Discurso durante a 11ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

DEFESA DA CONSTRUÇÃO DAS ECLUSAS DA HIDRELETRICA DE TUCURUI. CONSIDERAÇÕES SOBRE O ACORDO PARA A FIXAÇÃO DO TETO SALARIAL.

Autor
Ademir Andrade (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PA)
Nome completo: Ademir Galvão Andrade
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENERGIA ELETRICA. MINISTERIO DA FAZENDA (MF), REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES. POLITICA SALARIAL.:
  • DEFESA DA CONSTRUÇÃO DAS ECLUSAS DA HIDRELETRICA DE TUCURUI. CONSIDERAÇÕES SOBRE O ACORDO PARA A FIXAÇÃO DO TETO SALARIAL.
Aparteantes
Heloísa Helena.
Publicação
Publicação no DSF de 04/03/2000 - Página 4176
Assunto
Outros > ENERGIA ELETRICA. MINISTERIO DA FAZENDA (MF), REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES. POLITICA SALARIAL.
Indexação
  • CRITICA, GOVERNO FEDERAL, ANUNCIO, CONSTRUÇÃO, AMPLIAÇÃO, USINA HIDROELETRICA, MUNICIPIO, TUCURUI (PA), ESTADO DO PARA (PA), ATENDIMENTO, INTERESSE, EMPRESA MULTINACIONAL, CONTRADIÇÃO, PROCESSO, PRIVATIZAÇÃO, SETOR, ENERGIA ELETRICA.
  • OPOSIÇÃO, PRIVATIZAÇÃO, USINA HIDROELETRICA, MUNICIPIO, TUCURUI (PA), ESTADO DO PARA (PA), VENDA, INFERIORIDADE, VALOR, GASTOS PUBLICOS.
  • DEFESA, URGENCIA, CONCLUSÃO, OBRA PUBLICA, ECLUSA, ANTERIORIDADE, AMPLIAÇÃO, USINA HIDROELETRICA, BENEFICIO, HIDROVIA, RIO ARAGUAIA, RIO TOCANTINS, ESCOAMENTO, AUMENTO, PRODUÇÃO, GRÃO, ESTADO DO PARA (PA), ESTADO DE GOIAS (GO), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ESTADO DO TOCANTINS (TO), REDUÇÃO, CUSTO, FRETE, ANUNCIO, MOBILIZAÇÃO, BANCADA, GARANTIA, RECURSOS.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, OFICIO, AUTORIA, ORADOR, DESTINATARIO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), EXPOSIÇÃO, PROBLEMA, ECLUSA, HIDROVIA, ESTADO DO PARA (PA).
  • APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), ESCLARECIMENTOS, RECOLHIMENTO, DISTRIBUIÇÃO, MUNICIPIOS, RECURSOS, FUNDO ESPECIAL, ENSINO FUNDAMENTAL.
  • IMPORTANCIA, PUBLICIDADE, DISCUSSÃO, POLITICA SALARIAL, AUMENTO, CONSCIENTIZAÇÃO, POVO, DIFERENÇA, VALOR, SALARIO.
  • CRITICA, PODERES CONSTITUCIONAIS, CONCESSÃO, ACUMULAÇÃO, APOSENTADORIA, VENCIMENTOS, CONGRESSISTA, DISCORDANCIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB), RESTRIÇÃO, AUMENTO, SALARIO, DEFASAGEM, REMUNERAÇÃO, INFERIORIDADE, REAJUSTE, SALARIO MINIMO.

O SR. ADEMIR ANDRADE (Bloco/PSB - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Da mesma forma, Senador Pedro Simon, é uma satisfação falar quando V. Exª está na Presidência da Mesa do Senado, pela sua história, pela sua luta.  

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, também desejo manifestar a minha indignação com o acordo feito pelos representantes dos Três Poderes desta Nação no dia de ontem. Quero fazer considerações a esse respeito, ressaltando, inclusive, alguns aspectos positivos.  

Estamos vivendo, Senador Pedro Simon, um tempo novo. Antigamente as coisas aconteciam às escondidas. Hoje, embora erradas, elas estão acontecendo às claras, com possibilidade de modificações profundas na vida do povo brasileiro.  

Antes de apresentar a minha indignação - e ouvi a de muitos Senadores neste plenário -, quero tratar de um assunto relacionado ao desenvolvimento do nosso País. As elites não apenas decidem sobre as suas mordomias e sobre seus salários, mas também sobre o desenvolvimento econômico de um País. Elas decidem sobre as obras que devem ser ou não feitas no nosso País, muitas vezes com a participação das empreiteiras.  

Hoje em dia é muito mais fácil fazer-se uma obra no Brasil porque uma empreiteira deseja fazê-la, articula e elabora o projeto, faz com que o Governo execute uma idéia que não tem nada a ver com o que é de público do que o Governo dizer que uma determinada obra é importante para a sociedade e que irá executá-la.  

û


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/03/2000 - Página 4176