Discurso durante a 25ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

COMENTARIOS AS DENUNCIAS DO SENADOR ROBERTO FREIRE SOBRE O GOVERNO DO PARANA.

Autor
Hugo Napoleão (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Hugo Napoleão do Rego Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL.:
  • COMENTARIOS AS DENUNCIAS DO SENADOR ROBERTO FREIRE SOBRE O GOVERNO DO PARANA.
Publicação
Publicação no DSF de 31/03/2000 - Página 5699
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL.
Indexação
  • CONTESTAÇÃO, AUSENCIA, VERACIDADE, DENUNCIA, ROBERTO REQUIÃO, SENADOR, IRREGULARIDADE, PARTICIPAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL), ACORDO, GOVERNADOR, ESTADO DO PARANA (PR).

O SR. HUGO NAPOLEÃO (PFL - PI) – Sr. Presidente, eu e o meu Partido fomos citados. Peço a palavra para explicação pessoal.  

O SR. PRESIDENTE (Casildo Maldaner) – De acordo com o Regimento Interno, V. Exª também dispõe de cinco minutos para explicação pessoal.  

O SR. HUGO NAPOLEÃO (PFL – PI. Para explicação pessoal.) – Quero dizer que assomei à tribuna para ler uma carta que me foi dirigida pelo Governador Jaime Lerner, que não tem ninguém que, absolutamente, o defenda nesta Casa.  

Quero afirmar ao Senador Roberto Requião que não será ele que dará lições a alguém como eu, que tenho assento no Congresso Nacional há mais de 25 anos, idos e vividos, na Câmara dos Deputados e neste Plenário.  

Em nenhum momento falei porque S. Exª saiu. Não fujo de debates nem de nada. Acrescento, aqui e agora, que também S. Exª, ao acusar o Governador do meu Partido, o fez na minha ausência ou não me avisou previamente que assomaria à tribuna. Dessa forma, limitei-me a ler a carta do Governador do Paraná.  

Fui agredido com insinuações malévolas de que meu Partido comprou o Governador, o que não é verdade. Apoiamos os empréstimos do Paraná. Fui Governador de Estado e tive dois Senadores contra, dificultando os meus empréstimos.  

Sou contra o Governador do Piauí, mas, em momento algum, obstaculizei empréstimos a favor do Estado.  

Sou contra o Governador, mas não contra o meu Estado. O Sr. Roberto Requião vem assacar inverdades. Não se comprou nada. Tivemos uma adesão de valor como a do Governador do Paraná. Aqui, continuarei a defendê-lo sempre que for necessário, pois é a minha obrigação como Líder do meu partido. Entretanto, S. Exª, o Senador Roberto Requião, que está há poucos anos no Congresso Nacional, não entendeu ainda essas questões. É preciso que ele tenha mais algum tempo para aprender a ética e a conviver com seriedade com seus companheiros.  

co¿O


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/03/2000 - Página 5699