Discurso durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

SOLIDARIEDADE A SENADORA HELOISA HELENA PELO PRONUNCIAMENTO DE APOIO A MANIFESTAÇÃO CONTRA A IMPUNIDADE DE ELDORADO DOS CARAJAS E PELAS ACUSAÇÕES DO SENADOR LUIZ ESTEVÃO.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • SOLIDARIEDADE A SENADORA HELOISA HELENA PELO PRONUNCIAMENTO DE APOIO A MANIFESTAÇÃO CONTRA A IMPUNIDADE DE ELDORADO DOS CARAJAS E PELAS ACUSAÇÕES DO SENADOR LUIZ ESTEVÃO.
Publicação
Publicação no DSF de 18/04/2000 - Página 7461
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, HELOISA HELENA, SENADOR, OPOSIÇÃO, DECLARAÇÃO, LUIZ ESTEVÃO, CONGRESSISTA, ACUSAÇÃO, IRREGULARIDADE, FINANCIAMENTO, CAMPANHA ELEITORAL.
  • SOLIDARIEDADE, TRABALHADOR RURAL, SEM-TERRA, PROTESTO, TRIBUNAL DE JUSTIÇA, OPOSIÇÃO, IMPUNIDADE, HOMICIDIO, MUNICIPIO, ELDORADO DOS CARAJAS (PA), ESTADO DO PARA (PA).

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT – SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Senador Ademir Andrade, quero, em primeiro lugar, expressar a minha solidariedade à Senadora Heloisa Helena, dizendo que não pude estar presente porque estava no Paraná, ouvindo, em audiência pública da Comissão Teotônio Vilela, os trabalhadores rurais sem-terra e as inúmeras entidades que, neste dia 17 de abril – data que marca quatro anos de aniversário do massacre de Eldorado dos Carajás –, estiveram expondo as várias vezes em que houve desrespeito aos direitos humanos no Estado do Paraná.  

Quero expressar a minha solidariedade ainda aos trabalhadores rurais sem-terra do Pará, que, hoje, protestaram diante do Tribunal de Justiça do Estado do Pará contra a impunidade relativamente ao massacre dos 19 trabalhadores rurais sem-terra, ocorrido em Eldorado dos Carajás há quatro anos.  

Solidarizo-me com a Senadora Heloisa Helena, na sua manifestação, também no que diz respeito àquilo que foi expresso pelo Senador Luiz Estevão, ou seja: que, ao tentar dar uma informação ou dizer de uma informação dada pelo jornalista da revista IstoÉ sobre a campanha da Senadora Heloisa Helena, procurou atingi-la. Hoje, com muita propriedade, Senadores de todos os Partidos, até mesmo do próprio PMDB, expressaram aqui solidariedade à Senadora Heloisa Helena, que, desde o seu primeiro instante no Senado Federal, vem granjeando, por suas atitudes, coerência, valentia, pela maneira como tem agido, o respeito de todos nós, vindo mesmo a ser eleita a nossa Líder neste ano, bem como Líder do Bloco de Oposição. Certamente, o desdobramento dos fatos irá, mais uma vez, confirmar a seriedade de ação da Senadora Heloisa Helena, que merece toda nossa solidariedade.  

O SR. PRESIDENTE (Ademir Andrade) – Quero dizer que V. Exªs falaram também em nome do Partido Socialista Brasileiro.  

 

n


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/04/2000 - Página 7461