Discurso durante a 15ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM AO POETA POPULAR PATATIVA DO ASSARE, PELO TRANSCURSO DO SEU ANIVERSARIO.

Autor
Sérgio Machado (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: José Sérgio de Oliveira Machado
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM AO POETA POPULAR PATATIVA DO ASSARE, PELO TRANSCURSO DO SEU ANIVERSARIO.
Publicação
Publicação no DSF de 17/03/2000 - Página 4794
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, ANTONIO GONÇALVES DA SILVA, POETA, ESTADO DO CEARA (CE).

O SR. SÉRGIO MACHADO (PSDB – CE) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, dia 5 de março foi o aniversário natalício de um dos mais ilustres filhos da minha terra. Nessa data, nasceu há 91 anos em Assaré, no Ceará, Antônio Gonçalves da Silva, o menestrel dos sertões, o poeta popular Patativa do Assaré. Como ele próprio diz, na cadência inconfundível dos seus versos, "Foi em mil e novecentos/ e nove qu’eu vim ao mundo./ Foi na Serra de Santana/ em uma pobre choupana/ humilde e modesto lar./ Foi ali onde eu nasci/ e a cinco de março/ vi os raios da luz solar."  

Embora já tenha passado a data, não poderia deixar, na reabertura dos trabalhos desta Casa, de render a ele as homenagens tão merecidas. E o faço de forma tão singela quanto verdadeira.  

Mas quem é Patativa do Assaré? Que tem ele feito nessa sua (praza aos céus!) vida tão longa?  

Acredito, Senhor Presidente, que uma única e só palavra o define bem: semeador. Ele é um semeador. E um semeador do simbólico e do real, a um só tempo. Ele mesmo gosta de afirmar que o mundo dele é a poesia e a agricultura. Ou, como declarou em reportagem do jornal O POVO no dia 5: "Não sou mais do que agricultor com capacidade de dizer em versos aquilo que sinto, e em versos denunciar as coisas que revoltam". Por isso ele é um semeador completo, nos dois sentidos do vocábulo: o semeador seja da palavra nos corações e mentes, seja da semente de cereal na terra.  

Semear: é essa a vida de Patativa do Assaré. E aí vem a pergunta: mas qual dos dois semeadores que há nele sobressai? O da palavra? Ou o da semente de cereal? Claro que ele é mais conhecido pelo primeiro. Todavia, um nunca dispensou o outro. Muito pelo contrário: trata-se de uma simbiose perfeita. Ajustam-se ambos, "como se aquela luva tivesse sido feita para aquela mão". É como que, lembrando Confúcio, juntar a palavra, que convence, com o exemplo, que arrasta. O saber lidar com a terra, portanto, é que faz forte e acreditada a sua palavra, é que torna poderoso e penetrante o seu verso. Por isso, Patativa do Assaré não se cansa de repetir: "A bagagem que tenho trago da roça".  

Pois bem, Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Senadores, como na parábola do Evangelho narrada por Mateus, Patativa do Assaré é o semeador, e, desses 91 anos de idade, a maior parte é dedicada a semear a palavra pelos sertões, serras e mares do Nordeste, pregando, com os versos maviosos da sua poesia, justiça, paz, amor e fraternidade entre as pessoas. Algumas vezes a semente tem caído no caminho, ou em solo pedregoso, ou entre os espinhos, e por isso não frutifica. Mas, na maioria das vezes, tem caído em terra boa, dando frutos, cem por um, sessenta por um, trinta por um.  

Eis aí, Senhor Presidente, um grande exemplo de vida, que só deve ser exaltado por toda parte. Que Deus conserve você, Patativa do Assaré, para que os frutos da sua palavra inundem este Brasil ainda tão faminto de justiça, paz, amor e fraternidade.  

Muito obrigado.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/03/2000 - Página 4794