Discurso durante a 19ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

TRANSCURSO HOJE, DOS 27 ANOS DE FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR.

Autor
Luiz Pontes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Luiz Alberto Vidal Pontes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • TRANSCURSO HOJE, DOS 27 ANOS DE FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR.
Publicação
Publicação no DSF de 23/03/2000 - Página 5224
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, UNIVERSIDADE, MUNICIPIO, FORTALEZA (CE), ESTADO DO CEARA (CE), ELOGIO, QUALIDADE, ENSINO SUPERIOR.

O SR. LUIZ PONTES (PSDB – CE. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero registrar hoje uma história de sucesso no ensino de nível superior do Brasil e, principalmente, da Região Nordeste. Refiro-me à Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, que completa 27 anos de funcionamento. A instituição, que nasceu de um sonho do industrial Edson Queiroz, um empreendedor nordestino ousado, perseverante e obstinado, iniciou suas atividades no dia 21 de março de 1973.  

Com quase três décadas de existência, a Unifor cresceu e, hoje, contabiliza mais de 30 mil profissionais formados nos seus 23 cursos de graduação e 65 cursos de pós-graduação. Em 1973, eram apenas 1.270 alunos matriculados em 15 cursos de graduação. Da semente plantada pelo industrial Edson Queiroz, no início da década de 70, nasceram milhares de profissionais talentosos que fizeram e fazem histórias dentro e fora do Brasil a partir dos conhecimentos adquiridos na Universidade de Fortaleza.  

Dos 1.270 estudantes, em 1973, a Universidade de Fortaleza passou, em 2000, para 15.200 alunos matriculados em 23 cursos de graduação e 800 estudantes em 65 cursos de pós-graduação. São números que orgulham a comunidade universitária cearense e o ensino superior do Nordeste.  

A Unifor tem, atualmente, um quadro de 789 professores, dos quais 458 com especialização, 265 com cursos de mestrado e outros 62 com cursos de doutorado. Do quadro docente da instituição, 133 professores fazem hoje, no Brasil e no exterior, pós-graduação.  

A busca de maior aperfeiçoamento dos seus professores tem sido um desafio constante da Universidade de Fortaleza para oferecer conhecimentos atualizados aos seus estudantes. A instituição sempre procurou dispor de uma infra-estrutura capaz de garantir aos seus estudantes condições para melhor aprendizado e maior aproveitamento do ensino nas 185 salas de aula, 105 laboratórios e na biblioteca, que possui um acervo de 100 mil volumes, 35 mil títulos e 1.200 periódicos.  

Os investimentos em tecnologia, a capacitação e a qualificação de funcionários e professores, o ensino de qualidade e a modernização dos seus laboratórios e das suas instalações fizeram da Unifor uma das instituições de credibilidade no ensino universitário da nossa região e do Brasil.  

A Universidade de Fortaleza, nos seus 27 anos de existência, tem expandido seus ensinamentos para várias áreas do conhecimento científico e vem preparando profissionais capacitados nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Turismo, Ciências Sociais, Direito, Pedagogia, Psicologia, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Odontologia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica – Eletrotécnica, Engenharia Elétrica-Eletrônica, Engenharia Mecânica e Informática.  

Outro avanços marcam a história da Unifor com a implantação, nos últimos quatro anos, dos cursos de Odontologia, Arquitetura e Urbanismo, Comunicação - Publicidade e Propaganda, Farmácia e Letras. Um novo curso, o de Jornalismo, será implantado a partir do mês de agosto deste ano. Uma nova conquista está se concretizando.  

Ao chegar ao vigésimo sétimo aniversário, a Unifor vai oferecer, a partir do mês de maio, o primeiro curso de doutorado em Direito no Estado do Ceará, nas áreas de Teoria Geral/Filosofia do Direito e Direito Público, em convênio com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Outro curso, o de mestrado em Contabilidade, será ministrado ainda neste semestre, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).  

Relevante, também, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é ressaltar a integração comunidade/universidade por meio de programas desenvolvidos para atendimento a pessoas carentes. São ações desenvolvidas pela Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) e do Núcleo de Prestação em Serviços de Psicologia Aplicada (NUSPA).  

Seiscentas crianças estão matriculadas, do jardim à primeira série do ensino fundamental, na Escola de Aplicação Yolanda Queiroz. São crianças carentes que, além da gratuidade do ensino, recebem material escolar, fardamento e alimentação. Ações sociais semelhantes são oferecidas, sem qualquer ônus para comunidades carentes, pelo Núcleo de Atenção Médica Integrada, com serviços médico e odontológico, exames laboratoriais, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, e pelo Núcleo de Prestação em Serviços de Psicologia Aplicada, que atende adolescentes e adultos.  

Ao reitor da Universidade de Fortaleza, professor Antonio Colaço; ao chanceler Airton Queiroz; à dona Yolanda Queiroz, que, ao lado do companheirismo de Edson Queiroz, soube construir esse grande empreendimento educacional e que tem contribuído para o desenvolvimento do ensino universitário do Ceará, do Nordeste e do Brasil; aos estudantes, funcionários e professores da Unifor, os nossos parabéns e votos de sucesso nesta caminhada vitoriosa, que orgulha a todos nós, cearenses, que é a Universidade de Fortaleza.  

Sr. Presidente, quero agradecer a boa vontade de V. Exª para comigo.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

I¿


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/03/2000 - Página 5224