Discurso durante a 25ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REGISTRO DO CRESCIMENTO DA VIOLENCIA POLITICA EM CANINDE DO SÃO FRANCISCO, NO ESTADO DE SERGIPE, EM ASSASSINATO DO RADIALISTA CAZUZA.

Autor
José Eduardo Dutra (PT - Partido dos Trabalhadores/SE)
Nome completo: José Eduardo de Barros Dutra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • REGISTRO DO CRESCIMENTO DA VIOLENCIA POLITICA EM CANINDE DO SÃO FRANCISCO, NO ESTADO DE SERGIPE, EM ASSASSINATO DO RADIALISTA CAZUZA.
Publicação
Publicação no DSF de 31/03/2000 - Página 5662
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • MANIFESTAÇÃO, APREENSÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), CRESCIMENTO, VIOLENCIA, NATUREZA POLITICA, MUNICIPIO, ESTADO DE SERGIPE (SE), HOMICIDIO, RADIALISTA, AMEAÇA, EDMILSON BALBINO DOS SANTOS, PRESIDENTE, DIRETORIO MUNICIPAL.
  • ADVERTENCIA, AUTORIDADE, ESTADO DE SERGIPE (SE), APURAÇÃO, MANDANTE, HOMICIDIO, IMPEDIMENTO, CRESCIMENTO, VIOLENCIA, REGIÃO.

O SR. JOSÉ EDUARDO DUTRA (Bloco/PT – SE. Para comunicação inadiável. Sem revisão do orador) – Sr. Presidente, Sr as e Srs Senadores, pedi a palavra na prorrogação da Hora do Expediente para externar a preocupação de nosso Partido em função do clima bastante carregado que se implantou no Município de Canindé do São Francisco, em Sergipe. O Município situa-se na divisa com Alagoas, Pernambuco e Bahia. Nele está situada a hidrelétrica de Xingó. Trata-se de um Município que criou uma tradição de extrema violência política. Há algum tempo houve o assassinato de um ex-prefeito. Ano passado, o atual prefeito foi detido pela polícia, no Estado da Bahia, com o carro cheio de armas, inclusive algumas de uso privativo das Forças Armadas; depois foi solto e ficou por isso mesmo. Quer dizer, a velha impunidade.  

Há 15 dias foi assassinado um radialista de nome Cazuza. O autor material do crime foi preso quase que imediatamente e inicialmente acusou como mandante o atual prefeito; depois caiu em várias contradições. E todos sabemos no nosso País como é difícil apurar a autoria intelectual de crimes.  

O fato é que lá existe hoje, como há algum tempo, dois grupos se digladiando, ambos truculentos, ambos absolutamente conservadores, ambos representando o que existe de pior na política de Sergipe e do Brasil. Recentemente estava se articulando uma aliança, um grupo político congregando o PT, o PPS e o PL nesse Município, e esse radialista assassinado era um dos possíveis candidatos a vereador pelo PL. Para V. Exªs terem uma idéia das condições naquele Município, quando houve a acusação ao prefeito, por parte do autor material, o prefeito disse que não era ele, não tinha nada a ver com isso, mas disse à imprensa, publicado num dos jornais de maior circulação no nosso Estado, que o radialista Cazuza iria acabar tendo aquele fim porque era homossexual e maconheiro. Como se isso fosse justificativa para alguém ser assassinado, mas o fato é que aconteceu o assassinato.  

Nós do PT estamos levantando essa questão aqui porque contra o Presidente do Diretório Municipal do PT em Canindé do São Francisco, companheiro Edmilson Balbino dos Santos, estão acontecendo fatos que aumentam nossa preocupação. Segundo testemunho de vizinhos, na semana passada um carro rondou de forma muito suspeita a residência do companheiro Edmilson. Registre-se, inclusive, que um carro com características semelhantes havia também rondado a casa do radialista Cazuza, que posteriormente acabou sendo assassinado.  

Nós, do PT de Sergipe não queremos um mártir em Canindé do São Francisco, queremos que haja ação das autoridades no sentido de se evitar que mais um assassinato acabe acontecendo.  

Estive, na última segunda-feira, juntamente com o Deputado Estadual Gilmar Carvalho, do PT, o Vereador de Aracaju, Antônio Samarone e outros dirigentes do PT, juntamente com o companheiro Edmilson, em uma audiência com o Dr. João Guilherme Carvalho, Secretário de Segurança Pública do nosso Estado, externando nossa preocupação com esses episódios. O Dr. João Guilherme é uma pessoa muito séria e disse que a Secretaria de Segurança de Sergipe estava realmente preocupada com a situação de violência em Canindé do São Francisco e que estava tomando providências. Como já dissemos a S. Sª, queremos alertar para esses episódios. Esperamos que as autoridades tomem providências. Queremos também alertar o Governador Albano Franco, que pode ter vários defeitos, mas com certeza entre eles não está a ligação com a violência ou com o crime organizado. E colocamos a questão no plenário do Senado para alertar as autoridades do nosso Estado, no sentido de se apurar, de forma rápida, os verdadeiros mandantes do assassinato do radialista Cazuza e evitar que outros assassinatos venham a ser cometidos em função dessa violência política no Município de Canindé do São Francisco e que, sem dúvida, está deixando alarmada aquela população que é trabalhadora, vem procurando exercer a sua cidadania e não merece os governantes que, infelizmente, têm eleito naquele Município.  

Muito obrigado.  

 

r i


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/03/2000 - Página 5662