Discurso durante a 11ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

COMENTARIOS AO PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, EM MONTEVIDEU, SOBRE O RELATORIO ELABORADO NOS ESTADOS UNIDOS SOBRE AS DESIGUALDADES SOCIAIS DO BRASIL. REFLEXÃO REFERENTE AS DIVERGENCIAS EM TORNO DO AUMENTO DO SALARIO MINIMO E DA FIXAÇÃO DO TETO DE REMUNERAÇÃO PARA OS TRES PODERES.

Autor
Pedro Simon (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RS)
Nome completo: Pedro Jorge Simon
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SOBERANIA NACIONAL. POLITICA SALARIAL.:
  • COMENTARIOS AO PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, EM MONTEVIDEU, SOBRE O RELATORIO ELABORADO NOS ESTADOS UNIDOS SOBRE AS DESIGUALDADES SOCIAIS DO BRASIL. REFLEXÃO REFERENTE AS DIVERGENCIAS EM TORNO DO AUMENTO DO SALARIO MINIMO E DA FIXAÇÃO DO TETO DE REMUNERAÇÃO PARA OS TRES PODERES.
Aparteantes
Roberto Requião.
Publicação
Publicação no DSF de 04/03/2000 - Página 4153
Assunto
Outros > SOBERANIA NACIONAL. POLITICA SALARIAL.
Indexação
  • REGISTRO, PRESENÇA, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, POSSE, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, URUGUAI.
  • COMENTARIO, RESPOSTA, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CRITICA, RELATORIO, AUTORIA, GOVERNO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), REFERENCIA, DENUNCIA, GOVERNO BRASILEIRO, AUSENCIA, RESPEITO, DIREITOS HUMANOS, INFERIORIDADE, SALARIO MINIMO.
  • DEFESA, IMPORTANCIA, EXISTENCIA, DEBATE, CONGRESSO NACIONAL, OBJETIVO, POSSIBILIDADE, FIXAÇÃO, SALARIO MINIMO, VALOR, DOLAR, COMENTARIO, OCORRENCIA, DIVERGENCIA, AUMENTO, LIMITAÇÃO, SALARIO, FUNCIONARIO PUBLICO, PODERES CONSTITUCIONAIS.
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, DESTINAÇÃO, PRIORIDADE, SALARIO MINIMO, CRITICA, AUMENTO, LIMITAÇÃO, SALARIO, FUNCIONARIO PUBLICO, PODERES CONSTITUCIONAIS.

O SR. PEDRO SIMON (PMDB – RS. Pronuncia o seguinte discurso.) Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em Montevidéu, aonde foi para a posse do novo Presidente da República Oriental do Uruguai, o Presidente Fernando Henrique reagiu ao relatório feito nos Estados Unidos e apresentado ao Congresso americano, que envolve algumas críticas ao Brasil no campo social, no campo do salário mínimo e no campo dos direitos humanos.  

É interessante salientar essa tradição americana de, em seu Congresso, tradicionalmente, ser apresentada uma análise feita por órgãos de informação do Governo dos Estados Unidos sobre a situação de vários países: os mais interessantes e mais importantes, os países emergentes, aqueles que mais interessam àquela nação.  

É interessante essa preocupação dos Estados Unidos, e o Presidente Fernando Henrique, inclusive, estranha, perguntando o que os americanos têm que ver conosco e a razão de ser desse relatório.  

A verdade é que ele sempre foi feito. É verdade que os Estados Unidos fazem o relatório à mercê do que lhes interessa, por exemplo, agora, eles falam em direitos humanos; eles dizem que o salário mínimo pago no Brasil é absolutamente insuficiente e que fere os direitos humanos; falam de crianças trabalhando de modo quase forçado no interior do Brasil fere os direitos humanos.  

Considero importante essa análise de órgãos informativos dos Estados Unidos. É verdade que durante o regime militar, durante a ditadura, quando morreu gente, esse Governo e esse Congresso de¨û


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/03/2000 - Página 4153