Discurso durante a 21ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

COMEMORAÇÃO, HOJE, DOS 156 ANOS DE NASCIMENTO DO PADRE CICERO, O "PATRIARCA DE JUAZEIRO".

Autor
Lúcio Alcântara (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Lúcio Gonçalo de Alcântara
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • COMEMORAÇÃO, HOJE, DOS 156 ANOS DE NASCIMENTO DO PADRE CICERO, O "PATRIARCA DE JUAZEIRO".
Publicação
Publicação no DSF de 25/03/2000 - Página 5357
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, CICERO ROMÃO BATISTA, SACERDOTE, VULTO HISTORICO, ESTADO DO CEARA (CE).

O SR. LÚCIO ALCÂNTARA (PSDB – CE) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, há 156 anos, o Padre Cícero Romão nascia na cidade de Crato, no Ceará. Filho de religiosos, desde muito cedo foi introduzido na Igreja, fé que se cristalizou com a sua ida para o seminário, onde se ordenou sacerdote no ano de 1865.  

Fixou residência na cidade de Juazeiro, na qual celebrou a sua primeira missa em 1871, a convite do Professor Semeão Correia de Macedo. Desde então, deu início a uma obra que se perpetuou graças a um incansável trabalho junto às comunidades carentes e à sua preocupação em restabelecer a ordem e os bons costumes naquela cidade.  

A natureza afável e fala mansa foram pouco a pouco atraindo um número maior de fiéis para a sua paróquia. Histórias de milagres começaram a surgir em torno de seu nome e, a partir de então, milhares de pessoas começaram a chegar àquela localidade em busca de curas e de assistência espiritual.  

Chamado a falar sobre os acontecimentos que começaram a marcar a pequena cidade do interior cearense, uma comissão de inquérito com sacerdotes competentes, Padre Cícero acabou sendo suspenso da Ordem e proibido de oficiar atos religiosos.  

O seu reconhecimento veio algum tempo depois. À medida que o tempo passava aumentava o número de fiéis em busca dos milagres a ele atribuídos, transformando-o num verdadeiro santo para o povo cearense.  

Nesta data, 24 de março, a população de Juazeiro comemora os 156 anos de nascimento do Padre Cícero, o "Patriarca de Juazeiro", com uma série de homenagens contando a sua história e os seus feitos.  

Esta é a homenagem que presto ao homem que até hoje leva esperança e fé ao coração de milhares de peregrinos que visitam anualmente aquela cidade.  

Era o que tinha a dizer. Muito obrigado.  

 

¿ A


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/03/2000 - Página 5357