nacional, o papel do Tocantins é muito importante no que diz respeito, por exemplo, à integração das bacias hidrográficas. Nosso Estado poderá efetivamente contribuir para a solução do problema da seca, que se arrasta por anos e anos e aflige o Nordeste. Poderemos transferir um pouco dos nossos mananciais hídricos para mitigar as dificuldades dos nossos irmãos nordestinos. Além disso, com sua localização geográfica estratégica no centro do País, o Tocantins se presta à articulação entre as diversas regiões e contribuirá efetivamente para a ocupação harmônica da Amazônia, essa rica e bela região tão decantada e que tantos sentimentos e interesses desperta na comunidade internacional. Nosso Estado sente-se realizado e satisfeito com tudo o que está fazendo. E nós, que temos a honra e o orgulho de representarmos nossa gente nesta Casa, também nos sentimos gratificados e conscientes da importância e necessidade da nossa luta e da responsabilidade que nos pesa sobre os ombros de continuar nessa peregrinação altamente alvissareira, visando melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Portanto, cumprimento V. Exª e de modo especial o Governador Siqueira Campos, que, com visão ampla, tem conseguido articular as forças do Estado numa direção só, alcançando o sucesso em nome da brava gente tocantinense.  

O SR. CARLOS PATROCÍNIO (PFL – TO) – Eminente Senador Leomar Quintanilha, agradeço-lhe pelo aparte e incorporo ao meu modesto pronunciamento as observações de V. Exª, artífice na implantação e desenvolvimento daquele Estado, tendo sido seu primeiro Secretário de Educação, Deputado Federal por duas vezes, e muito bem votado, com muita justiça, para representá-lo nesta mais alta Câmara Legislativa do País.  

V. Exª vem colaborando de maneira decisiva com o Governador Siqueira Campos e com todos os segmentos organizados daquela sociedade, para que possamos receber do povo aquilo que, a meu ver, é a maior láurea do político: o reconhecimento da população de que seus representantes estão trabalhando bem, com dignidade.  

Posso assegurar, eminente Senador Quintanilha, que doravante nosso Estado tende a se desenvolver com muito mais intensidade, muito mais celeridade, haja vista que o eixo principal de desenvolvimento, elaborado pelo Governo Federal por intermédio do PPA, é o eixo Centro-Oeste - Norte do nosso País, em que justamente se localiza o Estado do Tocantins. Esse desenvolvimento se fará por meio de suas hidrovias, da ferrovia Norte-Sul e da interligação, ou seja, pelo linhão de transmissão elétrica Norte-Sul, além de investimentos pesados na área de transporte. Portanto, só temos que nos ufanar e ficarmos felizes em ouvir que o povo do nosso Estado está satisfeito com seu Governador, com seus representantes e com a economia do Estado. E temos esperança de vê-lo cada vez mais fortalecido com o aumento de sua economia, gerando emprego e renda e recebendo uma migração muito grande.  

Srs. Senadores, essas pessoas que estão respondendo a esse questionário são oriundas de todas as partes do Brasil. São gaúchos, catarinenses, paulistas, paranaenses. Nossa região, por assim dizer, é composta por pessoas de todos os Estados da nossa Federação.

 

Portanto, quando ouço tanta deploração de corrupção, de má administração, de malversação dos recursos públicos, tenho apenas que me alegrar por estar nesta tribuna enaltecendo o trabalho gigantesco do Governador Siqueira Campos, pelo qual a população lhe dá 77% de aprovação, conforme esclarece o Ibope. São essas algumas frases que melhor descrevem o Governador: "É muito trabalhador", 83%; "É um líder firme e decidido", 80%; "Cumpre o que promete", 71%; "É honesto", 66%; "É competente", 49%; "É realizador", 45%. Não vejo nenhum quesito que deprecie o trabalho de nosso Governador.  

Sr. Presidente, é com satisfação que faço este registro. O povo do Tocantins é trabalhador, está perseguindo seu ideal e – o mais importante – demonstrando total e absoluta confiança no seu Governador e nos seus representantes em todos os níveis.  

Muito obrigado.  

 

 0Ù


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/03/2000 - Página 4257